EMBRAER atinge novo recorde histórico com carteira de pedidos de US$ 26,3 bi no 4T24, em 06.02.25


Por nota no dia 06, a EMBRAER anunciou que sua carteira de pedidos total atingiu US$ 26,3 bilhões no 4T24. Esse valor é o maior volume registrado pela fabricante em sua história, mais de 40% acima na comparação ano sobre ano (4T23) e 16% maior na comparação trimestre sobre trimestre (3T24). A EMBRAER terminou 2024 com um sólido índice de pedidos para vendas de 2,2 baseado em valores financeiros.

A EMBRAER entregou 75 aeronaves no último trimestre do ano, 27% acima dos 59 aviões entregues no trimestre anterior (3T24) e igual ao volume entregue no mesmo período de 2023 (4T23).

No ano de 2024, a EMBRAER entregou 206 aviões – um crescimento de 14% em relação às 181 aeronaves de 2023.

Na Aviação Comercial, a carteira de pedidos atingiu US$ 10,2 bilhões no 4T24 – 15% maior ano sobre ano, porém 8% menor trimestre sobre trimestre – por causa do período sazonalmente mais forte de entregas. A unidade de negócios entregou 31 novas aeronaves durante o último trimestre de 2024 e 73 no ano todo (no teto das estimativas revisadas de 70-73 para o ano e dentro das estimativas originais de 72-80). Consequentemente, a Aviação Comercial terminou 2024 com um sólido índice de pedidos para vendas de 1,6 baseado em valores financeiros.

A Luxair formalizou o pedido para 2 jatos E195-E2, que vão complementar a frota de aeronaves de maior porte já encomendadas pela companhia aérea. Ao exercer 2 opções garantidas em seu pedido firme de 2023 para 4 aeronaves, a Luxair tem agora um total de 6 jatos E195-E2 encomendados. Portanto, a Embraer atualmente possui 179 pedidos firmes para a sua família de jatos E2 e 164 para a sua aeronave E1-175.

Por fim, é importante destacar a iniciativa de nivelamento da produção que a fabricante busca progredir em 2025.

Na Aviação Executiva, a carteira de pedidos subiu para US$ 7,4 bilhões no 4T24 – valor 70% maior ano sobre ano e 67% acima trimestre sobre trimestre – um novo recorde histórico para a unidade de negócios favorecido por um contrato importante com a operadora americana Flexjet. O contrato inclui 182 pedidos firmes para as aeronaves Phenom 300E, Praetor 500 e Praetor 600 com entregas entre 2026 e 2030, e até 30 opções para jatos Praetor, o acordo podendo render até 212 jatos.

A divisão foi responsável pela entrega de 44 jatos no último trimestre do ano, e pelo total de 130 entregas anuais (no ponto médio das estimativas originais para 2024, e um recorde em 14 anos).

Os jatos médio e super-médio Praetor 500 e Praetor 600 representaram metade das entregas do segmento (22 aeronaves) durante o trimestre, impulsionados pelo momento positivo da família de produtos. Enquanto isso, o Phenom 300, jato mais vendido e voado no mundo na sua categoria por 12 anos seguidos, foi líder de entregas (19 aeronaves) durante o período.

Consequentemente, a Aviação Executiva terminou 2024 com um índice de pedidos para vendas líder na indústria de 2,7 baseado em valores financeiros.

É importante realçar o progresso observado na iniciativa da fabricante para nivelar a produção. A administração conseguiu reduzir a concentração das entregas no quarto trimestre e distribuí-las melhor ao longo dos trimestres. Em 2024, as entregas do quarto trimestre representaram 34% do total anual, enquanto esse número foi de 45% em média nos cinco anos anteriores. A EMBRAER atingiu resultados expressivos durante o ano e espera ganhos adicionais com melhorias gradativas na cadeia de produção em um futuro próximo.

Em Serviços & Suporte, a carteira de pedidos expandiu para US$ 4,6 bilhões no 4T24 – uma cifra mais de 50% acima ano contra ano e mais de 30% maior trimestre sobre trimestre – apoiada por novos contratos de longo prazo com a Flexjet na Aviação Executiva, e Air Serbia, LOT Polish Airlines e CommuteAir na Aviação Comercial. Esses contratos do segundo grupo são para o Programa Pool e Part Exchange Plus, que prestarão suporte às frotas dos jatos do transporte comercial EJet dessas empresas com uma ampla gama de componentes de reparo, serviços e gerenciamento de reparos. Além disso, contribuições de peças de reposição, publicações técnicas, serviços técnicos, treinamento e modificações desempenharam um papel fundamental neste resultado.

Serviços & Suporte terminou 2024 com um índice de pedidos para vendas líder na indústria de 1,9 baseado em valores financeiros.

Na Defesa & Segurança, a carteira de pedidos cresceu para US$4,2 bilhões no 4T24 – número 67% maior ano sobre ano e 15% acima trimestre sobre trimestre – com suporte de novos pedidos para o C-390 Millenium (4) e o A-29 “Super Tucano” (10). A EMBRAER atualmente possui 32 pedidos firmes para o seu transporte militar e 17 para a sua aeronave de ataque leve. Enquanto isso, a Defesa & Segurança continuou aumentando a sua produção com a entrega de 3 novos jatos C-390 Millenium em 2024, em comparação com 2 em 2023. Consequentemente, a unidade terminou 2024 com um índice de pedidos para vendas líder na indústria de 3,3 baseado em valores financeiros.

