Rolls-Royce celebra 9.000° turbofan produzido na planta industrial de Dahlewitz, na Alemanha, e avança no programa Pearl 10X com conclusão dos principais testes de certificação de motor, em 19.05.25

Em post no dia 18 na plataforma on line da AIN, a editor da revista mensal da mídia Kerry Lynch repercutiu a celebração do marco do 9.000° do motor produzido pela fabricante Rolls Royce na planta industrial de Dahlewitz, na Alemanha, ao mesmo tempo a continuidade do progresso do programa do novo turbofan para aviação executiva Pearl 10X, somando 3.400 horas de vôo.
A Rolls-Royce comemorou o marco de 9.000º motor produzido em sua unidade de Dahlewitz, com turbofan Pearl 700, que equipa o jato executivo cabine larga de ultralongo alcance Gulfstream G700.
Localizada ao sul de Berlim, a fábrica de Dahlewitz iniciou atividade de produção em junho de 1995 e, desde então, tornou-se um centro de excelência para motores de dois eixos. Sede das operações de aviação executiva da Rolls-Royce, a unidade desenvolve, fabrica e realiza a manutenção de motores. A Rolls-Royce afirmou que a unidade desempenha um papel fundamental em sua estratégia de expansão de mercado. O local emprega 2.400 pessoas de 60 países.
Os motores produzidos em Dahlewitz incluem a Família Pearl – Pearl 10X, Pearl 15, Pearl 700 – e a Família BR série 700 – BR710, BR715 e BR725 – e os motores Tay 611-8/-8C, V2500 e Trent XWB-84. Mais de 6.100 desses motores são produzidos para aeronaves executivas. Além disso, a fábrica de Dahlewitz abriga o programa de demonstração UltraFan, da Rolls-Royce.
“Dahlewitz é um pilar fundamental das ambições futuras da empresa, e já estou ansioso pela entrega de número 10.000”, disse Dirk Geisinger, presidente da Rolls-Royce Alemanha. “Com nossa crescente base instalada, nossa família de motores Pearl, líder de mercado, e nossa crescente participação de mercado no segmento de aviação executiva de ultralongo alcance, estamos idealmente posicionados para o crescimento futuro, ajudando a transformar a Rolls-Royce em uma empresa de alto desempenho, competitiva, resiliente e em crescimento”, falou Geisinger.
Para tanto, a Rolls-Royce divulgou que prevê um aumento de 7% a 9% nas aeronaves com seus motores em serviço no restante da década e acredita que as horas de vôo atingirão de 120% a 130% dos níveis registrados em 2019 no curto prazo.
A Rolls-Royce anunciou planos para um investimento de £ 30 milhões (US$ 35,8 milhões) na unidade e espera recrutar mais 100 funcionários para dar suporte aos serviços dos motores Trent 1000.
Junto com a celebração do 9.000° do motor produzido pela fabricante Rolls Royce na planta industrial de Dahlewitz, um turbofan Pearl 700, a Rolls Royce também marca posição da proximidade da aprovação de seu mais recente modelo de motor Pearl 10X.
Reservado para jato executivo cabine larga de ultralongo alcance da Dassault Falcon 10X, a variante do motor Pearl com designação homônima concluiu com sucesso todos os principais testes de certificação de motor, exceto um, divulgou a Rolls-Royce. Esses testes incluíram intervalo de manutenção inicial, teste tipo, colisão com pássaros de médio porte, vento cruzado externo e emissões. Os testes restantes estão programados para os próximos meses, em apoio à próxima campanha de testes de vôo do jato Falcon 10X da Dassault. A Rolls-Royce afirmou que seus testes demonstraram a maturidade do motor.
“Cada marco alcançado no programa de desenvolvimento do Pearl 10X até agora reflete o trabalho árduo e a dedicação de nossas equipes globais de engenharia e testes experimentais”, disse Phillip Zeller, vice-presidente sênior da Rolls-Royce. “À medida que nos aproximamos das tarefas finais de certificação, estamos confiantes de que o Pearl 10X atenderá aos mais altos padrões de desempenho, eficiência e confiabilidade, garantindo que seja a escolha perfeita para o Falcon 10X da Dassault”, completou Zeller.
Juntos, o demonstrador Advance2 da Rolls-Royce e a configuração do motor Pearl 10X acumularam montante de horas de teste. Esses testes incluíram uma abrangente campanha de testes de vôo instalado no Boeing 747 de plataforma de testes, da Rolls-Royce, em Tucson, no Arizona (EUA). Essa campanha envolveu mais de 25 vôos e 36.000 MN ao longo de seis meses.
A Rolls-Royce inaugurou uma unidade de apoio à produção de 2.000 m² (21.500 pés²) em Le Haillan, na França, perto da linha de montagem final da Dassault em Mérignac, para apoiar as atividades de teste de vôo e produção do Falcon 10X. Essa unidade da Rolls-Royce abriga escritórios, uma oficina e um depósito, com 30 funcionários no local.
Combinando o núcleo (core) Advance2 da Rolls-Royce com um sistema de baixa pressão de alto desempenho (high-performance low-pressure system), o Pearl 10X produzirá um empuxo de mais de 18.000 lbf., colocando-o entre os modelos de motor de maior potência (empuxo) da linha de motores da aviação executiva da Rolls Royce.
Os principais recursos incluem um fan com blisks (disco rotor e palhetas) de titânio, um compressor de alta pressão (HP) com seis estágios de blisks, um combustor ALM de emissões ultrabaixas, uma turbina de alta pressão (HP) sem cobertura de dois estágios, uma turbina de baixa pressão (LP) de quatro estágios aprimorada e uma nacele personalizada da Spirit AeroSystems. As câmaras de combustão fabricadas com camada de aditivos (ALM – Additive-layer-manufactured) são incorporadas a um combustor de baixa emissão do motor. O motor é 5% mais eficiente do que os motores anteriores da série BR-700 e pode operar com 100% combustível de aviação sustentável (SAF). [EL] – c/ fonte