Especialista americana de modificações AVCON obtém STC da FAA para versão de King Air B300/350 de avião de pesquisa ambiental de última geração, em um projeto de 5 anos, em 18.05.25

No dia 05, a AVCON Industries Inc., subsidiária da BUKS – Butler National Corporation, fabricante e integradora de sistemas líder em modificações de aeronaves para missões especiais, anunciou a aprovação do Certificado Tipo Suplementar (STC) da FAA para o modelo bimotor turboélice Beechcraft King Air B300 da NSF-UW – National Science Foundation – University of Wyoming Environmental Research (Fundação Nacional de Ciências – Pesquisa Ambiental da Universidade de Wyoming) com uma integração complexa de modificações estruturais e elétricas.
A AVCON recebeu o STC-FAA SA04749NY para a instalação da Extensão de Nariz (King Air Nose Extension) da AVCON com provisões para montagem de sensores, pontos fixos (hard points) em ponta da asa ou pela célula externamente, também conhecidos como provisões para captação externa (provisions for external stores), com formatos de sensores significativos, portas de câmera duplas para baixo e duas para cima, pontos fixos na fuselagem inferior com pilones para sensores externos grandes, pontos fixos na fuselagem lateral para sensores e pontos fixos na fuselagem superior para sensores em aeronaves King Air modelos B300 e 350. O STC da FAA permite diversas combinações de implantação de sensores. O STC expande as opções de produtos da AVCON Industries disponíveis para instalação. Os formatos genéricos montados nos vários pontos fixos durante os testes de vôo oferecem aos clientes da AVCON a oportunidade de adaptar os produtos AVCON aos requisitos específicos da missão.
“Primeiramente, parabéns à Universidade de Wyoming e à Fundação Nacional de Ciências por seu compromisso com a pesquisa e agradecimento por terem escolhido a AVCON para trabalhar no projeto do avião para missões especiais. A AVCON aceitou o projeto do King Air avião de pesquisa de próxima geração da Universidade de Wyoming como um desafio significativo. As modificações buscadas eram integradas, complexas e tinham múltiplas configurações. Aproximadamente cinco [5] anos após o início do projeto, a AVCON obteve o STC da FAA”, disse Marcus Abendroth, presidente da AVCON Industries Inc.(com sede no Kansas).
“Do ponto de vista comercial, a AVCON assumiu um compromisso significativo de engenharia com o projeto do King Air da Universidade de Wyoming. Acreditamos que nosso investimento criará uma base de engenharia para novas oportunidades de vendas e desenvolvimento de produtos no futuro”, acrescentou Chris Reedy, presidente e CEO da empresa controladora da AVCON, a Butler National Corporation.
“A escala deste projeto foi enorme, e esta aeronave é única entre as aeronaves de pesquisa atmosférica”, disse Jeff French, professor e chefe do departamento de ciências atmosféricas da UW. “O King Air de pesquisa da NSF-UW é uma plataforma essencial para continuar e expandir a missão de pesquisa da universidade e atender às necessidades nacionais de pesquisa. O King Air modificado para missões especiais oferece tremenda flexibilidade e adaptabilidade com a multiplicidade de configurações disponíveis com a aeronave certificada pela FAA”, completou French. [EL]