 A divisão assinou contratos firmes no último trimestre de 2024 com a Força Aérea Tcheca e um cliente não divulgado, para 2 aeronaves C-390 Millenium cada um – essas aeronaves entraram na carteira de pedidos. Além disso, esse jato de transporte militar foi selecionado pela Eslováquia (3) e Suécia (não divulgado) no período – não houve assinatura de contratos ainda portanto essas aeronaves não foram incluídas na carteira de pedidos.

A unidade de negócios também assinou um contrato firme com um cliente não divulgado para 6 aeronaves A-29 Super Tucanos no último trimestre de 2024, e outro com um cliente não divulgado da África para 4 aviões adicionais. Enquanto isso, a Força Aérea Portuguesa se tornou o primeiro cliente da versão OTAN dessa aeronave de ataque leve (12) – porém o contrato não estava ativo no final de 2024 – e a Força Aérea Uruguaia exerceu as suas opções (5) no começo de 2025. Portanto, essas 17 aeronaves ainda não constam na carteira de pedidos.

EMBRAER: carteira de pedidos (backlog) da aviação executiva de US$ 7,4 bi, uma elevação de 70%, já incluindo encomenda de jatos recorde da Flexjet, reforça ânimo, mas ação cai após alta da véspera
Fonte: InfoMoney – 06/02/2025
A EMBRAER anunciou, nesta quinta-feira (06), que sua carteira de pedidos total atingiu US$ 26,3 bilhões no 4T24, o que representa o maior volume registrado pela fabricante em sua história.

Para JPMorgan, o destaque foi a aviação executiva, com backlog de US$ 7,4 bilhões (28,1%), uma elevação de 70%, já incluindo o pedido recorde de ontem.

Na Aviação Comercial, a carteira de pedidos atingiu US$ 10,2 bilhões (38,8%) no 4T24, com uma elevação de 15%. A backlog da unidade de Defesa alcançou US$ 4,2 bilhões, alta anual de 68%, enquanto o de aviação comercial foi de US$ 10,2 bilhões, aumento de 15% na base anual.

Apesar do forte desempenho das ações na quarta-feira (05), o JPMorgan esperava uma reação positiva na quinta (06), já que os dados da backlog reforçam o otimismo na EMBRAER.

No entanto, o que se viu foi o contrário. Às 11h (horário de Brasília), os papéis (EMBR3) caíam 3,24%, a R$ 64,22, com realização de lucros após a disparada de 15,5% da ação na véspera. No final do pregão, a ação fechou com R$ 64,50, baixa de 2,80% com preço médio no dia de R$ 64,44, com máximo de R$ 66,21 e mínimo de R$ 63,63 (uma variação de R$ 2,58, ou 4,055%).

A relação book-to-bill geral foi de 2,2 vezes, segundo JPMorgan, indicando um crescimento sólido à frente e justificando múltiplos mais altos em relação aos níveis históricos. A relação book-to-bill da unidade de aeronaves comercial foi de 1,6x.

Com a ação negociando a 9,5 vezes Valor da Firma (EV)/EBITDA para 2025, contra 39,1 vezes da Boeing (BA), 12,4 vezes da Airbus (AIR) e 7,1 vezes da Bombardier (BBD/B), o JPMorgan reiterou recomendação de compra e preço-alvo de R$ 78.

O Bradesco BBI destaca que as entregas foram sólidas e a EMBRAER atingiu o limite superior de sua orientação atualizada de entrega de aeronaves comerciais de 70-73 aeronaves e o ponto médio de sua orientação de entrega de 125-135 aeronaves executivas para 2024.

“Além disso, vale destacar o progresso relacionado à iniciativa da empresa de reduzir a concentração de entregas relacionadas à aviação executiva no quarto trimestre do ano, já que no 4T24 representou 34% do total anual versus uma média de 45% nos últimos cinco anos. Essa melhora pode ser atribuída a uma melhora gradual na cadeia de suprimentos, que a administração da EMBRAER espera que continue capturando ganhos relacionados a esse tópico ao longo de 2025”, avalia o Bradesco BBI.

O banco também destaca o pedido recorde de US$ 7 bilhões feito pela Flexjet para jatos executivos, que deve adicionar US$ 390 milhões em VPL (Valor Presente Líquido), ou US$ 2,10/por ADR (recibo de ações negociado no mercado americano) ERJ.

“Por fim, os investidores provavelmente aguardarão ansiosamente o guidance da empresa para 2025, que está programado para ser divulgado junto com seus resultados financeiros em 27 de fevereiro, antes do mercado”, avalia.

O banco fez pesquisa com gestores sobre o tema e concluiu que há a expectativa de que, em média, a EMBRAER entregue uma faixa de 75-80 aeronaves comerciais em 2025, e uma faixa de 141-145 entregas de aeronaves para aviação executiva, somando 216-225 aeronaves.

“Somos mais construtivos e assumimos a entrega de 85 aeronaves durante 2025 para a aviação comercial, e 140 jatos executivos a serem entregues para aviação executiva”, avalia, mantendo recomendação equivalente à compra para o papel e preço-alvo de US$ 43 para o ADR.