Entidades de aviação prometem compromisso com a segurança e pedem financiamento integral – NTSB, FAA e sistema nacional de ATC devem ter recursos adequados para suporte de seus trabalhos, em 15.02.25


Em postagem no dia 06, a editora da revista mensal AIN Kerry Lynch repercutiu a mobilização de 30 entidades nacionais-americanas de aviação se comprometendo a tomar medidas “para garantir que acidentes como esses nunca mais aconteçam”. Ao mesmo tempo, as entidades pediram aos formuladores de políticas que forneçam financiamento adequado para garantir que a FAA e o NTSB possam realizar seu trabalho. As entidades emitiram uma declaração conjunta no dia 05 dizendo que a comunidade da aviação está unida em sua dor, e prometeram: “Nunca tomamos a segurança como garantida e nunca o faremos”.

A mobilização ocorre em meio ao curso da investigação de dois recentes acidentes aeronáuticos de grande repercussão no EUA, em curto espeço de tempo, da colisão aérea entre um jato Bombardier CRJ-701ER da transportadora aérea PSA Airlines e um helicóptero Sikorsky UH-60L Black Hawk, do Exército do EUA, nos arredores do Aeroporto Nacional de Washington/Ronald Reagan (KDCA), durante a aproximação do CRJ para pouso, no dia 29, e a colisão com solo de um Learjet 55 da operadora aeromédica mexicana Med Jets, em um “mergulho” durante partida do Aeroporto North Philadelphia (KPNE), no dia 10. Os dois acidentes custaram a vida de 74 pessoas e feriram mais duas dúzias.

As entidades apontaram para as declarações do secretário de transportes Sean Duffy e da presidente do NTSB Jennifer Homendy de que o transporte aéreo continua sendo o meio de transporte mais seguro.

“Estamos confiantes de que o NTSB, trabalhando com a Administração Federal de Aviação [FAA], Departamento de Transporte [DOT], Departamento de Defesa [DoD] e outras partes, identificará as causas raiz e emitirá recomendações para a indústria da aviação e as Forças Armadas do EUA para evitar futuros acidentes”, declaram as entidades, e acrescentaram: “Apoiamos fortemente este trabalho importante e pedimos aos formuladores de políticas que garantam que o NTSB e a FAA tenham a equipe e os recursos necessários para garantir que o sistema de aviação do EUA seja seguro e eficiente e possa continuar a inovar”.

A declaração conjunta seguiu uma declaração separada da NATCA – National Air Traffic Controllers Association (associação nacional de controladores de tráfego aéreo) no dia 04, elogiando o profissionalismo dos controladores, mas também pedindo aumento de pessoal. Essa declaração foi emitida porque a equipe do controlador ficou sob escrutínio público após a colisão do CRJ-700 da PSA e do Black Hawk do Exército do EUA na proximidade do Aeroporto Nacional Ronald Reagan, em Washington.

“Como afirmamos antes, todos os controladores de tráfego aéreo – independentemente de raça ou gênero – são profissionais dedicados, bem treinados e altamente qualificados que mantêm o sistema de espaço aéreo nacional seguro e mantêm sua eficiência em nome de todos os americanos”, enfatizou a NATCA. “Desempenhamos essas funções trabalhando com falta de pessoal, geralmente seis dias por semana, 10 horas por dia, durante anos, com equipamentos e instalações desatualizados que, em muitos casos, têm mais de 60 anos e já deveriam ter sido substituídos e modernizados”, divulgou a NATCA. Observando que os controladores guiam milhares de vôos pelo sistema todos os dias, a NATCA acrescentou: “Os controladores de tráfego aéreo, com sua habilidade e precisão únicas, são a espinha dorsal do sistema de espaço aéreo mais seguro e complexo do mundo … Acreditamos que reconhecer a dedicação desses profissionais e focar em abordar a falta crônica de pessoal do nosso sistema de controle de tráfego aéreo, bem como modernizar a infraestrutura de controle de tráfego aéreo do país, serviria melhor à segurança e confiabilidade do sistema de aviação”. [EL] – c/ fonte