Manifestações da NBAA e GAMA na adoção de tarifário pelo governo Trump, em 11.02.25


NBAA benvinda pausa na aplicação de tarifas, citando possíveis interrupções na cadeia de suprimentos e acordos bilaterais
A NBAA – National Business Aviation Association (associação de aviação executiva americana) emitiu declaração abaixo após o governo Trump anunciar sua intenção de pausar as tarifas que planejava impor em produtos do México e do Canadá.

“A aviação executiva é um elo vital no sistema de transporte de nossa nação, um poderoso impulsionador de nossa economia e um componente crítico da liderança do Estados Unidos em manufatura, inovação e competitividade. 

A indústria apoia mais de um milhão de empregos e quase US$ 250 bilhões em desenvolvimento econômico, conecta empresas e comunidades do EUA de todos os tamanhos ao mercado global e serve como uma incubadora vital para tecnologias de última geração que beneficiam a aviação e outros setores. 

Crítica para esta indústria essencial é uma cadeia de suprimentos global complexa e altamente regulamentada, apoiada por uma série de acordos bilaterais que são necessários para atender a padrões de segurança rigorosos, ao mesmo tempo em que garante o fluxo confiável de produtos altamente especializados. As interrupções neste sistema têm consequências profundas, e soluções alternativas que atendem aos exigentes requisitos regulatórios levam meses ou anos para serem estabelecidas – desafios claramente demonstrados durante a pandemia de COVID. 

Assim como na pandemia, a NBAA tem preocupações com tarifas ou qualquer outra coisa que possa interromper a cadeia de suprimentos exclusiva do setor e os empregos, o crescimento econômico, a liderança industrial e a vantagem inovadora que dependem disso. 

A NBAA está comprometida com a meta do governo Trump relacionada à liderança global do Estados Unidos. Saudamos a decisão do governo de suspender as tarifas sobre o Canadá e o México, para que suas implicações possam ser totalmente compreendidas. 

Igualmente importante, estamos ansiosos para trabalhar com o governo em políticas que promovam o crescimento de setores, incluindo a aviação executiva, que são essenciais para preservar a força da nossa nação na arena global”

O que as tarifas de Trump significam para a aviação americana? Partes interessadas destacam efeitos não intencionais das taxas de importação recebidas
A mídia Aero News Network manifestou-se, fazendo referência à posição da GAMA.

Embora bastante atrasado no momento, o presidente Donald Trump anunciou novas ordens executivas de imposição de uma tarifa de 25% sobre as importações do Canadá e do México, bem como uma tarifa de 10% sobre produtos chineses. Essas cobranças podem gerar uma ampla gama de efeitos colaterais para a indústria da aviação americana. 

As tarifas foram uma parte importante da campanha presidencial de Trump e estão planejadas para serem impostas a todas as importações. As negociações entre Trump, o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau e a presidente mexicana Claudia Sheinbaum em 03 de fevereiro colocaram uma pausa temporária na tarifa de 25% em troca de maior comprometimento com a segurança da fronteira. A tarifa de 10% sobre as importações da China foi deixada de fora dessas discussões. 

As ordens executivas estão mais diretamente vinculadas às operações de carga aérea. Com uma cobrança mais alta para importar produtos, a demanda provavelmente verá uma grande queda. Isso aconteceu no primeiro mandato de Trump; tarifas foram impostas à China e à Europa, causando um declínio acentuado nos volumes de frete aéreo nos primeiros sete meses de 2019 em comparação ao mesmo período do ano anterior. 

Com os fabricantes aeroespaciais contando com uma cadeia de suprimentos global fortemente interconectada, as tarifas também complicarão a fabricação de aviões. Grandes empresas americanas que compram peças internacionalmente podem ter que repensar sua lista de fornecedores e começar o longo processo de obtenção de aprovação regulatória. Isso se torna especialmente desafiador quando outras nações introduzem contratarifas. 

“Mesmo em casos em que fornecedores alternativos podem existir, ou podem ser criados domesticamente, as fabricantes da aviação não podem mudar rapidamente para diferentes fontes ou instalações sem a aprovação regulatória da FAA, potencialmente comprometendo contratos, segurança e conformidade, qualidade e valor para o consumidor”, explicou a General Aviation Manufacturers Association (GAMA). 

O setor de manutenção, reparo e revisão (MRO) do EUA seria indiretamente afetado pelas tarifas. Colocar em risco a disponibilidade de produtos usados ​​em trabalhos domésticos de MRO danifica estações de reparo e os quase 210.000 funcionários altamente treinados que as operam. 

“É vital reconhecer que a fabricação de aviação do EUA está em uma posição de liderança global”, continuou a GAMA. “Essa posição pode ser melhorada por políticas e ações governamentais focadas no fortalecimento de acordos, políticas e investimentos em segurança da aviação para reforçar a inovação, bem como medidas para abordar desafios específicos da cadeia de suprimentos da aviação”. [EL]

No blog:
https://aib-el.com.br/entidades-da-aviacao-executiva-temem-interrupcoes-profundas-com-novas-taxas-por-guerra-tarifaria-gama-e-nbaa-apontam-que-novas-tarifas-podem-ter-efeito-duradouro-em-07-02-25/