Garmin lança detector de monóxido de carbono (CO) – GCO-14 para aeronaves certificadas, com sensor de montagem remota monitorando e informando níveis de CO e alertando para níveis elevados e selecionados, em 05.04.25

No dia 18 de março, a Garmin anunciou o lançamento do detector de monóxido de carbono (carbon monoxide detector) GCO-14, um sensor de montagem remota que pode ser integrado a aviônicos Garmin selecionados para monitorar os níveis de monóxido de carbono (CO) e alertar os ocupantes da aeronave sobre níveis deste gás potencialmente prejudiciais. O GCO-14 adiciona uma nova camada de consciência situacional na cabine e proporciona tranquilidade aos pilotos e seus passageiros, sabendo que a ameaça invisível de monóxido de carbono (CO) está sendo monitorada.
O GCO-14 integra perfeitamente o monitoramento e o alerta do nível de monóxido de carbono (CO) aos navegadores GTN-Xi, aos instrumentos de vôo GI-275 e às telas de informação de vôo TXi.
O GCO-14 conecta-se a navegadores GTN Xi ou ao instrumento GI-275 – a compatibilidade sendo somente para GI-275 na função HSI e telas TXi multifuncional (MFD). Alertas nos displays de vôo TXi de dados de monóxido de carbono (CO) retransmitidos – conexão direta com displays de vôo TXi – não disponível.
Os pilotos podem visualizar o nível atual monóxido de carbono (CO) por meio de uma página dedicada ou campos de dados do usuário. No caso de níveis de monóxido de carbono (CO) potencialmente prejudiciais serem detectados, o GCO-14 pode fornecer alertas sonoros e visuais. Os alertas visuais exibem uma mensagem “CO Level” ou “CO” – de “Nível de CO” ou “CO” – no visor e um alerta sonoro, “Carbon Monoxide” – de “Monóxido de carbono” -, também pode ser acionado quando a aviônica é conectada a um painel de áudio. Os alertas de CO sonoros requerem conexão a um painel de áudio compatível. Para complementar os limites de alerta predefinidos, os avisos personalizados podem ativar uma mensagem de monóxido de carbono (CO) em limites selecionáveis pelo piloto.
O pequeno e leve módulo GCO-14 se encaixa facilmente atrás do painel da aeronave. O Módulo pode ser conectado na aviônica compatível e inclui o chicote de fiação necessário para instalação. O GCO-14 atende à Instrução de Padrão Técnico da FAA TSO-C48A para uso em aeronaves certificadas e tem uma vida útil do sensor de até 10 anos. Quando necessário, o GCO-14 pode ser facilmente desconectado e substituído por meio de um conector de 4 pinos.
O GCO-14 deve estar disponível no segundo trimestre de 2025 por meio de revendedores autorizados da Garmin por um preço de tabela de US$ 549. [EL]
Para informações adicionais sobre o GCO-14:
https://www.garmin.com/en-US/p/1486433#overview