Pilatus Aircraft divulga resultados anuais 2024, em 22.02.25


No dia 19, a fabricante suíça Pilatus Aircraft reportou seus resultados do ano de 2024, classificado como um ano muito bom financeiramente, marcado por destaques e desafios.

Relatório dos resultados 2024:
https://www.pilatus-aircraft.com/data/news/67b59582de227_Pilatus%20Annual%20Report%202024.pdf

Na divulgação dos resultados, a Pilatus declara que 2024 foi um ano de muito sucesso.

Apesar dos desafios contínuos, a fabricante conseguiu entregar 153 aeronaves aos clientes graças à contínua alta demanda. Com vendas totais de 1,633 bilhão de Francos suíços (cerca de US$ 1,8 bilhões), um aumento de 10,5%, EBIT de 243 milhões de Francos suíços (cerca de US$ 268 milhões), um aumento de 1,3%, encomendas recebidas de 2,193 bilhões de Francos suíços (cerca de US$ 2,417 bi), um aumento de 44,9%, e uma carteira de encomendas (backlog) somando o valor de 2,917 bilhões de Francos suíços (cerca de US$ 3,215 bi), um aumento de 25,5%, a Pilatus declara que reporta um conjunto muito bom de resultados financeiros no ano passado.

A Pilatus registrou que em 2024 alcançou um aumento de vendas de mais de 10% na comparação com 2023, que já fora um ano de muito sucesso.

Em 2024, foram entregues um “impressionante” número de 153 aviões, sendo 96 PC-12 NGX (62,7%), 51 PC-24 (33,3%) e ainda 6 PC-21. Este número, e a entrega de 147 aviões PC-12 (65,3%) e PC-24 (34,7%), se compara ao total de vendas em 2023 de 148 aviões, sendo 101 PC-12 (68,2%) e 47 PC-24 (31,8%).

Na Aviação Executiva, o jato “super-versátil” PC-24 na versão aprimorada com maior carga-paga e alcance estendido teve um lançamento de mercado bem-sucedido. Enquanto isso, o monomotor turboélice PC-12 – o “World’s Greatest Single” (o melhor monomotor do mundo) tornou-se a aeronave executiva mais voada no EUA em um período de um ano.

Na Aviação Governamental, a Pilatus assinou um contrato importante para 19 PC-21 e simuladores associados com a Força Aérea Real Canadense. No início de fevereiro, a Holanda também optou por comprar oito PC-7 MKX, destacando assim a importância deste avançado Basic Trainer (treinador básico).

Apesar dos sucessos em 2024, a Pilatus foi novamente confrontada com atrasos de entrega relacionados a fornecedores e problemas de qualidade, o que prejudicou os processos de produção.

A Pilatus está buscando alcançar maior integração vertical e investiu em uma nova instalação, a Pilatus Aircraft Ibérica SA em Sevilha, na Espanha, que iniciará as operações no primeiro trimestre. A Pilatus também adquiriu as atividades de manutenção e vendas, bem como 40 funcionários, do Aero Center Epps em Atlanta, no Estado da Georgia, no EUA. O centro de serviços e vendas planejado em Bradenton, na Flórida (EUA), reforçará a presença da Pilatus na Costa Leste do EUA, permitindo contato no local com os clientes e maior capacidade de garantir a qualidade dos serviços fornecidos.

Hansueli Loosli, presidente do Conselho de Administração da Pilatus, descreveu 2024 como muito positivo no geral: “Apesar dos desafios, alcançamos marcos importantes em 2024, com ainda mais desenvolvimento de portfólio. Estamos buscando investimentos direcionados em nossa infraestrutura e sustentabilidade, e continuamos a melhorar os termos de emprego que oferecemos à nossa equipe – que consideramos nosso recurso mais importante de todos”.

Markus Bucher, CEO da Pilatus, acrescentou: “Inovação, qualidade e precisão são as forças motrizes por trás de nossas ações: a Pilatus continua a crescer, com mais de 3.000 funcionários em tempo integral em todo o mundo pela primeira vez. Funcionários de 63 nações agora contribuem para o sucesso da empresa. Nunca antes tantos aprendizes foram contratados como funcionários permanentes. Melhores termos de emprego e um estudo que classifica a Pilatus como o nono melhor empregador entre 800 empresas na Suíça destacam nossa atratividade”.

