Safran obtém certificação pela EASA do motor EngineUs 100, o primeiro motor elétrico certificado para impulsionar a nova mobilidade aérea, em 14.02.25

A EASA certificou o motor elétrico EngineUs 100 desenvolvido pela Safran Electrical & Power para novas aplicações de mobilidade aérea, incluindo a família de aeronaves híbridas-elétricas Cassio da VoltAero e o modelo E20 eVTOL sendo desenvolvido pela TCab Tech da China.
A Safran anunciou a certificação em nota no dia 03, como celebração de uma estréia mundial: a certificação concedida EASA do motor EngineUs 100, o primeiro motor elétrico certificado para impulsionar a nova mobilidade aérea.
O motor obteve a certificação após uma campanha envolvendo 1.500 horas de testes de certificação de motor e mais de 100 horas de vôo em uma aeronave em condições reais. É o resultado de quatro anos de colaboração com a EASA para definir as regras específicas de aeronavegabilidade para propulsão elétrica e desenvolver processos e métodos corretos para avaliá-la e certificá-la adequadamente, abrindo caminho para beneficiar outras fabricantes.
O motor elétrico EngineUs 100 tem uma série de inovações. Seu design inclui eletrônica de potência e controle diretamente integrada ao motor. Pode ser facilmente integrado a todas as arquiteturas de propulsão – de trem de força (powertrain), graças a sua compacidade, leveza e seu sistema de resfriamento a ar. O motor fornece potência máxima de 125 kW (equivalente a cerda de 170 HP), com uma relação peso-potência incomparável de 5 kW/kg.
O motor elétrico EngineUs foi projetado para atender aos diversos requisitos do novo mercado de mobilidade graças à sua capacidade inerente de integração em múltiplas arquiteturas: desde propulsão 100% elétrica para pequenas aeronaves de 2 a 4 passageiros, até propulsão híbrida-elétrica distribuída para aeronaves de transporte regional de 19 passageiros, até a hibridização elétrica de futuras gerações de motores de aeronaves comerciais capazes de transportar 150 passageiros.
Muitos fabricantes de aviões que operam em nova mobilidade aérea já optaram pela linha de motores EngineUs da Safran ou motores-geradores GENeUS: Aura Aero, Bye Aerospace, CAE, Diamond Aircraft, Electra, TCab Tech e VoltAero.
Assim, a certificação do EngineUs 100 é um marco importante para a produção e lançamento no mercado da primeira aeronave.
A Safran Electrical & Power está se preparando para produzir em massa a linha EngineUs com a criação de quatro linhas de produção semiautomatizadas em 2026 em Niort (França) e Pitstone (Reino Unido), permitindo a produção de mais de 1.000 motores elétricos por ano, com capacidade para expandir a produção. Inicialmente, a família de motores EngineUs está definida para entrar em serviço em uma mistura de aeronaves totalmente elétricas e híbridas-elétricas variando em tamanho de 2 a 19 assentos.
“Acabamos de testemunhar um momento-chave na história da aviação. Ao obter a certificação para o motor elétrico EngineUs 100, a Safran Electrical & Power alcançou uma estreia mundial. Para a Safran Electrical & Power e seus parceiros institucionais, este evento representa uma imensa fonte de orgulho”, disse Bruno Bellanger, CEO da Safran Electrical & Power.
“Este foi um projeto fascinante para a EASA e o primeiro teste de nossa Condição Especial projetada para a certificação de propulsão híbrida e totalmente elétrica”, disse Rachel Daeschler, diretora de Certificação da EASA. “A EASA está totalmente comprometida em apoiar o desenvolvimento e a certificação de tecnologias de propulsão voltadas para a descarbonização da aviação. Parabenizamos a Safran por esta conquista fundamental, que está abrindo caminho para a eletrificação da aviação, para aviões pequenos e muito mais”, falou Daeschler. [EL]