Garmin anuncia nova atualização de sistema de indicação de parâmetros de motor (EIS) na sua suíte aviônica TXi em aeronaves com motorização à turbina e a pistão – novos medidores e suporte para motores Honeywell TPE-331, em 28.06.25

No dia 24, a Garmin anunciou novas atualizações e funcionalidades para a família de aviônica – telas de informação de vôo TXi.
Novo software atualiza todos os displays quanto ao Sistema de Indicação do Motor (EIS – Engine Indication System) de suíte aviônica TXi para aeronaves com motorização à turbina e a pistão, utilizando novos medidores de arco com indicações maiores para maximizar a legibilidade à primeira vista.
Além disso, a atualização oferece suporte no sistema EIS para motores (turboélice) Honeywell TPE-331-10/-10N.
Com o sistema EIS-TXi, proprietários e operadores de aeronaves podem substituir os antigos medidores de indicação de parâmetros de motor por uma exibição em uma tela modernizada, para ler e analisar com mais clareza parâmetros críticos do motor, combustível e sistema elétrico – aprimorando a consciência situacional e simplificando a operação de cockpit.
Novos medidores de arco – as indicações primárias do motor são exibidas em tempo real usando cores, faixas e radiais distintos para representar claramente as faixas normais de operação, bem como as limitações, para que os pilotos possam interpretar os dados do motor com mais facilidade e rapidez. Os medidores EIS foram atualizados para um novo formato de meio arco, permitindo um medidor muito maior e um tamanho de fonte 50% maior para ajudar os pilotos a monitorar facilmente as indicações do motor. O ponteiro do medidor também é maior e agora inclui uma seta para ajudar os usuários a localizá-lo facilmente no arco. Além disso, os medidores de arco agora exibirão os valores mínimo e máximo da faixa do ponteiro do medidor. Essas mudanças ajudarão os pilotos a monitorar as indicações do motor com mais rapidez e facilidade.
Novo suporte para motores TPE-331 – o EIS-TXi também foi atualizado para expandir a lista de tipos de motores suportados e incluir os motores Honeywell TPE-331-10/-10N. Com isso, as aeronaves suportadas agora incluem os bimotores Aero Commander 695/695A/695B (com motor TPE-331-10), o Cessna Conquest 441 (equipado com motor TPE-331-10N) e os Mitsubishi MU-2B-40 Solitaire e MU-2B-60 Marquise (equipados com motores TPE-331-10). Esta atualização também inclui suporte ElS para o bimotor Piaggio P.180 Avanti equipado com motor PT6A.
Benefícios adicionais do TXi EIS – com o TXi EIS, os pilotos podem visualizar as informações do EIS numa tela de informação de vôo TXi de 10,6 polegadas (26,92 cm), que pode acomodar informações de vôos primárias (em PFD) ou informação de vôo multifunção (em MFD) com uma faixa vertical de dados EIS; ou em um display de voo TXi dedicado de 7 polegadas (17,78 cm). Ao usar múltiplas telas TXi, os pilotos também podem se beneficiar do recurso de backup do display para ajudar a evitar a perda de informações do PFD ou do EIS durante uma falha de um único display. Para auxiliar no acompanhamento das atividades de manutenção, no controle dos custos operacionais e na análise da saúde geral do motor, o EIS-TXi inclui um registro integrado de dados do motor. Quando emparelhado com o transceptor datalink GDL-60, essas informações são carregadas automaticamente no site flyGarmin. Excedências de parâmetros de motor, bem como os ciclos do motor e de vôo, também podem ser registrados para ajudar a identificar as necessidades de manutenção.
As atualizações do TXi EIS para aeronaves a turbina e a pistão estão disponíveis nos revendedores autorizados da Garmin. [EL]