Textron Aviation anuncia emissão da FAA de Certificado Tipo Suplementar (STC) para AeroMech para sistema de conectividade de alta velocidade Starlink no Cessna Caravan, em 11.07.25

Em nota no dia 08, a Textron Aviation anunciou uma solução adicional de conectividade de internet de alta velocidade para o monomotor turboélice Cessna Caravan, após a emissão pela FAA do Certificado Tipo Suplementar (STC) da AeroMech para sistema de conectividade de alta velocidade Starlink. O STC da AeroMech utiliza a rede de satélites de Órbita Terrestre Baixa (LEO – Low Earth Orbit) da Starlink para fornecer conectividade mais confiável em vôo sobre terra, água e áreas remotas, onde o wi-fi tradicional a bordo pode não ter serviço.
O STC da AeroMech utiliza um kit de aviação Starlink, composto por um Terminal Aeronáutico (antena), Unidade de Fonte de Alimentação (PSU – Power Supply Unit), dois Pontos de Acesso Sem Fio (WAP – Wireless Access Point), chicotes elétricos e requer apenas a entrada de energia da aeronave.
Os clientes podem agendar a atualização para instalação nos Centros de Serviços da Textron Aviation na América do Norte e em Centros de Serviços Internacionais selecionados.
“O Cessna Caravan é tão versátil que pode ir a praticamente qualquer lugar, e a Textron Aviation entende a importância de fornecer uma solução de conectividade em mais lugares que nossos clientes desejam ir”, disse Brian Rohloff, vice-presidente sênior de suporte ao cliente da Textron Aviation. “O Caravan celebrou recentemente seu 40º aniversário e a atualização de conectividade de alta velocidade Starlink continua a fornecer aos clientes a tecnologia mais recente, independentemente do estágio de vida da aeronave”, completou Rohloff.
O editor da AIN Matt Thurber postou na plataforma online da mídia, no dia 10, a notícia da emissão do STC pela FAA, e de que proprietários e operadores agora podem ter os sistemas de comunicação via satélite Starlink, da SpaceX, instalados em suas aeronaves, de acordo o STC emitido recentemente para a AeroMech.
Com preço no mercado para venda de US$ 150.000, o kit Starlink inclui a antena aero-terminal de direcionamento eletrônico (ESA – electronically-steered antena) montada na parte superior da fuselagem, fonte de alimentação, dois pontos de acesso sem fio e chicotes.
A instalação leva de sete a 10 dias úteis, de acordo com informação da Textron Aviation.
O sistema pode ser instalado pelos centros de serviço da Textron Aviation na América do Norte e por centros de serviço internacionais selecionados.
A cobertura mundial está disponível pela rede de satélites Starlink, com conectividade de banda larga de alta velocidade a partir dos quase 8.000 satélites em órbita baixa da Terra. De acordo com a SpaceX, as velocidades de download variam de 40 a 220 Mbps e as de upload, de 8 a 25 Mbps. [EL]