Com novo acordo de fornecimento, Aeroporto de Farnborough (Inglaterra) aumenta seu “jogo” no SAF – receberá 12,5 milhões de litros de combustível SAF misturado por ano, em 21.03.25


No dia 20, o Aeroporto de Farnborough, na área de Londres (Inglaterra), anunciou que assinou um acordo histórico com a Hydrogen Refinery para 12,5 milhões de litros ou 10.000 toneladas (ou 3,3 milhões de galões) por ano de Combustível de Aviação Sustentável (SAF) produzido localmente a partir de resíduos.

Berço da aviação britânica e o principal aeroporto da Europa em conectividade premium de viagens aéreas, O Aeroporto de Farnborough (EGLF) já é um dos maiores fornecedores de SAF de um único local para a comunidade da aviação executiva, tendo vendido mais de 2 milhões de litros (500 mil galões) de SAF misturado até 38% desde 2021, quando começou a receber e estocar SAF. Com a introdução de mandatos de SAF entrando em vigor no início deste ano, as vendas domésticas de SAF estão cada vez mais sendo colocadas em risco pela falta de produção e investimento no Reino Unido.

O Reino Unido e a União Europeia têm obrigatoriedade para uso do SAF apoiada pela legislação sobre a quantidade (parcial, em mistura ao QAv) de SAF que deve ser usada a partir de janeiro de 2025 e também sobre a forma como o SAF deve ser produzido no futuro. Isso visando garantir que combustíveis avançados possam ser desenvolvidos ao longo do tempo para dar suporte ao crescimento necessário na produção de SAF sem incentivar agricultores a mudar do cultivo de alimentos para o cultivo de matérias-primas de SAF. O SAF hoje é quase inteiramente produzido a partir de óleo de cozinha usado ou HEFA (Hydro processed Esters and Fatty Acids  – Ésteres e Ácidos Graxos Hidroprocessados), no entanto, a tecnologia inovadora da Hydrogen Refinery é capaz de produzir SAF negativo em carbono a partir de uma variedade de produtos residuais mistos, obtidos localmente ou de aterros sanitários.

A Hydrogen Refinery usa um sistema de eletrólise de plasma induzido por micro-ondas para decompor resíduos que variam de plásticos a restos de alimentos em gás de síntese, que pode então ser convertido em combustíveis sintéticos como o SAF.

Simon Geere, CEO do Aeroporto de Farnborough, disse: “Estamos muito satisfeitos em forjar esta aliança inovadora com a desenvolvedora de e-fuels Hydrogen Refinery. Sua tecnologia patenteada tem o potencial de fornecer ao Aeroporto de Farnborough suprimentos proprietários suficientes de SAF para nos tornarmos o primeiro e único aeroporto do mundo a oferecer combustível com uma mistura de 20% em todo o seu suprimento até 2028, bem à frente da meta do próprio Governo do Reino Unido de 10% até 2030. Além disso, isso é totalmente consistente com nossas ambições de ser uma incubadora para o avanço de tecnologias sustentáveis, além de ser um facilitador comercial vital para dar o pontapé inicial no refino doméstico de SAF, em escala e aqui mesmo no Reino Unido”.

Geere acredita que o novo acordo de compra — que é baseado em desenvolvimentos futuros — ajudará a dar o “pontapé inicial” no setor de refino de SAF doméstico do país. Com obrigatoriedades de uso de SAF do Reino Unido e da UE instituídos no início deste ano, Geere observou que a falta de produção doméstica e investimento em empresas pode impactar os suprimentos no Reino Unido.

Geere discorreu: “A transição para novas tecnologias de abastecimento como esta requer mercados como o nosso, que sejam capazes de sustentar os maiores custos de investimento inicial necessários para fazer as coisas acontecerem. O Aeroporto de Farnborough está em uma posição única para avançar esta tecnologia, uma vez que movimentamos aeronaves menores e modernas e o valor econômico significativo dos vôos que apoiamos. Como uma empresa local, a Hydrogen Refinery exemplifica as capacidades tecnológicas profundamente enraizadas das empresas que fazem parte da herança de pesquisa aeronáutica do Aeroporto de Farnborough, e este é um exemplo fantástico de uma parceria que gerará investimento interno local significativo e reforçará nossas ambições de nos tornarmos uma vitrine global de sustentabilidade para aeroportos ao redor do mundo”.

Stephen Voller, CEO da Hydrogen Refinery, comentou: “Vivemos em uma sociedade descartável, e resíduos como plásticos mistos e resíduos sólidos urbanos (MSW) continuam a aumentar, apesar dos esforços para reciclagem. A Hydrogen Refinery tem um processo exclusivo chamado sistema de eletrolisador de plasma [PES – plasma electrolyser system] que pode processar resíduos mistos, incluindo resíduos de alimentos de passageiros de companhias aéreas, em SAF. Este não é apenas um processo de baixo custo, mas também é negativo em carbono porque os resíduos são processados ​​sem as emissões de incineração ou aterro. Estamos entusiasmados em trabalhar com o Aeroporto de Farnborough para tornar sua visão de sustentabilidade uma realidade”.

O novo acordo entre o Aeroporto Farnborough e a  Hydrogen Refinery segue uma série de marcos bem-sucedidos nos últimos anos no aeroporto.

Em 2022, por um período de teste de duas semanas antes Da feira aeronáutica FIA – Farnborough International Airshow, o Aeroporto de Farnborough se tornou o primeiro aeroporto do mundo a oferecer SAF pelo mesmo preço do combustível JET-A1 padrão, depois de dar um passo importante para impulsionar a adoção do SAF ao oferecê-lo a todos os clientes no ano anterior.

Também em 2022, o Aeroporto de Farnborough se comprometeu a ser Net Zero (emissão líquida zero) até 2030 ou antes para emissões sob seu controle, estabelecendo uma das metas mais ambiciosas do setor de aviação.

Em 2024, o Aeroporto de Farnborough recebeu o status de acreditação de carbono Nível 4+ pelo esquema ACA – Airport Carbon Accreditation (Acreditação de Carbono Aeroportuário), um dos cinco aeroportos do Reino Unido e o único aeroporto de aviação executiva a obter tal reconhecimento. [EL]