China aprova e emite Certificado Tipo para sua primeira aeronave elétrica para fins de serviços aéreos: o avião totalmente eletrificado RX4E, de 4 assentos, em 17.01.25
Em 29 de dezembro, a Administração de Aviação Civil China (CAAC) emitiu a primeira Certificação Tipo (TC) do mundo para uma aeronave elétrica – RX4E totalmente eletrificada – pelo regulamento PART-23 – isso viabilizando que a LGAA – Liaoning General Aviation Academy opere seu RX4E como uma aeronave para serviços aéreos em base comercial.
A aprovação de aeronavegabilidade pelo regulamento PART-23 foi anunciada pela Volar Air Mobility, que é a parceira de vendas mundial da LGAA.
A Volar Air Mobility declarou: “Com isso, o RX4E se tornou a primeira aeronave elétrica do mundo certificada sob os regulamentos do PART23 [para transporte com fim comercial]. Este marco marca uma nova era para a aviação sustentável, abrindo caminho para a comercialização de aeronaves elétricas no mercado de mobilidade aérea avançada [AAM]”.
O RX4E fez seu primeiro vôo em 2019, apresentando-se como uma aeronave de curta distância para auxiliar na conexão de áreas subdesenvolvidas. A aeronave de asa alta e trem de pouso triciclo fixo, de 4 assentos, é um pouco maior do que o típico Piper PA-28 Cherokee, a diferença de tamanho mais notável é sua envergadura de 45 pés (17,72 m.). O RX4E recebe energia de um “sistema de propulsão elétrica de alta eficiência”, informa a fabricante. A LGAA afirma que o RX4E pode voar por cerca de 90 minutos (01h30m) por carga completa, com um alcance médio de 160 milhas e uma velocidade de cruzeiro de 120 KT. A aeronave tem peso vazio de pouco menos de 1.900 lb. (862 kg) e peso máximo de decolagem de 2.645 lb. (1.200 kg), deixando cerca de 745 lb. (338 kg) de carga-paga. O avião pode decolar em distância de 1.250 pés (381 m.) e requer uma distância de pouso um pouco maior.
O RX4E foi desenvolvido com base em um projeto anterior da LGAA, o RX1E, de 2 assentos, que foi certificado pela CAAC como Aeronave Esportiva leve (LSA) em 2015. O RX1E ganhou flutuadores em 2021, na versão RX1E-S, tornando-se um dos primeiros hidroaviões elétricos certificados do mundo.
Como se a aprovação recente não fosse motivo suficiente para comemorar, a LGAA decidiu levar o projeto do RX4E um passo adiante, analisando uma variante movida por hidrogênio. Este projeto está nos estágios iniciais de desenvolvimento, utilizando uma fuselagem protótipo adaptada com um motor de combustão interna a hidrogênio. [EL]