A Pilatus somou contingente de 3.326 funcionários, sendo 55,3% (1.840 funcionários) alocados na produção, e 87,4% alocados na Suíça. Trata-se da primeira vez que o quadro superou a marca de 3.000 postos.

O recém-criado departamento de Sustentabilidade Corporativa elaborou a Estratégia de Sustentabilidade 2.0 da fabricante, com o objetivo de criar estruturas para inovação. A Pilatus está comprometida em integrar a sustentabilidade em seus processos e em focar em novas tecnologias, incluindo um investimento na Synhelion, uma spin-off (unidade separada) da ETH que usa energia solar para produzir combustível de aviação neutro em CO₂. Novas construções e projetos de renovação seguem os padrões internacionais de sustentabilidade – o novo Maintenance Hall (Sala de manutenção) no Aeroporto de Buochs ​​(LSZC) é um bom exemplo, assim como o Composites Competence Center (Centro de Competência em Compósitos) atualmente em construção em Ennetbürgen, na Suíça.

Informações do relatório de resultados 2024
O relatório informa os seguintes resultados financeiros:
– vendas totais de 1,633 bilhões de Francos suíços, um aumento de 10,5%, versus 1,478 bi de Francos suíços em 2023.
– EBIT antes de Pesquisa e desenvolvimento (R&D – P&D) de 326 milhões de Francos suíços, um aumento de 9%, versus 299 milhões de Francos suíços em 2023. EBIT antes de Pesquisa e desenvolvimento (R&D – P&D), como percentual das vendas, de 20%, versus 20,2% em 2023,
– EBIT de 243 milhões de Francos suíços, um aumento de 1,25%, versus 240 milhões de Francos suíços em 2023. EBIT, como percentual das vendas, de 14,9%, versus 16,2% em 2023,
– Investimentos em Pesquisa e desenvolvimento (R&D – P&D) de 83 milhões de Francos suíços, versus 59 milhões de Francos suíços em 2023, um aumento de 24 milhões de Francos (40,7%),
– fluxo de caixa (cash flow) – lucro líquido mais depreciação – de 265 milhões de Francos suíços, uma redução de 4%, versus 276 milhões de Francos suíços em 2023, uma retração de desempenho,
– fluxo de caixa (cash flow), como percentual das vendas, de 16,2%, versus 18,7% em 2023, e,
– Razão de Capital Próprio, ou índice de patrimônio líquido (Equity Ratio), de 71,6%, versus 74,8%, 2023, uma retração de desempenho.

As vendas totais de 1,633 bilhões de Francos suíços, versus 1,478 bi de Francos suíços em 2023, um aumento de 155 milhões de Francos (10,5%). As vendas de 1,633 bi de Francos suíços se compuseram de:
[i] 1,260 bi de Francos (77,2%), versus 1,164 bi de Francos (78,7%) em 2023, um aumento de 96 milhões de Francos (8,2%), respondendo por 61,9% do aumento total, da Aviação Executiva, e,
[ii] 373 milhões de Francos (22,8%), versus 314 milhões de Francos (21,3%) em 2023, um aumento de 59 milhões de Francos (18,8%), respondendo por 38,1% do aumento total, da Aviação Governamental.

Por unidade de negócios, as vendas totais de 1,633 bilhões de Francos suíços, versus 1,478 bi de Francos suíços em 2023, com aumento de 155 milhões de Francos (10,5%), se distribuíram:
Pilatus Aircraft Ltd, em Stans, Suíça: 821 milhões de Francos (50,3%), versus 754 milhões de Francos (51%), um aumento de 67 milhões de Francos (8,9%) – respondendo por 43,2% do aumento total de vendas,
Pilatus Business Aircraft Ltd, em Broomfield, no Colorado (EUA): 580 milhões de Francos (35,5%), versus 589 milhões de Francos (39,9%), uma redução 9 milhões de Francis (1,5%),
– Skytech Inc./LLC, em Westminster, no Colorado (EUA): 161 milhões de Francos (9,9%), versus 101 milhões de Francos (6,8%), um aumento de 60 milhões de Francos (59,4%) – respondendo por 65,2% do aumento total de vendas, e,
Pilatus Australia Pty Ltd, em Adelaide, Austrália: 71 milhões de Francos (4,3%), versus 34 milhões de Francos (2,3%), um aumento de 37 milhões de Francos (108%) – respondendo por 23,9% do aumento total de vendas.

