DECEA divulga a entrada em operação nova funcionalidade do Sistema de Busca e Salvamento (SISSAR) que emite alerta antecipado de um acidente aéreo, em 23.01.25
Nota do DECEA publicada no dia 15 divulgou que esse dia – 15 de janeiro de 2025 – tornou-se um grande marco da aviação nacional, quando, às 10h (horário de Brasília), o novo sistema do Centro de Controle de Missão (MCC) Brasileiro passou a operar oficialmente o sinal SGB (de balizas de segunda geração), indicando que a coordenação do resgate foi iniciada e que o salvamento já está a caminho.
No Brasil, a grande maioria dos equipamentos de emergência instalados em aeronaves são de primeira geração (FGB). Recentemente, a OACI recomendou mundialmente que todas as aeronaves fabricadas a partir de 2025 sejam equipadas com balizas de segunda geração (SGB).
O SGB foi implementado oficialmente em 2024, e somente os MCC do EUA, da França e da Austrália possuíam certificação para tratar os alertas desse tipo de equipamento. Agora, o Brasil retorna para uma posição de destaque e referência em modernização e excelência, sendo o quarto MCC no mundo a processar dados SGB.
O Sistema de Busca e Salvamento Brasileiro (SISSAR) é gerenciado pela FAB, em prol de resgatar pessoas envolvidas em acidentes aéreos ou marítimos. O SISSAR atua em conjunto com o COSPAS-SARSAT, sistema internacional de localização de equipamentos de emergência. Esse sistema, por sua vez, é composto por satélites, antenas, balizas de emergência e pelos Centros de Controle de Missão, onde são processados os sinais de alerta. Em uma situação de perigo, os equipamentos de emergência são acionados, enviando um sinal para os satélites, que retransmitem rapidamente para as antenas. Os dados processados pelo MCC geram uma localização com coordenadas geográficas.
Os grupos de satélites são compostos pelos sistemas LGM: LEOSAR, GEOSAR, e o mais moderno MEOSAR. Cada grupo possui tecnologias distintas, sendo utilizados, por exemplo, para o GPS (Sistema de Posicionamento Global).
Da mesma forma, cada sistema possui sua respectiva antena: LEOLUT, GEOLUT e MEOLUT, com capacidades diferentes. Além da certificação de processamento de dados SGB, o Brasil é o terceiro país com homologação LGM das Américas, superando, por exemplo, o MCC do Canadá, da Rússia e do Japão.
O Centro Brasileiro de Controle de Missão COSPAS-SARSAT (BRMCC) foi declarado como IOC (Capacidade Operacional Inicial) para os Sistemas LEOSAR, GEOSAR, e MEOSAR, Balizas de Primeira e de Segunda Geração e para o novo avanço tecnológico, a capacidade ELT-DT (Transmissor Localizador de Emergência – Rastreamento de Socorro), que permite localizar um avião em emergência, ainda em vôo, e coordenar um resgate antes mesmo de ocorrer um acidente.
A prestação deste serviço representa um avanço significativo para as atividades SAR do BRMCC, da FAB e do Brasil, mantendo os altos índices de performance que nos faz ser referência no cenário da aviação mundial.