Eviation “pausa” programa do avião elétrico Alice enquanto busca novos recursos, em 21.02.25
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O editor-chefe da AIN Charles Alcock, em post no dia 18 na plataforma on line da mídia, repercutiu a interrupção pela Eviation do programa do avião elétrica Alice, de nove passageiros, que ora desenvolvia, enquanto busca novos recursos para investimento.
A Eviation demitiu 30 de seus funcionários, com a interrupção do trabalho na aeronave elétrica, enquanto busca novos investimentos. De acordo com uma fonte próxima à empresa (sediada no EUA), uma pequena equipe foi mantida, pois seu principal acionista, o Clermont Group, sediado em Cingapura, tenta obter compromissos de novos financiadores e parceiros industriais.
Quase dois anos e meio depois que voou com um demonstrador de tecnologia em Moses Lake, no Estado de Washington, a Eviation não divulgou quando montará e voará um protótipo de aeronave, para trabalhar na certificação de Tipo da FAA.
Em abril de 2024, a Eviation anunciou a conclusão da revisão do projeto conceitual com o apoio da contratada de engenharia TLG Aerospace, que atualmente não está envolvida no programa.
“Esta decisão não foi tomada levianamente”, disse o CEO da Eviation, Andre Stein, ex-executivo da EMBRAER e subsidiária EVE Air Mobility, que foi nomeado em dezembro de 2023. “No entanto, acreditamos que esta pausa temporária é necessária para focar na identificação das parcerias de longo prazo certas para nos ajudar a tornar o vôo regional comercial elétrico uma realidade. Gostaríamos de estender nossa mais profunda gratidão aos nossos clientes e parceiros por seu apoio ao programa Alice. E gostaríamos especialmente de agradecer aos nossos funcionários por seu trabalho árduo na aceleração da revolução elétrica na aviação”, completou Stein.
“O Clermont Group continua comprometido em revolucionar as viagens aéreas por meio de soluções elétricas inovadoras”, disse um porta-voz da Eviation. “Continuaremos buscando parceiros estratégicos de longo prazo que compartilhem nossa visão e paixão por construir o futuro do vôo”, acrescentou o porta-voz.
A Eviation relatou um acordo de carta de intenções cobrindo cerca de 600 pedidos da aeronave Alice em configurações de passageiros e carga. Os clientes em potencial incluem as startups de operadoras aéreas regionais alemãs Flyvbird e Evia Aero, os grupos de leasing Solyu e Monte, a Air New Zealand, a operadora de fretamento GlobalX, a UrbanLink Air Mobility, a Cape Air, a Aerus e a Northern Territory Air Service. A mesma fonte disse para a AIN que, até agora, todos esses acordos permanecem intactos.
A MagniX, que também é majoritariamente de propriedade do Clermont Group, está fornecendo um par de seus sistemas de propulsão elétrica Magni650 para a aeronave Alice. Outros parceiros do programa incluem a GKN Aerospace (asas, empenagem e fiação/cabeamento elétrica), a Honeywell (sistemas de cabine de comando e controles Fly-by-wire) e a Parker Aerospace (controles de cabine, flapes e sistema de gerenciamento térmico).
Em outubro de 2024, Stein disse para a AIN que a liderança da Eviation estava “muito confortável” com seu nível de apoio financeiro, que ele disse ter sido reforçado por pagamentos de pré-entrega de clientes. Na época, Stein revelou que a Eviation não estava arrecadando fundos ativamente, embora estivesse buscando novas parcerias.
A Eviation foi fundada em 2015 por um grupo de empreendedores israelenses, incluindo Omer Bar-Yohay, que renunciou ao cargo de CEO em março de 2022, mas permaneceu como acionista minoritário. Em 2019, o Clermont Group adquiriu uma participação de 70% na empresa. O ex-CEO da MagniX, Roei Ganzarski, também atuou como presidente executivo da empresa até janeiro de 2022, quando renunciou aos dois cargos.
A Eviation vinha fazendo uma lento progresso na montagem de um protótipo para sua aeronave elétrica Alice redesenhada.
A Eviation revelou um modelo em escala real do Alice na feira aeronáutica Paris Air Show em junho de 2019. Após algum trabalho de desenvolvimento conduzido no Arizona, mudanças extensas tiveram que ser feitas no design para simplificar o processo de certificação e em resposta ao feedback de cliente pedindo outras abordagens que não fossem com motores elétricos instalados nas pontas das asas.
Tanto a MagniX quanto a Eviation são adições relativamente novas ao portfólio de negócios do Clermont Group, que é focado principalmente em serviços financeiros e saúde. A MagniX tem feito mais progressos com seus planos de remotorização de aeronaves existentes, como o DHC-2 e o Cessna Grand Caravan. E também tem se envolvido em um trabalho conjunto com a NASA em propulsão elétrica.
No post, Alcok cita que a pausa do programa anunciada pela Eviation ocorre uma semana após a ATR confirmar que está adiando a entrada em serviço projetada para seu planejado avião regional híbrido-elétrico EVO de 2030 para 2035. Em um briefing em 12 de fevereiro, a fabricante franco-italiana, que é parcialmente de propriedade da Airbus, divulgou que os possíveis fornecedores de motores precisavam de mais tempo para desenvolver um trem de força viável para o programa. [EL] – c/ fonte