Honda Aircraft inicia oficialmente a produção da primeira unidade de teste do jato HondaJet Echelon, em 26.02.25


No dia 20, a Honda Aircraft Company anunciou que iniciou oficialmente a produção da primeira unidade de teste do jato HondaJet Echelon com o início da montagem da estrutura da asa da aeronave em sua fábrica em Greensboro, na Carolina do Norte (EUA).

O HondaJet Echelon está planejado para fazer o primeiro vôo em 2026, com entrada em serviço programada para 2028. O jato foi formalmente revelado na NBAA-BACE 2023.

O HondaJet Echelon contará com uma cabine maior do que o HJ Elite, com maior capacidade de passageiros, e alcance em relação aos modelos anteriores do HJ HA-420, trazendo os recursos de design premiados do HondaJet para um novo segmento do mercado de aviação, compartilhando mesma configuração de montagem do motor sobre a asa da marca HJ. As especificações do HA-480 Echelon incluem uma velocidade máxima de 450 KTAS, alcance de 2.625 MN com regra NBAA-IFR e assentos para até 10 passageiros.

O departamento de produção da Honda Aircraft Co. começou a introduzir linhas de montagem especializadas no início de 2024, com a instalação de ferramentas concluída no final do ano.

Com o trabalho na primeira grande submontagem do HondaJet Echelon em andamento, o programa entrou em sua próxima fase de desenvolvimento. A fabricante está produzindo artigos de teste para facilitar a maturação do design em suporte à certificação da aeronave.

Em janeiro de 2025, a ASITF (Honda Aircraft Company Advanced Systems Integration Test Facility – Instalação de testes de integração de sistemas avançados da Honda Aircraft Company) realizou uma cerimônia para celebrar a conclusão do simulador de desenvolvimento do HondaJet Echelon, que agora atende a várias funções, incluindo um veículo para testes de desenvolvimento de sistemas. O simulador de desenvolvimento usa dados de modelos de túnel de vento do HondaJet Echelon e hardware de aeronave real para prever o desempenho da aeronave em condições operacionais, permitindo que os engenheiros avaliem os principais sistemas da aeronave antes que a aeronave de teste decole.
O programa HondaJet Echelon ultrapassa marcos importantes a caminho do primeiro vôo.

“Estamos muito animados em ver o programa HondaJet Echelon ganhando força”, disse o vice-presidente sênior e diretor comercial da Honda Aircraft Company, Amod Kelkar. “Estamos orgulhosos das conquistas que fizemos nos últimos meses, e isso é apenas o começo. Temos uma série de metas adicionais a atingir nos próximos meses, cada uma das quais nos deixará mais perto do primeiro voo real no ano que vem. O interesse do mercado no HondaJet Echelon cresce, com quase 500 cartas de intenção assinadas até o momento, e os números aumentam a cada mês”, completou Kelkar.

O HondaJet Echelon está planejado para se tornar o primeiro jato leve com um alcance capaz de vôo transcontinental sem escalas pelo Estados Unidos, oferecendo 40% mais eficiência de combustível do que alguns jatos de médio porte. A nova aeronave apresentará recursos de produto nunca vistos na linha HondaJet, ao mesmo tempo em que se baseia no alto desempenho e na eficiência operacional do HondaJet original.

A Honda Aircraft Company é uma subsidiária integral da American Honda Motor Co., Inc. responsável pela pesquisa, desenvolvimento, vendas, marketing, atendimento ao cliente e fabricação do inovador HondaJet Elite II. Fundada em 2006, a sede mundial da Honda Aircraft está localizada na Carolina do Norte (EUA).

Em 2023, a fabricante anunciou planos para desenvolver e produzir sua mais nova aeronave de 11 ocupantes, o HondaJet Echelon, que será oferecido junto com o HondaJet Elite II.

As entregas cumulativas do HondaJet ultrapassaram 250 aviões globalmente em 2024. O espírito desafiador com o qual o Soichiro Honda fundou a Honda Motor Co., Ltd. está vivo hoje enquanto a Honda Aircraft avança o slogan global da marca Honda “O Poder dos Sonhos: Como nós movemos você” – “The Power of Dreams: How we move you”. [EL]