NASA e Boeing interrompem projeto SFD com demonstrador X-66 e iniciam uma avaliação de uma abordagem atualizada concentrada na demonstração da tecnologia de asa longa e fina (asa esbelta), em 11.05.25

A Boeing arquivou seus planos de construir e voar o avião experimental X-66 para o projeto SFD – Sustainable Flight Demonstrator (Demonstrador de Vôo Sustentável), da NASA, que buscava introduzir novas tecnologias de fuselagem para a próxima geração de aviões comerciais de corredor único mais eficientes.
A Boeing anunciou, em janeiro de 2023, que pretendia voar uma aeronave de demonstração em escala real para o programa SFD da NASA até 2028. A fabricante planejava usar um McDonnell Douglas MD-90 modificado com asa alta treliçada de material composto de elevada razão de aspecto.
Em um comunicado, no dia 24 de abril, a NASA informou que a agência e a Boeing estão atualmente avaliando uma abordagem atualizada para o projeto Demonstrador de Vôo Sustentável (SFD), da agência, que se concentraria na demonstração da tecnologia de asa longa e fina (asa esbelta) com amplas aplicações para múltiplas configurações de aeronaves.
Asa longa e fina (asa esbelta) é um aspecto fundamental da arquitetura de asas treliçadas transônicas do X-66.
Segundo esta proposta, todos os aspectos do projeto do demonstrador de vôo X-66, bem como o hardware adquirido ou modificado para o projeto, estão mantidos, enquanto a tecnologia de asa longa e fina está sendo investigada com mais foco. A NASA e a Boeing também continuam a colaborar na pesquisa do conceito de asa transônica com suporte escorado (de solução treliçada).
A proposta baseia-se no conhecimento adquirido por meio de pesquisas conduzidas até o momento no âmbito do projeto Demonstrador de Vôo Sustentável (SFD).
Desde que a NASA concedeu o prêmio Demonstrador de Vôo Sustentável em 2023, o projeto fez progressos significativos em direção ao seu objetivo de informar as futuras gerações sobre aviões comerciais mais sustentáveis. A Boeing e a NASA colaboraram em testes em túnel de vento, modelagem computacional de dinâmica de fluidos e projeto e análise estrutural com o objetivo de explorar a melhor forma de abordar projetos sustentáveis e com baixo consumo de combustível.
Esta pesquisa gerou confiança nos substanciais benefícios potenciais de economia de energia que as tecnologias investigadas pelo projeto Demonstrador de Vôo Sustentável e outras pesquisas da NASA podem proporcionar. A proposta da Boeing identifica o conceito de asa fina como tendo amplas aplicações para possível incorporação em aeronaves com e sem suportes de treliça.
Por meio de um acordo da Lei Espacial, a NASA se comprometeu a investir US$ 425 milhões no projeto SFD, enquanto a Boeing e seus parceiros comerciais deveriam contribuir com até US$ 725 milhões. Não foi divulgado o dispêndio já efetuado no programa de pesquisa.
A NASA e a Boeing estão discutindo opções potenciais para o avanço dessas tecnologias de vôo sustentável. O objetivo final da NASA para esta pesquisa sobre aeronaves sustentáveis é alcançar melhorias substanciais na eficiência de aviões comerciais de próxima geração, menores custos para os viajantes, redução dos custos e do consumo de combustível e aumento da liderança tecnológica da aviação do EUA. [EL]
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