Por mercado (região), as vendas totais de 1,633 bilhões de Francos suíços, versus 1,478 bi de Francos suíços em 2023, com aumento de 155 milhões de Francos (10,5%), se distribuíram:
– América: 751 milhões de Francos (46%), versus 715 milhões de Francos (48,4%), um aumento de 36 milhões de Francos (5%) – respondendo por 23,2% do aumento total de vendas,
– Europa: 483 milhões de Francos (29,6%), versus 441 milhões de Francos (29,8%), um aumento de 42 milhões de Francos (9,5%) – respondendo por 27,1% do aumento total de vendas,
– Ásia: 229 milhões de Francos (14%), versus 185 milhões de Francos (12,5%), um aumento de 44 milhões de Francos (23,8%) – respondendo por 28,4% do aumento total de vendas,
– Austrália: 137 milhões de Francos (8,4%), versus 98 milhões de Francos (6,6%), um aumento de 39 milhões de Francos (39,8%) – respondendo por 25,2% do aumento total de vendas, e,
– África: 33 milhões de Francos (14%), versus 39 milhões de Francos (12,5%), uma redução de 6 milhões de Fracos (15,4%).

O relatório aponta que o interesse nas aeronaves executivas Pilatus continua a crescer na Ásia – incluindo países do sudeste asiático, Japão e Índia. O primeiro PC-24 foi entregue à Índia em março, seguido por mais dois antes do final do ano. No que é um mercado promissor, mas desafiador, isso não passou despercebido e teve um impacto positivo na demanda. O jato PC-24 foi apresentado nas Filipinas em maio, e o primeiro modelo foi entregue no país em novembro.

O EUA e a Europa sempre foram, e ainda seguem os principais mercados das aeronaves executivas Pilatus. Isso é demonstrado pelo simples fato do PC-12 ter sido apurado a aeronave executiva mais voada no EUA no ano passado – com 316.328 decolagens.

A frota mundial de PC-12 bateu bem mais de dez milhões de horas de vôo, em todos os tipos de missões diferentes – viagens de negócios, vôos de carga ou transporte aeromédico.

As subsidiárias no EUA, Pilatus Business Aircraft Ltd e Skytech, Inc., bem como a Pilatus Australia Pty Ltd na Austrália, tiveram um ano de sucesso no qual atingiram a maioria de suas metas de entrega e concluíram novos contratos.

As encomendas recebidas de 2,193 bilhões de Francos suíços, foram um aumento de 44,9%, e a carteira de encomendas (backlog) somou o valor de 2,917 bilhões de Francos suíços, um aumento de 25,5%.

Em 2024, foram entregues 153 aviões, sendo [i] 96 PC-12 NGX (62,7%), sendo 2 aviões arrendados, [ii] 51 PC-24 (33,3%) e ainda [iii] 6 PC-21. Este número, e a entrega de 147 aviões PC-12 (65,3%) e PC-24 (34,7%), se compara ao total de vendas em 2023 de 148 aviões, sendo 101 PC-12 (68,2%) e 47 PC-24 (31,8%).

No confronto anualizado, em 2024 foram 5 entregas a menos (-4,95%) de PC-12 4 entregas a mais (+8,5%) de PC-24.

Quadro de pessoal: a Pilatus fechou 2024 com um contingente de 3.326 funcionários, versus 2.848 funcionários em 2023, um aumento de 478 postos (16,8%).

O contingente de 3.326 funcionários, por área de atuação, se compõe:
– produção: 1.840 funcionários (55,3%), versus 1.514 funcionários (53,1%) em 2023, um aumento de 326 postos (21,7%) – este aumento respondendo por 68,2% do crescimento do quadro,
– Pesquisa e desenvolvimento (R&D – P&D): 490 funcionários (14,7%), versus 431 funcionários (15,1%) em 2023, um aumento de 59 postos (13,7%) – este aumento respondendo por 12,3% do crescimento do quadro,
– Vendas e serviços: 451 funcionários (13,6%), versus 404 funcionários (14,2%) em 2023, um aumento de 47 postos (11,6%) – este aumento respondendo por 9,8% do crescimento do quadro,
– logística (incluindo ICT): 358 funcionários (10,8%), versus 330 funcionários (11,6%) em 2023, um aumento de 28 postos (8,5%) – este aumento respondendo por 5,9% do crescimento do quadro, e,
– administração: 187 funcionários (5,6%), versus 171 funcionários (6%) em 2023, um aumento de 16 postos (9,4%) – este aumento respondendo por 3,3% do crescimento do quadro.

