Com testes de demonstração em solo em 2024, Turbotech, Safran e Air Liquide validam viabilidade motor com turbina movida a hidrogênio líquido concebido para aviação leve, em 17.01.25
Em nota no dia 13, a Safran divulgou que a mesma, a Turbotech e a Air Liquide concluíram, em setembro de 2024, testes de demonstração no solo de um motor aeronáutico de turbina a gás movido a hidrogênio, para o mercado de aviação leve, com base em um ciclo regenerativo ultraeficiente e alimentado por um tanque de hidrogênio líquido. O teste foi executado nas dependências do Campus Grenoble Technologies, na França, da Air Liquide.
Este teste de demonstração faz parte do projeto BeautHyFuel para explorar soluções de propulsão a hidrogênio para aeronaves leves. O teste de demonstração sucedeu campanha inicial de testes de qualificação do motor em janeiro de 2024 na unidade do ArianeGroup em Vernon, na França.
Apoiado pela Autoridade de Aviação Civil (DGAC) da França como parte do programa de estímulo pós-covid do país, o BeautHyFuel é liderado pela Turbotech e Elixir Aviation em parceria com a Safran, a Air Liquide e a Daher.
Este teste de demonstração sucedeu uma primeira fase de testes, em janeiro de 2024, usando combustível de hidrogênio armazenado na forma gasosa para realizar uma caracterização inicial do motor. Nesta segunda fase de teste, o motor foi acoplado a um sistema de armazenamento de líquido criogênico (–250°C) desenvolvido pela Air Liquide para demonstrar a integração de ponta a ponta de um sistema de propulsão replicando todas as funções em uma aeronave completa.
“Este é um grande passo à frente na transição para a propulsão de aeronaves totalmente descarbonizada, que estará pronta para voar assim que o mundo produzir em massa hidrogênio verde”, disse Damien Fauvet, CEO da Turbotech. “O objetivo deste trabalho era atingir uma densidade de energia semelhante a um sistema de combustível AvGas ou JET-A1, convencional, ao mesmo tempo em que levava em conta as restrições associadas à modernização, operabilidade e certificação de uma solução de propulsão de hidrogênio criogênico. O projeto foi um sucesso completo e rápido, graças a um notável esforço de equipe das grandes empresas aeroespaciais e PMEs envolvidas”, completou Fauvet.
“Este segundo estágio marca o ápice bem-sucedido do projeto”, disse Pierre-Alain Lambert, vice-presidente de programas de hidrogênio da Safran. “Ao acoplar nossa tecnologia ao sistema de armazenamento criogênico da Air Liquide, que fornece a densidade de energia necessária para aplicações em aeronaves, demonstramos que uma solução completa de propulsão de alta tecnologia com zero emissões de carbono em vôo é possível e que pode ser diretamente integrada em aeronaves leves. Para a Safran, isso completa a gama de projetos exploratórios ágeis e de pequena escala que temos conduzido, que são particularmente valiosos para abordar desafios específicos na propulsão de hidrogênio para aviação comercial”, completou Lambert.
Xavier Traversac, vice-presidente da Air Liquide Advanced Technologies, acrescentou: “A descarbonização exige uma colaboração próxima entre os vários participantes da indústria. Estamos orgulhosos de estar envolvidos neste projeto como uma especialista reconhecida em tecnologias de hidrogênio e uma parceira para ajudar a acelerar a inovação, graças em particular à nossa instalação de teste no Campus Grenoble Technologies. O hidrogênio é um dos principais elementos na transição energética – e este sucesso é mais um passo em direção ao vôo de baixo carbono”, discorreu Traversac.
A Turbotech, a Elixir Aviation, a Safran, a Air Liquide e a Daher formaram o projeto de pesquisa conjunta BeautHyFuel em junho de 2022. O objetivo da iniciativa é projetar e testar em solo um sistema de propulsão de hidrogênio concebido para aviação leve e desenvolver uma metodologia para que possa ser certificado para retrofit de aeronaves. O BeautHyFuel se beneficia da combinação única das tecnologias de turbinas leves ultraeficientes da Turbotech, da experiência da Safran como fabricante de motores aeronáuticos e projetista de sistemas de combustível, das tecnologias de armazenamento criogênico de hidrogênio para propulsão aeroespacial da Air Liquide, do papel da Elixir como fabricante de aviões leves inovadores e da experiência da Daher em desenvolvimento, certificação, produção e manutenção de aeronaves.
O projeto BeautHyFuel é apoiado pelo governo francês por meio da DGAC dentro da estrutura do programa de estímulo pós-pandemia do país. Ele complementa outras iniciativas da Safran para reduzir as emissões de gases de efeito estufa do transporte aéreo. [EL]