Líder global em materiais avançados e soluções de alto desempenho Greene Tweed divulga que resultados de um estudo confirmaram a compatibilidade de vedações de elastômero à base de flúor (fluorine-based elastomer seals) SAF, para prevenção de vazamentos por falta de compostos aromáticos no combustível, em 27.06.25

No dia 12, antecedendo a feira aeronáutica Paris Air Show (entre os dias 16 e 22), a líder global em materiais avançados e soluções de alto desempenho Greene Tweed, da Pensilvânia (EUA), divulgou que os resultados de um estudo confirmaram a compatibilidade de suas vedações de elastômero à base de flúor (fluorine-based elastomer seals) com combustível de aviação sustentável (SAF).
De acordo com a Greene Tweed, os resultados da pesquisa fornecem informações e dados cruciais para líderes aeroespaciais na transição para combustíveis sustentáveis e de baixa emissão, garantindo segurança e confiabilidade.
Com o foco da indústria aeroespacial na descarbonização, os combustíveis SAF oferecem reduções substanciais de CO2 de mais de 65% em comparação com os combustíveis de aviação tradicionais – fósseis. No entanto, desafios como a compatibilidade de vedações (selos) de elastômeros permanecem. Para lidar com isso, a Greene Tweed realizou testes rigorosos para garantir que seus selos funcionem eficazmente com esses combustíveis avançados.
“Combustíveis de aviação sustentáveis oferecem um caminho prático para a redução de emissões, especialmente em vôos de longa distância, onde baterias e hidrogênio continuam sendo menos viáveis”, disse Shawn McCloskey, diretor comercial da Greene Tweed. “Nosso estudo garante que os clientes aeroespaciais tenham soluções de vedações de elastômero confiáveis para adoção de SAF sem comprometer a segurança ou o desempenho”, acrescentou McCloskey.
A Greene Tweed colaborou com diversos fornecedores para avaliar misturas de SAF e seus efeitos nas propriedades físicas dos elastômeros à base de flúor FKM e FVMQ. O estudo avaliou o desempenho de misturas de SAF, incluindo Querosene Parafínico Sintético (SPK) e Querosene Aromático Sintético (SAK), seguindo as normas ASTM D7566. Testes simularam ambientes aeroespaciais extremos, incluindo temperaturas de até 120°C e exposição prolongada ao SAF.
A Greene Tweed colaborou com diversos fornecedores para avaliar misturas de SAF e seus efeitos nas propriedades físicas dos elastômeros à base de flúor FKM e FVMQ. O estudo avaliou o desempenho de misturas de SAF, incluindo querosene parafínico Sintético (SPK – Synthetic Paraffinic Kerosene) e querosene aromático sintético (SAK – Synthetic Aromatic Kerosene), seguindo as normas ASTM D7566. Testes simularam ambientes aeroespaciais extremos, incluindo temperaturas de até 120°C e exposição prolongada ao SAF.
As principais conclusões do estudo incluem:
- desempenho consistente: os compostos de FKM (731, 772, 665) mantiveram o desempenho em todas as misturas, incluindo três SPK, misturas 50/50 com fluido de controle e 20% de SAK com 80% de SPK.
- propriedades do material: os elastômeros de FKM demonstraram forte compatibilidade com condições severas de SAF, incluindo envelhecimento do fluido e cenários de secagem.
- impacto do conteúdo aromático: o conteúdo aromático em formulações de SAF, particularmente em misturas de SAK, é fundamental para manter o desempenho do material.
- protocolos de teste avançados: testes em condições de envelhecimento acelerado confirmaram a confiabilidade a longo prazo.
“Ao analisar os efeitos das interações químicas entre misturas de SAF e elastômeros avançados, desenvolvemos um conjunto robusto de dados que estabeleceu confiabilidade e compatibilidade de longo prazo em condições aeroespaciais extremas”, observou Ronald Campbell, doutor (PhD) consultor técnico sênior da Greene Tweed.
À medida que a indústria da aviação busca um crescimento neutro em carbono, com as cias. aéreas do EUA visando uma redução de 50% nas emissões de CO2 até 2050, os combustíveis SAF são considerados vitais.
De acordo com a Greene Tweed, as descobertas em seu estudo corroboram esses objetivos, garantindo a compatibilidade dos componentes com o SAF, mantendo a segurança e o desempenho operacional.
A Greene Tweed é líder global na fabricação de termoplásticos, compósitos, vedações e componentes de engenharia de alto desempenho, para múltiplas áreas de aplicação, como aeroespacial, defesa, energia e processamento químico entre outras. Há 160 anos, atende clientes nos setores de semicondutores, petróleo e gás, aeroespacial, defesa, processamento químico e farmacêutico e outros setores onde o fracasso não é uma opção. Os produtos Greene Tweed são vendidos e distribuídos em todo o mundo.
Em post no dia 25, o editor de serviços da aviação executiva da AIN Curt Epstein repercutiu a divulgação de resultados do estudo confirmando a compatibilidade de suas vedações de elastômero à base de flúor (fluorine-based elastomer seals) com combustível de aviação sustentável (SAF).
Epstein postou que a Greene Tweed acredita ter resolvido um dos maiores obstáculos na ampla adoção de combustível de aviação 100% sustentável (SAF): vazamentos em juntas e vedações.
Esse problema surge devido à falta de compostos aromáticos no SAF puro, necessários em sistemas de combustível de aeronaves antigas para o funcionamento adequado das juntas e vedações de borracha sintética (nitrila) – synthetic rubber (nitrile) – na prevenção de vazamentos.
Compostos aromáticos são substâncias químicas adicionadas a combustíveis para melhorar desempenho de motores, como características antidetonantes.
“Como pode haver vedações de nitrila tanto nos sistemas de combustível de aeronaves antigas [quanto nos sistemas de abastecimento] que foram expostas a combustível de aviação contendo aromáticos, qualquer SAF drop-in [utilizado em troca pura] ainda precisará ser misturado com combustíveis contendo aromáticos”, disse Ronald Campbell, consultor técnico sênior da Greene Tweed.
De acordo com a Greene Tweed, estudo recente comprova que suas vedações de elastômero feitas de FKM — uma borracha sintética fluorada à base de carbono, desenvolvida pela primeira vez na década de 1950 -, por sua capacidade de suportar altas temperaturas poderiam resolver essa situação. O protocolo de teste simulou ambientes aeroespaciais extremos, com temperaturas de até 120°C (248°F) e exposição prolongada ao SAF, tanto puro quanto misturado.
“Todos os nossos três compostos de FKM apresentam dilatação e alteração de dureza consistentes e aceitáveis nos três combustíveis 100% [SAF] testados”, disse Campbell para a AIN, citando os resultados de um estudo de teste recente. “Nossas descobertas, portanto, sugerem que esses compostos – e os compostos de FKM em geral – não exigem que o combustível contenha um teor aromático”. [EL]