O contingente de 3.326 funcionários, por unidade (geográfica), se compõe:
Pilatus Aircraft Ltd, em Stans, Suíça: 2.907 funcionários (87,4%), versus 2.496 funcionários (87,6%) em 2023, um aumento de 411 postos (16,5%) – este aumento respondendo por 86% do crescimento do quadro,
Pilatus Business Aircraft Ltd, em Broomfield, no Colorado (EUA): 193 funcionários (5,8%), versus 181 funcionários (6,4%) em 2023, um aumento de 12 postos (6,6%) – este aumento respondendo por 2,6% do crescimento do quadro,
– Skytech Inc./LLC, em Westminster, no Colorado (EUA): 145 funcionários (4,3%), versus 104 funcionários (3,7%) em 2023, um aumento de 41 postos (39,4%) – este aumento respondendo por 8,6% do crescimento do quadro,
Pilatus Training Solutions Australia Pty Ltd, em Sale, Victoria, Austrália: 46 funcionários (1,4%), versus 43 funcionários (1,5%), um aumento de 3 postos (7%) – este aumento respondendo por 0,6% do crescimento do quadro,
Pilatus Australia Pty Ltd, em Adelaide, Austrália: 29 funcionários (0,9%), versus 24 funcionários (0,8%), um aumento de 5 postos (20,8%) – este aumento respondendo por 1,05% do crescimento do quadro, e,
Pilatus Aircraft Ibérica SA, em Sevilha, na Espanha: 6 novos funcionários (0,2% do quadro) – com a contratação respondendo por 1,25% do crescimento do quadro.

Portanto, na Suíça estão alocados 2.907 funcionários (87,4% do quadro), no EUA (Colorado) 338 funcionários (10,1% do quadro), na Austrália 75 funcionários (2,3% do quadro) e na Espanha 6 funcionários.

A Pilatus promove que continua a se desenvolver não apenas na Suíça mas no mundo todo. Seus produtos inovadores, constantemente aprimorados e na qualidade suíça atraem seguidores entusiasmados em todo o mundo e permanecem em alta demanda. Infelizmente, problemas contínuos na cadeia de suprimentos e dificuldades relacionadas com processos internos significam que não é fácil atender à demanda na íntegra.

A Pilatus, portanto, depende da energia de uma força de trabalho comprometida para impulsionar a inovação e lidar com sucesso com as complexidades que inevitavelmente surgem – como aquelas associadas ao lançamento do novo software principal SAP S/4HANA. A fabricante também acrescentou melhorias em termos de mão de obra e contratação de pessoal em 2024.

A Pilatus aponta que a situação atual continua desafiadora, deparando-se e lidando frequentemente com maior prazo e demora para recebimento de peças e componentes, incluindo quanto à qualidade. Houve atrasos muito frequentes ao longo do ano passado, causando trabalho extra e preocupação para todos os envolvidos. Portanto, é ainda mais importante seguir nosso caminho escolhido de integração vertical, terceirizando onde quer que faça sentido fazer.

Neste contexto, a Pilatus cita a aquisição gradual da RUAG Aerostructures Schweiz AG, dando disponibilidade a 230 funcionários, maquinário e uma grande quantidade de expertise. Também houve o investimento na Pilatus Aircraft Ibérica SA, a nova instalação em Sevilha, na Espanha. O mesmo vale para nossa aquisição das atividades de manutenção e vendas e 40 funcionários do Aero Center Epps em Atlanta, na Georgia (EUA). Junto com o recém-planejado Centro de Serviços e Vendas em Bradenton, na Flórida (EUA), isso completa a presença da Pilatus na costa leste do EUA.

Pesquisa e desenvolvimento (R&D – P&D) – em 2024, a Pilatus focou numa série de projetos de pesquisa e desenvolvimento exigentes e aprimorou continuamente seu portfólio de produtos.

A fabricante concluiu com sucesso a certificação do novo sistema de entretenimento e gerenciamento de cabine para o PC-24, entre outras coisas. Desenvolvido em parceria com a Lufthansa Technik, o sistema apresenta uma tela sensível ao toque de 10” (25,4 cm) com mapa móvel 3D mostrando a posição do PC-24 em tempo real, alto-falantes de cabine de alta fidelidade com subwoofer, iluminação ambiente, portas USB e servidor de armazenamento de mídia próprio.

