Atividade de vôo da aviação executiva global tem aumento em abril pelos dados de pesquisa da Argus, em 08.05.25


Em post no dia 08, o editor da plataforma on line da AIN Chad Trautvetter repercutiu os dados mais recentes, da pesquisa de atividade da aviação executiva TraqPak, da Argus International, relativos a abril.

Trautvetter postou que a atividade global de vôos de aeronaves executivas no mês passado aumentou 3,2% em relação a abril do ano passado, apesar de uma ‘erosão’ de 6,5% no tráfego europeu. Os vôos na América do Norte aumentaram 2,4%, enquanto no resto do mundo aumentaram 17%.

Para este mês (maio), Trautvetter divulgou que os analistas da Argus projetam um aumento de 0,2% na atividade norte-americana em relação ao ano anterior e uma queda de 3,8% na Europa.

“Abril nos proporcionou uma surpresa agradável e produziu um ganho mensal. Antes do início do mês, todas as tendências pareciam apontar para um mês ligeiramente estável a negativo em meio a toda a incerteza econômica”, disse Travis Kuhn, vice-presidente sênior de software da Argus. “Até mesmo os jatos de grande porte norte-americanos e as operações PART-91 [transporte particular] conseguiram gerar aumento na atividade”, acrescentou Kuhn.

No mês passado, na América do Norte, todas as categorias de aeronaves e tipos de operadores tiveram alta de atividade. Por categoria, os jatos de cabine grande lideraram com um aumento de 3,2%, seguidos pelos jatos leves com alta de 2,8%, jatos de médio porte, com alta de 2,7%, e turboélices, com alta de 1,2%. Por segmento de transporte, os vôos de compartilhamento continuaram a liderar por operador, com alta de 9,4%, enquanto os vôos de fretamento (PART-135) e particulares (PART-91)  apresentaram ganhos mais modestos, de 1,4% e 0,4%, respectivamente. Dois segmentos registraram ganhos de dois dígitos: os vôos de compartilhamento com jatos de cabine grande aumentaram 15,4% e vôos de compartilhamento com jatos leves cresceram 13%.

Na Europa, a atividade de jatos de médio porte registrou o único aumento, de 1,9%. Todas as outras categorias de aeronaves no continente registraram perdas, lideradas pelos jatos de cabine grande, com queda de 17,9%, seguidos pelos jatos leves, com queda de 3,3%, e turboélices, com queda de 2,7%.

Os turboélices “reinaram supremos” no resto do mundo, com um aumento de atividade de vôo de 24,4% no mês passado, enquanto os vôos com jatos leves subiram “saudáveis” ​​17%. A atividade de jatos de médio porte aumentou 12,4% e dos jatos de cabine grande cresceu 7%. [EL] – c/ fonte