Dassault Aviation seleciona sistema de comunicação por satélite (SATCOM) Aspire 350, da Honeywell, para os seus jatos executivos Falcon, em 12.07.25

No dia 08, a Honeywell anunciou que seu sistema de comunicações via satélite (SATCOM) Aspire 350 foi selecionado pela Dassault Aviation para uso contínuo em toda a sua Família de jatos executivos Falcon.
As certificações para o uso do sistema SATCOM Aspire 350 já foram concluídas nos modelos Falcon 2000 e Falcon 6X, com a disponibilidade do Falcon 8X prevista para este mês. Soluções adicionais de reposição com Certificado Tipo Suplementar (STC) para as plataformas Falcon 900 e Falcon 7X estão em andamento.
O sistema Aspire 350 também será instalado como uma solução de linha de montagem no futuro Falcon 10X.
A Honeywell promove que o sistema de comunicação via satélite Aspire 350 oferece conectividade perfeita e de alta velocidade tanto para uso na cabine de passageiros quanto na cabine de comando. Projetado para manter os pilotos informados com dados críticos de vôo e fornecer aos passageiros acesso confiável à internet, o sistema oferece cobertura global por meio da rede de satélites Iridium Certus. A Honeywell tornou-se recentemente a primeira inovadora em comunicação via satélite a receber uma Instrução de Padrão |Técnico (TSO – Technical Standard Order) da FAA para um sistema híbrido que oferece conectividade perfeita tanto para a cabine quanto para o cockpit.
O Aspire 350 suporta previsão do tempo em tempo real, link de dados dos Sistemas de Navegação Aérea do Futuro (FANS – Future Air Navigation Systems) e serviços de comunicação e segurança na cabine, permitindo que os pilotos de jatos Dassault permaneçam conectados em qualquer lugar que voem com recursos de voz e dados. O sistema também oferece até 704 quilobits por segundo de conectividade de internet na cabine para aplicativos como mensagens de texto, e-mail, mensagens de voz, teleconferências e navegação na web em qualquer lugar do planeta, criando uma experiência semelhante a de um escritório para os passageiros, mesmo a 40.000 pés de altitude.
“Estamos entusiasmados em trabalhar com a Dassault para fornecer aos operadores de Falcon Jet o Aspire 350, que permitirá comunicação via satélite de alta velocidade e alto desempenho para tripulações de vôo e passageiros”, disse Steve Hadden, vice-presidente e gerente geral de serviços e conectividade da Honeywell Aerospace Technologies. “O Aspire 350 é uma solução de última geração que fornece serviços de segurança, voz e dados para a cabine da aeronave, ao mesmo tempo em que permite uma experiência de conexão consistente para os passageiros na cabine que desejam levar sua produtividade do solo para o ar e vice-versa”, acrescentou Hadden.
A obtenção da Instrução de Padrão |Técnico (TSO – Technical Standard Order) da FAA para o sistema Aspire 350 foi anunciada em outubro de 2024.
A Honeywell tornou-se recentemente a primeira inovadora em comunicação via satélite a receber uma Instrução de Padrão |Técnico (TSO – Technical Standard Order) da FAA para um sistema híbrido que oferece conectividade perfeita tanto para a cabine quanto para o cockpit. Tratou-se da primeira aprovação do tipo para uma unidade dupla que combina os serviços antigos e de última geração Iridium de segurança e Certus em um único sistema.
O Aspire 350 Hybrid permitirá que proprietários/operadores de aeronaves executivas, inclusive helicópteros, e cias. aéreas tenham serviços seguros de voz e dados em cabine, bem como acesso a voz e dados na cabine pela rede de satélites Iridium para banda L, com velocidades de até 704 kbps. O sistema de comunicação via satélite híbrido substitui os terminais de segurança e de cabine antigos, oferecendo cobertura global. O Aspire 350 Hybrid suporta o FANS-over-Iridium para o espaço aéreo oceânico, viabilizando a redução (encurtamento) de rotas de vôo e economizando combustível e tempo. Além disso, os operadores podem acessar atualizações meteorológicas em tempo real e outros dados de segurança e não segurança com segurança.
À ocasião do anúncio da TSO, Hadden disse: “O Aspire 350 Hybrid é o primeiro sistema de comunicação via satélite certificado pela FAA com modems antigos para oferecer suporte a serviços essenciais de segurança e um modem de banda larga Iridium Certus para permitir as velocidades mais rápidas disponíveis na rede Iridium. Os operadores agora têm acesso a conectividade de alta velocidade rápida, flexível, acessível e confiável para aeronaves, com cobertura global, incluindo as regiões polares remotas. Além disso, dependendo da solução oferecida, proprietários e operadores podem fazer tudo o que fazem atualmente em solo – desde fornecer comunicações críticas de segurança até dar suporte a um escritório no céu, incluindo múltiplos dispositivos”. [EL]