Na montagem final em Bordeaux-Mérignac, primeiro Dassault Falcon 10X tomando forma, em 09.04.25


No dia 08, o editor-chefe da AIN Matt Thurber postou na plataforma da mídia que a Dassault Aviation, na unidade em Bordeaux-Mérignac, na França, está concluindo a montagem do primeiro Falcon 10X. A entrada em serviço do “10X” está prevista para o final de 2027.
O Falcon 10X é um jato bimotor cabine larga que apresenta a maior seção transversal de cabine entre todos os jatos produzidos para o transporte executivo. Com uma cabine de 2,032 m. (6 pés e 8 pol.) de altura e 2,7686 m. (9 pés e 1 pol.) de largura, o “10X” será o maior e mais longo jato da Dassault, e com alcance de 7.500 MN. Assim como seu ‘primo’ militar, o caça Rafale, o 10X tem asa composta de fibra de carbono.

Enquanto a montagem final do primeiro modelo está em andamento, os engenheiros estão realizando testes de carga e limite de fadiga da fuselagem em um banco de ensaio mecânico para validar os limites de vida útil da fuselagem.

Os sistemas do Falcon 10X estão sendo testados em duas bancadas de teste multissistema no centro de testes de vôo da Dassault em Istres, na França. Cada bancada inclui conjuntos de computadores de subsistemas que representam os sistemas reais da aeronave, de acordo com a Dassault. “Essas bancadas de teste verificarão o funcionamento adequado da aviônica, controles do motor, controles de vôo, hidráulica, distribuição elétrica, frenagem, proteção contra incêndio e outros sistemas da aeronave”.

Os testes da cabine de comando e do sistema de controle de vôo digital estão em andamento na sede da Dassault em Saint-Cloud, perto de Paris.

No final do ano passado, a Rolls-Royce concluiu a campanha de testes de vôo do motor Pearl 10X de 18.000 lbf. empuxo, que equipará com exclusividade o “10X”. Isso envolveu mais de 25 vôos na plataforma de testes de vôo – Boeing 747 – da Rolls-Royce ao longo de seis meses, incluindo vôos a 45.000 pés e à velocidade de até MACH 0,90. [EL] – c/ fonte