Jetcruzer International encomenda sistema de propulsão elétrica de trem de força ZA-600 da ZeroAvia para motorização Jetcruzer 500E, em 21.02.25
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A Jetcruzer International encomendou um sistema de propulsão elétrica (EPS – Electric Propulsion System) de 600 quilowatts (600 Kw) da ZeroAvia para dar suporte ao desenvolvimento de seu avião de 6 assentos 500E movido a hidrogênio e eletricidade.
Uma empresa americana, da Califórnia, a Jetcruzer International anunciou que receberá o trem de força ZA-600 no segundo trimestre, enquanto trabalha para o monomotor turboélice Jetcruzer 500 retrabalhado da década de 1990 entrar em serviço em 2028.
Quando a primeira unidade de trem de força ZA-600 for entregue, será integrada a uma fuselagem Jetcruzer 500 refabricada que será usada como um banco de testes de vôo.
No prospecto, Jetcruzer 500 (com MTOW de 6.200 lb.), com motorização pusher engine, terá capacidade de voar cruzeiro à velocidade máxima de 312 KT, de voar à altitude máxima de 30.000 pés, de alcance de 1.280 MN.
A Jetcruzer International anunciou planos para a aeronave 500E, bem como para uma versão equipada com um turboélice Pratt & Whitney Canada PT6, na NBAA-BACE 2023. O projeto original foi adquirido em 2017 por Victor Tao, proprietário da Farrar Aerospace, depois que a AASI arquivou o programa em 2004.
De acordo com a ZeroAvia, este é o primeiro pedido firme do ZA-600, que foi desenvolvido para converter aeronaves que transportam até 20 passageiros para energia de hidrogênio. A ZeroAvia reportou anteriormente pré-encomendas para 2.000 unidades e também está desenvolvendo o trem de força ZA-2000 (de 2.000 MW, ou 2.682 HP equivalente) para aviões maiores com 40 a 80 assentos.
No início deste mês, a FAA emitiu à ZeroAvia um documento de emissão G-1, marcando o estágio dois do processo de certificação para o EPS. Apresentados no equipamento estão quatro inversores bidirecionais de potência contínua de 200 kW para converter energia contínua (CC) em corrente alternada (CA) para os motores de acionamento direto da ZeroAvia, que são capazes de 2.200 RPM. O EPS pode ser configurado para várias arquiteturas de trem de força de aeronaves, incluindo bateria elétrica, elétrica baseada em célula de combustível e híbrida elétrica.
A Jetcruzer International também planeja desenvolver um modelo bimotor para 12 passageiros designado 1250E, com data de certificação prevista para 2030.
“A aviação sustentável é o futuro, e estamos entusiasmados em assumir um papel de liderança no avanço dessa visão”, disse Tao, que é CEO da Jetcruzer International. “A eletrificação do Jetcruzer 500E representa um passo ousado para a redução das emissões de carbono, mantendo o alto desempenho e eficiência que nossos clientes esperam”.
“É emocionante que nossa primeira venda do EPS de 600 kW como uma unidade autônoma apoiará um projeto com simultaneamente uma história rica e um futuro brilhante”, disse o diretor de negócios da ZeroAvia, Sergey Kiselev. “Nosso compromisso com a integração vertical profunda no desenvolvimento de nossa tecnologia completa de trem de força está valendo a pena, pois acumulamos uma gama de propriedade intelectual e um portfólio de valiosos componentes de célula de combustível e propulsão elétrica que têm um mercado forte por si só”, completou Kiselev.
A ZeroAvia abriu um Centro de Excelência em Propulsão de 136.000 pés² (12.630 m²) em Everett, em Washington, para produzir sistemas de propulsão. [EL]