Primeiro Global 8000 de produção faz o primeiro vôo, e os próximos passos são a conclusão do interior para a entrada em serviço ainda neste ano, em 22.05.25

No dia 20, a Bombardier anunciou que a primeira aeronave Global 8000 de produção concluiu com sucesso seu primeiro vôo, no dia 16, a partir do Centro de Montagem de Aeronaves de última geração da Bombardier em Mississauga, em Ontário (Canadá), partindo do Aeroporto Internacional Pearson, de Toronto (CYYZ).
No vôo, a aeronave executou uma série de testes, parte dos procedimentos de vôo de produção. O vôo foi conduzido pelos pilotos Sandro Novelli (PIC) e Charlie Honey (SIC) e pelo engenheiro de vôo Bhargav Bhavsar. Todos os controles de vôo foram exercidos na aeronave, e os sistemas e a aeronave apresentaram o desempenho esperado.
Este é o mais recente marco para o programa Bombardier Global 8000. O veículo de testes de vôo (FTV) Global 8000 superou as expectativas em testes de vôo e a primeira aeronave de produção em breve viajará para o Centro de Conclusão Bombardier Laurent Beaudoin, em Montreal (Canadá), onde as finalizações do interior ocorrerão antes de sua entrada em serviço (EIS) planejada para o segundo semestre de 2025.
“Este primeiro vôo de produção marca mais um marco de sucesso para o programa Global 8000 da Bombardier e estamos muito satisfeitos com o desempenho da aeronave em sua jornada inaugural”, disse Stephen McCullough, vice-presidente sênior de engenharia e desenvolvimento de produtos da Bombardier. “Ter esta primeira aeronave de produção decolando é mais um passo importante nesta jornada que redefinirá o cenário da aviação executiva. Com sua cabine [com pressurização] com baixa altitude, cabine luxuosa e saudável, vôo suave e incomparável e recursos de desempenho incomparáveis, o Global 8000 é a escolha certa para proprietários e operadores exigentes que priorizam conveniência e flexibilidade”, promoveu McCullough.
“Esta é uma conquista muito especial para a nossa aeronave Global 8000, o mais recente destaque deste jato executivo transformador”, disse David Murray, vice-presidente executivo de manufatura, TI e sistema de excelência operacional da Bombardier. “Este primeiro vôo é um reflexo da dedicação e do alto nível de habilidade das nossas equipes de engenharia, produção e vôo, que acompanham e executam com precisão e maestria todas as etapas do processo de fabricação e testes em vôo”, completo Murray.
O novo jato executivo cabine larga ultralongo alcance Global 8000 é a evolução do bem-sucedido Global 7500, que já superou 250.000 horas de vôo e mais de 200 entregas desde que entrou em serviço em 2018.
“Jato-chefe” da Bombardier de uma nova era, o Global 8000 estabelece novos padrões de desempenho e qualidade de vôo, com a velocidade máxima de qualquer aeronave civil desde o Concorde, a MACH 0,94, e velocidade de cruzeiro “ultra” alta de MACH 0,92, o que permite vôos mais rápidos de até 4.200 MN, o maior alcance para um jato executivo com cabine com quatro áreas, de 8.000 MN, e o vôo mais suave do setor. A velocidade de cruzeiro normal é de MACH 0,90 e a velocidade de cruzeiro “típica” é de MACH 0,85. A altitude máxima de operação é de 5.100 pés.
O Global 8000 tem motorização de dois turbofans GE Passport, de 18.920 lbf. de empuxo.
O Global 8000 é a “máquina do tempo” definitiva, desbloqueando mais rotas do que nunca, incluindo Dubai (Emirados Árabes Unidos) a Houston (EUA), Cingapura a Los Angeles (EUA), Londres (Inglaterra) a Perth (Austrália) e muitas rotas, além de apresentar a primeira velocidade de cruzeiro ultra-alta de MACH 0,92. Nessa velocidade média de cruzeiro, o Global 8000 pode ter um alcance de até 4.200 MN. O Global 8000 também possui um desempenho impressionante em pista, comparável ao de um jato leve. Seu design exclusivo e engenharia de ponta oferecem aos clientes a capacidade de acessar aeroportos menores, aos quais outras aeronaves de sua categoria não têm acesso.
A aeronave Global 8000 também estabelecerá um padrão extremamente alto em termos de luxo e conforto. Este jato executivo pioneiro oferecerá conforto excepcional, com quatro verdadeiros espaços de convivência e uma área de descanso separada para a tripulação.
A cabine de 54 pés e 5 polegadas (16,586 m.) de comprimento do jato tem o maior comprimento de assento de sua classe, bem como uma altitude de cabine de 2.900 pés acima do nível em cruzeiro a 41.000 pés, para maximizar o conforto e a produtividade dos passageiros durante suas viagens.
Com controles de vôo Fly-by-wire, a cabine de comando do Global 8000 é equipada com uma plataforma aviônica Global Vision, da Collins Aerospace. Os recursos incluem quatro grandes displays (telas de informação de vôo), HUD com sistema de visão combinado (sobreposição simultânea de imagens de visão aprimorada e sistema de visão sintética) e radar meteorológico MultiScan com detecção de cisalhamento de vento.
O Global 8000 deve entrar em serviço ainda em 2025. [EL]