Garmin obtém aprovação (em STC) de recurso FAA Data Comm na série do navegador GTN-750Xi emparelhado de link de dados VHF (VDL) GDR-66 Modo 2, em 27.06.25


No dia 25, a Garmin anunciou a expansão de sua solução FAA Data Comm para incluir o amplo mercado de retrofit, com mais de 25 marcas e modelos adicionados à lista de aplicáveis (elegíveis) do FAA Data Comm. Anteriormente disponível pela Garmin em cabines de comando integradas, a capacidade FAA Data Comm agora está disponível para navegadores da série GTN-750Xi por meio da integração com o transceptor de link de dados VHF (VDL) Modo 2 GDR-66. Quando integrado com as telas de informação de vôo TXi (da Garmin), recursos adicionais são habilitados por meio da funcionalidade aprimorada de “push-to-load” (pressão para carregar). Esse recurso permite que os pilotos se comuniquem com unidades de controle de tráfego aéreo selecionadas por meio de comunicações claras e baseadas em texto, aumentando a segurança. A solução FAA Data Comm da Garmin também permite que aeronaves devidamente equipadas “carreguem” autorizações, frequências e muito mais diretamente para os aviônicos. Projetada para reduzir erros, receber autorizações com mais facilidade e enviar solicitações em frequências congestionadas, a solução FAA Data Comm da Garmin é a primeira a estar disponível para muitas aeronaves e operadores.

“O FAA Data Comm rapidamente se tornou uma forma útil para pilotos se comunicarem com controle de tráfego aéreo. Com milhares de navegadores GTN-750Xi instalados, muitos outros proprietários de aeronaves agora poderão atualizar facilmente suas aeronaves para receber o recurso Data Comm, demonstrando ainda mais o compromisso da Garmin em trazer constantemente novas soluções para nossos produtos e base de instalação existentes”, disse Carl Wolf, vice-presidente de vendas, marketing, programas e suporte para aviação.

Com mais de 60 aeroportos equipados com o Controller Pilot Datalink Communications Departure Clearance (CPDLC-DCL) – Comunicação por data-link (dados por transmissão) Controlador-Piloto – autorização de partida -, para autorizações de partida, o recurso FAA Data Comm permite carregar na aviônica automaticamente a rota na autorização de partida, mitigando erros de leitura e permitindo decolagens mais rápidas em aeroportos movimentados. Quando devidamente equipado, outros itens de autorização, como frequências, códigos de transponder e altitudes, também podem ser inseridos e predefinidos na aviônica, reduzindo a carga de trabalho e o potencial de erros no carregamento.
O Enroute FAA Data Comm (Data Comm em rota) está disponível em todo o EUA no espaço aéreo acima de 16.000 pés MSL, já que todos os centros de controle de tráfego aéreo agora são compatíveis com Data Comm, permitindo que os controladores comuniquem facilmente autorizações como alterações de frequência, altitudes, rotas e muito mais.

Usando o navegador da série GTN 750Xi, os pilotos também podem solicitar autorizações como “atalhos” ao longo da rota, correções diretas para condições meteorológicas, mudanças de altitude, mudanças de rumo e muito mais, diretamente de seus aviônicos.

Além de usar o Data Comm por meio dos navegadores GTN-750Xi, os pilotos podem optar por integrar um ou mais displays (telas) de informação de vôo TXi para aprimorar sua experiência de Data Comm. O navegador da série GTN 750Xi é capaz de enviar altitudes, configurações de barômetro e outros bugs (dados-parâmetros) por meio de autorizações do Data Comm e avisos de carregamento, otimizando a carga de trabalho. Esses bugs (variáveis) são sincronizados nas telas de informação de vôo primária na suíte TXi quando várias unidades são instaladas, criando harmonia em toda a cabine em aeronaves com dois tripulantes.

O Data Comm está disponível com os navegadores da série GTN-750Xi usando uma nova habilitação do Data Comm juntamente com um rádio datalink GDR-66.

Além disso, assinaturas anuais do Data Comm podem ser adquiridas na Garmin. 

O editor da AIN Matt Thurber postou a notícia, na plataforma online da mídia, no dia 26, de que navegadores Garmin GTN-750Xi agora são compatíveis com o Datalink da FAA, o navegador GTN-750Xi fornecendo acesso aos serviços de Data Comm da FAA quando emparelhado com um transceptor GDR-66 (VDL) Modo 2.

Thurber escreveu que algumas aeronaves equipadas com navegadores GNSS Garmin série GTN 725/750Xi agora se qualificam para acesso à rede Data Comm da FAA, com adição de mais de 25 marcas e modelos de jatos executivos à lista de modelos elegíveis do recurso Data Comm, que permite a comunicação com órgãos de controle de tráfego aéreo por meio de comunicações por texto e recebimento digital de autorizações de partida antes da decolagem.

As aeronaves cobertas por STC da Garmin para a instalação do GTN e do GDR variam de monomotores a pistão de alto desempenho a turboélices e jatos leves.

Thurber observou que a Garmin já oferecia esse recurso para aeronaves equipadas cm plataformas de vôo integradas G3000 e G5000, mas agora muitas outras aeronaves podem acessar o Data Comm através do navegador GTN 725/750Xi quando emparelhado com um transceptor de datalink VHF (VDL) Modo 2 GDR-66.

Os pilotos também poderão usar o recurso “push-to-load” (apertar e carregar, em tradução livre) para carregar autorizações diretamente no navegador, incluindo frequências rádio-com atribuídas, códigos de transponder, configurações de altímetro e altitudes de vôo autorizadas diretamente nos aviônicos quando os dispositivos navegador GTN e transceptor de datalink VHF GDR-66 estiverem emparelhados com uma tela de informação de vôo touchscreen TXi.

Os serviços de Data Comm em rota (Enroute FAA Data Comm) estão disponíveis em todos os centros de controle de tráfego aéreo da FAA em vôos acima de 16.000 pés. Mais de 60 aeroportos no EUA oferecem autorizações de partida para comunicações de datalink entre controlador e piloto.

Thurber informa valores envolvidos. Um navegador GTN-750Xi custa US$ 20.995. Um transceptor de datalink VHF GDR-66 e o ​​kit de ativação para o GTN-750Xi (incluso o kit de instalação) custam US$ 19.995. Uma assinatura do serviço Data Comm da Garmin custa US$ 499 por ano. [EL]