Atividade global de vôos de aeronaves executivas em fevereiro aumenta na pesquisa da Argus, em 08.03.25


Em post no dia 06 na mídia AIN, o editor da plataforma online Chad Trautvetter repercutiu os resultados da pesquisa mensal da atividade global de vôos de aeronaves executivas em fevereiro pela provedora de serviços de consultoria especializados de aviação Argus International.

A atividade global de vôos de aeronaves executivas em fevereiro aumentou 1,1% na base de comparação ano x ano (YoY), com declínios de 2,6% na América  e 4,8% na Europa, enquanto o resto do mundo experimentou alta de 10,6%, de acordo com dados do relatório e pesquisa TraqPak, da Argus International. Quando corrigido para o dia bissexto em fevereiro passado, a atividade de vôo aumentou 4,7% globalmente, acrescentou a Argus.

Na América do Norte, os resultados por categoria operacional foram a maior parte positivos no mês passado, com a atividade da operação compartilhada mais uma vez liderando o caminho com ganhos de 3,6% na comparação ano a ano. A atividade do segmento de transporte por demanda-fretamento – PART-135 – aumentou 0,4%, marcando o terceiro mês consecutivo de alta, enquanto a atividade do segmento de transporte particular – PART-91 – caiu 7,5%.

Mas as categorias de aeronaves foram todas negativas em relação a fevereiro passado: jatos grandes, redução de 4,4%, jatos leves, redução de 4%, turboélices, redução de 2,7%, e jatos médios, redução de 0,5%. A alta, e dois dígitos, na categoria composta foi a atividade compartilhada e aeronaves grandes, com 10,2% de aumento na comparação ano x ano.

Na Europa, a atividade européia foi “lenta” nos termos da Argus, com baixas por categoria de aeronave: turboélices, com redução de 7,3%, jatos leves, com redução de 5%,  jatos grandes, com redução de 3,9%, e jatos médios, com redução de 3,1%.

No restante mundial, em contraste, a atividade de vôo foi oposta com alta generalizada: turboélices, com alta de 43,6%, jatos médios, com alta de 20,1%, jatos leves, com alta de 16,8%, e jatos grandes,  com alta de 7,5%.

“A demanda geral continua forte na América do Norte. A atividade estava tecnicamente em baixa em fevereiro, mas aumentou quando ajustada para o dia extra em 2024. A atividade do PART-135 já produziu três aumentos mensais consecutivos e, embora não haja garantia de ganhos a cada mês, ainda esperamos que a atividade seja positiva para esse segmento em 2025”, disse o vice-presidente de software da Argus, Travis Kuhn. “A atividade do PART-91 e de cabine larga continua sendo áreas de foco, pois vemos alguma suavização contínua na demanda”, complementou Kuhn.

Para março, os analistas da Argus estão prevendo para atividade de vôos um aumento de 0,6% na América do Norte e uma redução de 2,9% na Europa. [EL] – c/ fonte