Organização de manutenção do Dakota (EUA) Fargo Jet Center (FJC) faz atualização avançada de aviônica e desempenho de monomotor turboélice Pilatus PC-12, em 08.02.25

No dia 31 (janeiro), a provedora de aviação multifuncional, incluindo serviços de manutenção (incluindo aviônica, pintura e interior) Fargo Jet Center (FJC), com base no Aeroporto Internacional Hector (KFAR), em Fargo, na Dakota do Norte, anunciou a finalização bem sucedida de uma atualização avançada de aviônicos e desempenho de um monomotor turboélice Pilatus PC-12.
De acordo com a divulgação, o projeto destaca a expertise do FJC em fornecer aprimoramentos abrangentes que melhoram a eficiência operacional, a confiabilidade e o desempenho geral deste modelo turboélice.
A atualização mais recente incluiu a instalação de suíte aviônica Garmin de última geração, complementando as atualizações da Finnoff Aviation instaladas anteriormente: motor PT6A-67P com hélice MT Propeller heptapá (7 pás), e um avançado sistema de bateria Concorde duplo – tudo concluído pela equipe de manutenção da FJC. Juntos, esses avanços maximizam o desempenho, a versatilidade e o conforto em vôo do PC-12.
Atualização de aviônica Garmin
A plataforma de vôo Garmin aprimora a consciência situacional e simplifica as operações do cockpit, equipando os pilotos com conectividade em tempo real e automação avançada para uma experiência de voo mais eficiente e intuitiva. As principais intervenções executadas consistiram: – sistemas G600TXi duplos com telas de 10,6” (26,92 cm), adaptador GAD-43e, painel de controle GCU-485 e ADI de reserva GI-275,
– piloto-automático digital GFC-600 de 3 eixos com ajuste de compensador (trim) para controle de precisão,
– transceptores GNSS/NAV/COM WAAS GTN-750 duplos (existentes) foram pareados com um painel de áudio GMA-350c e sistema de conectividade Flight Stream 510 para conexão Bluetooth e wi-fi,
– sistema de indicação de motor (EIS) G600TXi com tela dedicada de 7” (17,78 cm) para monitoramento avançado do motor,
– transceptor SATCOM Iridium GSR 56, fornecendo serviços de satélite global Garmin Connext para voz, texto, relatórios de posição e atualizações meteorológicas, e,
– transponders compatíveis com ADS-B GTX duplos, garantindo conformidade com os requisitos modernos do espaço aéreo, ao mesmo tempo em que fornece informações de tráfego e clima ADS-B IN para maior segurança.
“Nosso objetivo é desbloquear todo o potencial do PC-12”, disse Drew Stiles, técnico-líder de aviônica. “Esta atualização transforma o convés de voo com aviônica mais avançada, porém fácil de usar, dando aos operadores as ferramentas e a confiança para se destacarem em todos os vôo”, completou Stiles.
Atualizações da Finnoff Aviation
Além da atualização da aviônica, a FJC instalou os principais produtos de desempenho da Finnoff Aviation, incluindo:
– atualização do motor PT6A-67P com hélice MT Propeller de 7 pás de composite para melhor desempenho de subida, eficiência de combustível e redução do ruído da cabine, e,
– sistema de bateria duplo Concorde para maior confiabilidade, fornecimento de energia mais suave e melhores partidas em clima frio (baixa temperatura ambiente).“Essas atualizações da Finnoff elevam o PC-12 tanto em desempenho quanto em conforto para os passageiros”, disse Mike Clancy, vice-presidente de operações técnicas. “Combinar isso com os aprimoramentos de aviônicos fornece aos operadores uma aeronave de alto desempenho e pronta para missões”, disse Clancy.
Todo o trabalho foi concluído nas dependências de oficina de última geração da FJC, garantindo instalações perfeitas e testes rigorosos do sistema, incluindo validação e testes no hangar do sistema Iridium SATCOM.
Como um Pilatus PC-12 Satellite Service Center autorizado e revendedor Garmin confiável, a FJC fornece soluções prontas para uso, projetadas para reduzir o tempo de inatividade e se alinhar às necessidades do operador.
