Belga ASL Group será o cliente de lançamento do avião elétrico de 9 passageiros Microliner, da alemã Vaeridion, em 22.06.25

A operadora de aviação executiva ASL Group, com sede na Bélgica, será a cliente de lançamento da aeronave elétrica Microliner, da fabricante startup alemã (com sede em Munique) Vaeridion. A startup alemã anunciou o acordo durante a feira aeronáutica o Paris Air Show, que acontece entre os dias 16 e 22, e também nomeou membros para seu comitê consultivo de mercado, que incluirá Aero-Dienst, Cirium, Copenhagen Air Taxi, CPH Helicopters, IBA, KLM Royal Dutch Airlines, MBA, Monte e TrueNoord.
O ASL Group está desenvolvendo o que descreve como uma malha “semi-regular”. Seu acordo com a Vaeridion abrange um número não divulgado de aviões Microliner, que, segundo a empresa, operarão vôos de até 217 MN.
“Estamos entrando agora na fase empolgante de lançar um programa de desenvolvimento de aeronaves”, disse Ivor van Dartel, cofundador e CEO da Vaeridion. “A conquista do nosso cliente de lançamento e o trabalho com excelentes parceiros de tecnologia prepararam o cenário para entregar voos sem emissões como uma solução escalável e real antes do final desta década”, completou van Dartel.
O trabalho de desenvolvimento da aeronave, com capacidade para 9 passageiros, conta agora com o apoio de parceiros como a especialista em baterias Evolito e a fabricante de hélices alemã MT Propeller, além da GKN Aerospace, Dassault Systèmes e Bosch.
A Vaeridion também assinou um memorando de entendimento (MoU) com o centro de pesquisa aeroespacial holandês NLR. Engenheiros do centro de pesquisa auxiliarão a Vaeridion, com testes de vôo, validação de sistemas e conformidade regulatória.
A Vaeridion pretende obter a certificação Microliner pelo regulamento CS-23, da EASA, para iniciar as operações comerciais em 2030. [EL]