Honeywell escolhe a fabricante de chips holandesa NXP Semiconductors para a nova suíte aviônica Anthem, em projeto explorando uma gama de novas tecnologias na plataforma, incluindo para vôo autônomo, em 11.01.25

Em post no dia 08 na plataforma digital da AIN, Hanneke Weitering, editora de Ciência e Tecnologia da mídia, repercutiu que a Honeywell International e a fabricante de chips holandesa NXP Semiconductors estão expandindo sua parceria para levar os processadores i.MX 8 de nova geração para suíte aviônica integrada Anthem, em desenvolvimento pela Honeywell, para dotar a plataforma de mais recursos de assistência de inteligência artificial (IA) e, eventualmente, funções de autonomia (vôo autônomo) total.
O anúncio foi feito no dia 08 durante a feira comercial (em tecnologia de informação, computacional e robótica) CES 2025, em Las Vegas (EUA), que aconteceu entre os dias 07 e 10, e se baseia no acordo que as empresas revelaram há quase 12 meses.
O grupo Honeywell visa otimizar e automatizar uma ampla gama de produtos e processos em vários setores com a ajuda da experiência da NXP em computação de alto desempenho, inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina (machine learning). Eventualmente, a colaboração entre a Honeywell e a NXP pode culminar em tecnologias de vôo autônomo alimentadas por IA para operações sem-piloto (embarcado), ou não-tripuladas. Por enquanto, as duas empresas se concentrarão em soluções orientadas por inteligência artificial (IA) para melhorar a eficiência dos sistemas de planejamento e gerenciamento de vôo.
“Aproximar a aviônica do vôo autônomo requer uma combinação única de processamento de alto desempenho e IA [inteligência artificial], conectividade e segurança avançadas e seguridade funcional”, disse o presidente e CEO da NXP, Kurt Sievers. “O amplo portfólio e a abordagem de soluções de sistemas da NXP nos tornam um parceiro natural da Honeywell na jornada para criar aviônica inovadora, inteligente e autônoma que pode sentir, pensar e agir”, completou Sievers.
A NXP traz experiência da indústria automotiva como a maior produtora mundial de chips de computador para carros. Também fabrica chips para aparelhos inteligentes e dispositivos móveis, incluindo etiquetas de identificação por radiofrequência (RFID – Radiofrequency Identification), que são usadas em passaportes eletrônicos e micro chips implantáveis para animais de estimação, por exemplo. A fabricante de chips também foi coinventora da tecnologia de comunicação de campo próximo que permite pagamentos com cartão sem contato.
Sob a parceria expandida, a NXP trabalhará com a Honeywell Aerospace em sistemas avançados de exibição de cockpit. De acordo com a Honeywell, os parceiros planejam “avançar exibições de grande área para cockpits de próxima geração com telas mais finas e de alta resolução projetadas para melhorar a clareza visual e a eficiência do sistema”.
A Honeywell Aerospace prevê uma gama de aplicações para o portfólio de produtos de chip da NXP. Por exemplo, planeja implementar os processadores de aplicativos i.MX 8 da NXP — que a divisão Building Automation [Automação de Edificação], da Honeywell, já usa em sua plataforma Advance Control for Buildings [Controle Avançado para Edificações] – na plataforma de vôo Anthem. A Honeywell Aerospace também pretende alavancar os processadores de “superintegração” S32N, que a NXP produz para computadores em veículos definidos por software, e adaptar a tecnologia para aeronaves com tecnologia Fly-by-wire — como aquelas que voarão com aviônica Anthem.
O conjunto aviônico Anthem, que a Honeywell anunciou em 2021, é um sistema de cabine conectado à nuvem com telas sensíveis ao toque contendo processadores integrados, que eliminam a necessidade de hardware externo volumoso. A Honeywell projetou a Anthem para ser personalizável e compatível com praticamente qualquer tipo de aeronave, incluindo aviões comerciais, jatos executivos, pequenas aeronaves da aviação geral, veículos avançados de mobilidade aérea e aeronaves militares.
Alguns desenvolvedores de eVTOL já se comprometeram a usar a plataforma Anthem em suas respectivas aeronaves, incluindo Supernal, Lilium e Vertical Aerospace. A Boom também optou por usar a Anthem na sua aeronave supersônica ora em desenvolvimento.
Em outubro, a pioneira em vôos autônomos Merlin anunciou planos para integrar seu sistema de controle de vôo autônomo aprimorado Merlin Pilot por inteligência artificial (IA) com a plataforma aviônica Anthem. O Merlin Pilot combina tecnologias avançadas de piloto-automático e navegação com recursos de processamento de linguagem natural, permitindo que aeronaves não-tripuladas se comuniquem verbalmente com órgão de controle de tráfego aéreo.
“Ao cumprir a promessa de mobilidade aérea avançada, aeronaves elétricas como o VX4 representam uma visão ousada para o futuro”, disse Stuart Simpson, CEO da Vertical Aerospace, que exibiu sua aeronave durante a feira CES 2025. “A Honeywell Anthem já provou ser uma plataforma altamente capaz, e estamos animados para explorar como suas capacidades podem ser ainda mais aprimoradas pela computação avançada da NXP para diminuir as cargas de trabalho dos pilotos e, ao mesmo tempo, aumentar a consciência situacional. Juntos, vemos oportunidades de tornar as viagens mais rápidas, limpas e seguras, apoiando nossa visão compartilhada de transformar a maneira como o mundo se move”, completou Simpson. [EL] – c/ fonte