O Fargo Jet Center (FJC), com sede em Fargo, e a subsidiária Premier Jet Center (PJC), com sede em Minneapolis, no Minnesota, são líderes reconhecidos no fornecimento de serviços de aviação e foram classificados entre as principais empresas de serviços de aviação do mundo. Ambas as instalações oferecem FBO de serviço completo, incluindo reabastecimento e suporte em solo, manutenção, aviônicos e conclusões de missões especiais, fretamento e gerenciamento de aeronaves e serviços de estofamento e pintura. Além disso, a FJC oferece treinamento de vôo e serviço de alfandegaria, e a PJC serve como base para a divisão de vendas de aeronaves da empresa, a Exclusive Aircraft Sales. O Fargo Jet Center e o Premier Jet Center são membros da NATA – National Air Transportation Association, da NBAA – National Business Aviation Association (NBAA), da rede FBO da marca Avfuel e da rede Paragon Aviation Group. A Exclusive Aircraft Sales também é membro da IADA – International Aircraft Dealers Association.
Em outubro de 1989, a Pilatus anunciou o desenvolvimento do PC-12 na convenção anual da NBAA – National Business Aviation Association (associação da aviação executiva americana).
Antes do anúncio, o projeto do PC-12 havia sido trabalhado por algum tempo sob altos níveis de sigilo; na época do anúncio, a montagem do primeiro protótipo já havia começado. A Pilatus acreditava que o PC-12 se encaixaria em um novo mercado não atendido por aeronaves existentes e que o tipo seria a primeira aeronave monomotor com uma grande cabine que seria capaz de voar em altas velocidades em longas distâncias. Os dois protótipos foram concluídos em 01 de maio de 1991, com o primeiro vôo ocorrendo em 31 de maio de 1991. A certificação suíça de aeronave Tipo foi inicialmente planejada para meados de 1991, mas um redesenho das asas (para aumentar a envergadura e adicionar winglets para garantir que as garantias de desempenho fossem atendidas) atrasou o progresso. Em 30 de março de 1994, o Escritório Federal Suíço de Aviação Civil emitiu o certificado Tipo para o PC-12. A aprovação da FAA se deu em 15 de julho de 1994.
A variante original foi o PC-12/41, com motorização Pratt & Whitney Canada PT6A-67B, com MTOW de 4.100 kg (9.039 lb.), e aviônica convencional.
A variante seguinte foi o PC-12/45, aprovada em 1996, com MTOW aumentado em 400 kg (9,8%), para 4.500 kg (9.921lb.), mantendo motorização Pratt & Whitney Canada PT6A-67B. As aeronaves iniciais PC-12/41 eram aptas à conversão.
Aprovada em 2005, a variante PC-12/47 teve aumento de MTOW de 240 kg (5,3%), para 4.740 kg (10.450 lb.), mantendo motorização Pratt & Whitney Canada PT6A-67B. ). A variante teve atualização do painel superior e o layout de interruptor da cabine, e algumas outras pequenas mudanças, como as pontas das asas e os sistemas de aquecimento da cabine.
Aprovada em 2008, a variante PC-12/47E (PC-12NG) teve remotorização Pratt & Whitney Canada PT6A-67P e atualização de aviônica Honeywell.
Anunciada em 2019, a nova (e atual) variante PC-12NGX teve a remotorização Pratt & Whitney Canada PT6A-67XP com sistema FADEC e autothrottle, janelas maiores, interior redesenhado, manutenção estendida, aviônica Honeywell atualizada.
Em junho de 2010, a Pilatus anunciou que a entrega do 1.000º PC-12. Em agosto de 2013, a frota mundial de PC-12 havia acumulado um total combinado de 4 milhões de horas de vôo e 1.200 PC-12 foram entregues aos clientes. Pouco mais de um ano após o 1300º, o 1400º PC-12 foi entregue em julho de 2016, quando a frota havia acumulado 5,6 milhões de horas de vôo totais desde a certificação, sendo 1 milhão de horas de vôo para os 630 aparelhos PC-12NG desde sua introdução em 2008. Em maio de 2018, a frota PC-12 registrou mais de 6,8 milhões de horas.
Em outubro de 2019, a frota de PC-12 ultrapassou 1.700 aeronaves, com mais de 7 milhões de horas totais de vôo. Em maio de 2021, a Platus registrava 1.800 PC-12 entregues, incluindo 82 aviões em 2020, tendo voado 8 milhões de horas. Em maio de 2023, a frota atingiu 10 milhões de horas de vôo, com 9,3 milhões de pousos; em 12 de maio, o 2.000º PC-12 foi entregue, após entrega de 80 aviões em 2022, com uma backlog de 63 unidades, enquanto 1.889 exemplares estavam em serviço e 31 aeronaves estocadas. [EL]