O primeiro vôo bem-sucedido do PC-7 MKX com aviônicos aprimorados, foi uma outra marca.

E várias certificações Tipo de países para os modelos PC-24 e PC-12 também foram marcas importantes. Especificamente, o PC-24 obteve certificação na Mongólia, China e Índia e o PC-12NGX na China.

Fabricação – o fornecimento de materiais continua sendo o principal desafio e a Pilatus declara que se esforça para melhorias por meio de ajustes contínuos de processos. O forte crescimento e a desafiadora situação econômica global exigem ajustes da estrutura organizacional da empresa de acordo com as circunstâncias. Isso ajudará a permanecer flexível, aumentar a eficiência operacional e

priorizar os projetos. A Pilatus tem consciência que focar em projetos-chave é essencial para atingir suas metas corporativas e garantir a manutenção da sua competitividade.

A Pilatus informa que está progredindo conforme planejado com a construção do novo centro de competência em compósitos “Schwarzhorn”, em Ennetbürgen (Suíça), nas imediações da sede Pilatus, com a inauguração programada para meados de 2026.

A instalação em Emmen faz oficialmente parte da Pilatus desde o final de abril. A transferência dos primeiros 137 funcionários e máquinas progrediu sem problemas. Os 100 funcionários restantes serão migrados no próximo ano – no total, 230 funcionários qualificados se juntarão à Pilatus da RUAG Aerostructures Schweiz AG.

Para o novo site em Sevilha, na Espanha, Pilatus Aircraft Ibérica SA, os primeiros recrutamentos e sessões de treinamento estão em andamento agora que o processo de constituição da empresa está concluído.

Montagem e manutenção – embora a cooperação tenha sido reforçada em todos os departamentos, a Pilatus informa que foi possível cumprir totalmente o programa de produção original devido a suprimentos de material insuficientes, padrões de qualidade mais baixos nos componentes entregues por fornecedores e o trabalho inicial adicional envolvido com os sistemas recém-lançados. Os pontos fracos foram identificados e os ajustes apropriados estão sendo feitos por equipes de projeto especializadas.

Os projetos de infraestrutura ocorreram conforme o planejado, apesar da complexidade dos processos internos e externos – incluindo a conclusão do novo hangar de manutenção “Brisen”, a adição de um andar extra ao edifício “Clariden”, a conclusão do edifício de escritórios temporário “Buochserhorn” e vários outros projetos de renovação.

Nos próximos meses, a Pilatus informa que focará fortemente nas suas principais competências para retomar mais controle enquanto se esforçará para alcançar uma maior integração vertical. Isso nos permitirá garantir que os clientes recebam produtos confiáveis ​​e de alta qualidade, no prazo.

Cadeia de suprimentos – por meio da reestruturação e recrutamento de novos talentos, a Pilatus informa que foram tomadas medidas para preparar melhor a organização de compras estratégicas e logística para os desafios que estão por vir. A expertise foi reunida entre departamentos, criando uma base sólida para maior otimização. A reorganização das operações de frete e a mudança para novos provedores de serviços de logística também geraram economias significativas.

Infelizmente, a confiabilidade e a qualidade dos componentes de certos fornecedores representam um desafio.

A necessidade de realinhamento profissional do planejamento central e do gerenciamento do fluxo de materiais, tanto local quanto internacionalmente, foi identificada e será lançada em 2025. Isso incluirá, entre outras coisas, a reorganização da produção e dos depósitos de peças de reposição em locais separados.

Tecnologia de Informação (TI) e digitalização – após dois anos e meio de preparação, em agosto de 2024, a Pilatus concluiu a implementação do sistema SAP S/4HANA. Este projeto é um passo importante na transformação digital da empresa e o resultado de um intenso trabalho em equipe nas áreas envolvidas. A desafiadora fase de lançamento reforçou ainda mais a colaboração interdepartamental, o que terá um efeito positivo em projetos de acompanhamento, como o site de produção da Pilatus Aircraft Ibérica SA.

O projeto SAP trouxe à tona problemas existentes e novos em processos, conceitos e organização e causou considerável trabalho adicional em vários departamentos – levando a Pilatus a um ora duro trabalho para implementar soluções apropriadas.

Além do lançamento do SAP S/4HANA, a integração e comissionamento da unidade Pilatus Emmen e o investimento em segurança cibernética em todo o grupo também são dignos de menção. [EL]