NATA promove fórum para operadores para implementação de SMS e planeja uma rodada de eventos visando dar suporte para a conformidade da obrigatoriedade de SMS para operadores de serviços aéreos comercialmente em 2028, em 18.03.25

Em post no dia 18 na plataforma on line da mídia, a editora da revista mensal AIN Kerry Lynch repercutiu o planejamento de uma turnê de fóruns promovidos pela NATA – National Air Transportation Association (associação do transporte aéreo nacional-EUA) concebidos para dar suporte a operadores do transporte público por demanda (fretamento) – categoria PART-135 – e de serviços aéreo de vôo panorâmico para a obrigatoriedade em breve de implementação de sistema de gerenciamento de segurança (SMS – safety management system), bem como fornecer melhor percepção à FAA sobre suas dificuldades em atender aos requisitos.
A associação está analisando possíveis locais e horários que melhor se encaixem nas programações dos operadores, bem como outros eventos onde poderia atingir uma comunidade maior.
Os fóruns vêm na esteira do evento 135 SMS Roundup (Repasse do SMS-135) que a associação realizou recentemente, atraindo 70 profissionais da aviação e autoridades governamentais de todo o país, incluindo membros da FAA, para Dallas (Texas, no EUA).
O evento (fórum) em Dallas não só incluiu sessões sobre tópicos importantes — desde a construção de cultura de segurança e engajamento de funcionários até o uso de tecnologia e aprendizado sobre estudos de caso — mas também promoveu um diálogo entre a FAA e as operadoras sobre áreas que não estavam claras ou eram preocupantes, disse Jenny Ann Urban, vice-presidente de assuntos regulatórios da NATA. O tema principal foi ajudar a preparar as operadoras para o prazo de 28 de maio de 2027 para envio de sua declaração de conformidade, significando que o operador aéreo implementou o SMS.
“Você precisa projetar e implementar seu SMS antes de enviar sua declaração de conformidade porque, uma vez enviada, mesmo que você tenha enviado antes do prazo, você entrou em um ambiente regulatório onde eles podem vir e inspecioná-lo”, disse Urban.
Junto com os reguladores, também participaram do fórum da NATA representantes de operadoras maiores que já adotaram programas de SMS voluntários ou enviaram suas declarações de conformidade. Esses operadores não estavam apenas disponíveis para compartilhar as melhores práticas com operadoras menores, mas para aprender uns com os outros, observou Urban.
Um tema-chave que surgiu entre operadores foi que a segurança não é uma competição, mas sim melhor para a indústria como um todo quando todos estão incorporando as melhores práticas e compartilhando informações.
No fórum, os membros da FAA tiveram a oportunidade de ouvir perguntas sobre como os programas de SMS serão revisados e inspecionados e preocupações de que diferentes inspetores podem ter expectativas diferentes.
Uma mensagem-chave transmitida aos operadores foi a importância de que os inspetores sejam treinados e entendam as regras. Particularmente importante foi que os inspetores avaliem a conformidade, mas não ditem como chegar lá.
Entre as perguntas estava se a FAA conseguiria acompanhar a obrigatoriedade junto com a indústria. Os reguladores estão esperando – e começando a ver – que muitos buscarão aprovação para sua declaração com antecedência. Mas há uma preocupação predominante sobre uma corrida apressada junto do prazo final para conformidade.
Os membros da FAA indicaram que estavam prestando atenção a essas e outras preocupações e estavam usando essas informações ao treinar e educar sua força de trabalho.
Com base no feedback dos participantes, esse diálogo com os reguladores estava entre as interações mais valiosas com os operadores no fórum.
Mas também foi importante compartilhar as melhores práticas porque os participantes entenderam que o SMS é um processo em evolução e não um programa estático, disse Urban. Outros tópicos de interesse incluíram como a inteligência artificial pode ser usada para ajudar na revisão de dados ou outros aspectos de um SMS, e quais outras tecnologias estão disponíveis para auxiliar os operadores.
A cultura de segurança também permaneceu um tema importante porque é central para o programa SMS – como começa com a liderança, filtra por toda a organização e continua a crescer.
Urban acrescentou que esse diálogo era especialmente importante para operadores menores para ajudar a encorajar os colaboradores e funcionários a relatar, principalmente quando pode haver apenas alguns membros da equipe.
Reguladores e autoridades do setor concordaram que a educação é a chave para a adoção bem-sucedida em todo o setor.
“As pessoas ficam um pouco sobrecarregadas com o SMS, mas se você já tem sistemas de gerenciamento em vigor, não precisa reinventar a roda. Você pode utilizar isso”, disse Urban, enfatizando que o SMS será diferente para cada operador.
Cada operador tem riscos diferentes e análises de segurança diferentes. É por isso que é importante que os reguladores entendam o setor e garantam que o SMS seja escalável. Os operadores precisam entender o que se encaixa e funciona para eles.
Esses são alguns dos principais temas que a associação espera alcançar outros operadores, já que planeja futuros fóruns desse tipo antes da efetivação da obrigatoriedade de 2027. Mas, além dos fóruns, a associação está usando seus próprios eventos e outros para divulgar a mensagem pelo advento do SMS. A preocupação é alcançar o operador que pode não estar prestando atenção ou pode estar intimidado pelo processo. [EL] – c/ fonte