Novos equipamentos de segurança – escâneres corporais, raios-X e detectores de explosivos -, doados ao Brasil pela TSA, entram em serviço no Aeroporto Viracopos, modernizando procedimentos de inspeção de segurança, em 31.01.25
A ANAC divulgou a notícia que no dia 24, sexta-feira, novos equipamentos de segurança começaram a funcionar no Aeroporto Internacional de Viracopos (VCP/SBKP), em Campinas (SP). São três escâneres corporais, cinco raios-X de visão dupla e seis detectores de traços de explosivos (ETD) de última geração que modernizam a estrutura de inspeção de passageiros e bagagens, melhoram a experiência dos viajantes e aprimoram os procedimentos de segurança da aviação civil.
Os equipamentos foram doados pelo governo do Estados Unidos da América (EUA), por intermédio da agência responsável pela segurança dos transportes no país, a TSA – Transportation Security Administration (Administração de Segurança no Transporte).
Embora não sejam obrigatórios, os aparelhos representam uma evolução significativa em relação aos métodos tradicionais de inspeção e processamento de passageiros, alinhando-se às melhores práticas internacionais de segurança aeroportuária.
Informações gerais dos equipamentos:
– Escâneres corporais: equipamentos que detectam qualquer tipo de objeto junto ao corpo ou sob as roupas, proporcionando mais segurança e conforto aos passageiros.
– Raios-X de visão dupla: aparelhos que oferecem uma visão gerada em dois ângulos diferentes das bagagens de mão, melhorando a detecção de itens proibidos com maior precisão e rapidez. A imagem dupla facilita o trabalho dos agentes de segurança e agiliza o processo de inspeção.
– Detectores de Traços de Explosivos (ETD): dispositivos que identificam a presença de substâncias explosivas, mesmo em pequenas quantidades.
Para o manuseio dos aparelhos, que entram em operação logo após a inauguração, as equipes de segurança passaram por treinamentos específicos, com acompanhamento e orientação de profissionais da TSA e da ANAC. A novidade vai trazer melhorias para os passageiros que embarcam em vôos internacionais, como simplificação dos procedimentos de inspeção, aumento da segurança e maior comodidade.
Essa modernização, que deve ser gradualmente expandida para outros aeroportos, está alinhada às ações do programa “Aeroportos + Seguros”, iniciativa da ANAC para elevar o nível da segurança aeroportuária no país.
Os procedimentos de inspeção de passageiros e bagagens são um tema que vem sendo amplamente abordado pela ANAC na campanha “Embarque Numa Boa: segurança e respeito em cada inspeção”. O objetivo é orientar os viajantes sobre o funcionamento dessa etapa tão importante para a segurança de todos e prevenir situações discriminatórias.