Academia Treinamento Dassault de Istres incorpora um jato Falcon série 2000, desativado de vôo, para servir de plataforma de instrução de manutenção, em 06.03.25


Em nota postada no dia 03, Jean Kayanakis, vice-presidente sênior da rede mundial de atendimento ao cliente e centro de serviços da Dassault Aviation, anunciou uma nova ferramenta importante para ajudar técnicos no treinamento prático em manutenção. Especificamente, a Academia de Instrução-Treinamento Dassault de Istres acaba de incorporar um jato Falcon série 2000, que teve uma carreira considerável em testes de vôo, tendo sido utilizado para a certificação da versão Falcon 2000S e, em seguida, o mais recente da série, o 2000LXS.
Como “2000LXS”, a aeronave trata-se do segundo jato executivo Falcon incorporado à academia, juntando-se a 7X-001 transferido em 2023. Essa aeronave (7X – sn-001) foi pioneira em controles de vôo digitais para aviação executiva e teve uma carreira de testes de vôo de 17 anos, provando todos os tipos de atualizações, incluindo o Smart Throttle que será padrão no Falcon 10X.

A “Training Academy” tem uma aula uma vez por mês – um programa intensivo de 10 dias que é literalmente prático com aeronaves, além de bancadas de aviônicos e sistemas individuais, bem como treinamento virtual com óculos 3D.

“Com mais de 1.500 graduados satisfeitos, estamos convencidos de que nada supera o treinamento prático, que, é claro, complementa excelentes cursos da FlightSafety International e CAE”, disse Kayanakis. “Nossa solução de treinamento prático, PART-147, aprovada pela EASA, CAA-UK e Austrália, atende aos requisitos de classificação Tipo dessas autoridades. No entanto, mecânicos certificados por outros países (Canadá, Indonésia, FAA) são mais do que bem-vindos para se beneficiar dos cursos de treinamento prático para aprimorar suas habilidades”, acrescenta Kayanakis.

Na verdade, os operadores podem solicitar treinamento prático em suas próprias aeronaves em seus próprios países, como um Depto.de vôo da Namíbia (África), cuja essa equipe de manutenção “entusiasmou-se” com a presença de instrutor da Dassault trabalhando na sua base.

“Sim, oferecer esse treinamento é um requisito regulatório em algumas jurisdições, mas mesmo que não fosse o caso, achamos que os benefícios seriam enormes para os operadores. Ele cria confiança e permite que departamentos de vôo individuais ou centros de manutenção operem de forma mais autônoma. Ele acelera a manutenção de rotina e não programada e melhora a confiabilidade geral. Ele cria uma rede mundial de técnicos Falcon bem treinados, contribuindo para operações mais seguras”, disse Kayanakis. [EL]