Líder global em materiais avançados e soluções de alto desempenho Greene Tweed divulga que resultados de um estudo confirmaram a compatibilidade de vedações de elastômero à base de flúor (fluorine-based elastomer seals) SAF, para prevenção de vazamentos por falta de compostos aromáticos no combustível, em 27.06.25


No dia 12, antecedendo a feira aeronáutica Paris Air Show (entre os dias 16 e 22), a líder global em materiais avançados e soluções de alto desempenho Greene Tweed, da Pensilvânia (EUA), divulgou que os resultados de um estudo confirmaram a compatibilidade de suas vedações de elastômero à base de flúor (fluorine-based elastomer seals) com combustível de aviação sustentável ​​(SAF).

De acordo com a Greene Tweed, os resultados da pesquisa fornecem informações e dados cruciais para líderes aeroespaciais na transição para combustíveis sustentáveis ​​e de baixa emissão, garantindo segurança e confiabilidade.
Com o foco da indústria aeroespacial na descarbonização, os combustíveis SAF oferecem reduções substanciais de CO2 de mais de 65% em comparação com os combustíveis de aviação tradicionais – fósseis. No entanto, desafios como a compatibilidade de vedações (selos) de elastômeros permanecem. Para lidar com isso, a Greene Tweed realizou testes rigorosos para garantir que seus selos funcionem eficazmente com esses combustíveis avançados.

“Combustíveis de aviação sustentáveis ​​oferecem um caminho prático para a redução de emissões, especialmente em vôos de longa distância, onde baterias e hidrogênio continuam sendo menos viáveis”, disse Shawn McCloskey, diretor comercial da Greene Tweed. “Nosso estudo garante que os clientes aeroespaciais tenham soluções de vedações de elastômero confiáveis ​​para adoção de SAF sem comprometer a segurança ou o desempenho”, acrescentou McCloskey.

A Greene Tweed colaborou com diversos fornecedores para avaliar misturas de SAF e seus efeitos nas propriedades físicas dos elastômeros à base de flúor FKM e FVMQ. O estudo avaliou o desempenho de misturas de SAF, incluindo Querosene Parafínico Sintético (SPK) e Querosene Aromático Sintético (SAK), seguindo as normas ASTM D7566. Testes simularam ambientes aeroespaciais extremos, incluindo temperaturas de até 120°C e exposição prolongada ao SAF.

A Greene Tweed colaborou com diversos fornecedores para avaliar misturas de SAF e seus efeitos nas propriedades físicas dos elastômeros à base de flúor FKM e FVMQ. O estudo avaliou o desempenho de misturas de SAF, incluindo querosene parafínico Sintético (SPK – Synthetic Paraffinic Kerosene) e querosene aromático sintético (SAK – Synthetic Aromatic Kerosene), seguindo as normas ASTM D7566. Testes simularam ambientes aeroespaciais extremos, incluindo temperaturas de até 120°C e exposição prolongada ao SAF. 

As principais conclusões do estudo incluem:

  • desempenho consistente: os compostos de FKM (731, 772, 665) mantiveram o desempenho em todas as misturas, incluindo três SPK, misturas 50/50 com fluido de controle e 20% de SAK com 80% de SPK.
  • propriedades do material: os elastômeros de FKM demonstraram forte compatibilidade com condições severas de SAF, incluindo envelhecimento do fluido e cenários de secagem.
  • impacto do conteúdo aromático: o conteúdo aromático em formulações de SAF, particularmente em misturas de SAK, é fundamental para manter o desempenho do material.
  • protocolos de teste avançados: testes em condições de envelhecimento acelerado confirmaram a confiabilidade a longo prazo.

“Ao analisar os efeitos das interações químicas entre misturas de SAF e elastômeros avançados, desenvolvemos um conjunto robusto de dados que estabeleceu confiabilidade e compatibilidade de longo prazo em condições aeroespaciais extremas”, observou Ronald Campbell, doutor (PhD) consultor técnico sênior da Greene Tweed.

À medida que a indústria da aviação busca um crescimento neutro em carbono, com as cias. aéreas do EUA visando uma redução de 50% nas emissões de CO2 até 2050, os combustíveis SAF são considerados vitais.

De acordo com a Greene Tweed, as descobertas em seu estudo corroboram esses objetivos, garantindo a compatibilidade dos componentes com o SAF, mantendo a segurança e o desempenho operacional.

A Greene Tweed é líder global na fabricação de termoplásticos, compósitos, vedações e componentes de engenharia de alto desempenho, para múltiplas áreas de aplicação, como aeroespacial, defesa, energia e processamento químico entre outras. Há 160 anos, atende clientes nos setores de semicondutores, petróleo e gás, aeroespacial, defesa, processamento químico e farmacêutico e outros setores onde o fracasso não é uma opção. Os produtos Greene Tweed são vendidos e distribuídos em todo o mundo.

Em post no dia 25, o editor de serviços da aviação executiva da AIN Curt Epstein repercutiu a divulgação de resultados do estudo confirmando a compatibilidade de suas vedações de elastômero à base de flúor (fluorine-based elastomer seals) com combustível de aviação sustentável ​​(SAF).

Epstein postou que a Greene Tweed acredita ter resolvido um dos maiores obstáculos na ampla adoção de combustível de aviação 100% sustentável (SAF): vazamentos em juntas e vedações.

Esse problema surge devido à falta de compostos aromáticos no SAF puro, necessários em sistemas de combustível de aeronaves antigas para o funcionamento adequado das juntas e vedações de borracha sintética (nitrila) – synthetic rubber (nitrile) – na prevenção de vazamentos.

Compostos aromáticos são substâncias químicas adicionadas a combustíveis para melhorar desempenho de motores, como características antidetonantes.

“Como pode haver vedações de nitrila tanto nos sistemas de combustível de aeronaves antigas [quanto nos sistemas de abastecimento] que foram expostas a combustível de aviação contendo aromáticos, qualquer SAF drop-in [utilizado em troca pura] ainda precisará ser misturado com combustíveis contendo aromáticos”, disse Ronald Campbell, consultor técnico sênior da Greene Tweed.

De acordo com a Greene Tweed, estudo recente comprova que suas vedações de elastômero feitas de FKM — uma borracha sintética fluorada à base de carbono, desenvolvida pela primeira vez na década de 1950 -, por sua capacidade de suportar altas temperaturas poderiam resolver essa situação. O protocolo de teste simulou ambientes aeroespaciais extremos, com temperaturas de até 120°C (248°F) e exposição prolongada ao SAF, tanto puro quanto misturado.

“Todos os nossos três compostos de FKM apresentam dilatação e alteração de dureza consistentes e aceitáveis ​​nos três combustíveis 100% [SAF] testados”, disse Campbell para a AIN, citando os resultados de um estudo de teste recente. “Nossas descobertas, portanto, sugerem que esses compostos – e os compostos de FKM em geral – não exigem que o combustível contenha um teor aromático”. [EL]