ForeFlight integra exibição cartográfica de vôo com “procedimentos dinâmicos” – em que procedimentos de aproximação IFR são apresentados com imagem mais “limpa” em informações e representados de forma mais intuitiva, em 17.07.25

Em post no dia 17 na plataforma online da mídia, o editor-chefe da AIN e PLA Matt Thurber repercutiu que a ForeFlight vai liberar para o mercado os novos recursos Dynamic Procedures (Procedimentos Dinâmicos) após a feira EAA AirVenture Oshkosh, que termina no dia 27 de julho, onde visitantes poderão ter uma demonstração dos procedimentos IFR em EFB.
Os Dynamic Procedures (Procedimentos Dinâmicos) integram material das assinaturas de planos essenciais ou superiores, mas qualquer pessoa pode experimentar os novos procedimentos com um período de teste gratuito de três meses, incluindo aqueles com assinaturas Starter.
Imagem superposta de procedimento de aproximação (IAP) Jeppesen do Aeroporto Hailey (KSUM), no Idaho (EUA) – IAC RNAV(GPS) Y RWY31
na plataforma Fore Flight – Dynamic Procedures
Plataforma apresenta Campo – barra lateral com todas as informações necessárias para aproximação
Reprodução imagem por AIN/Matt Thurber
O recurso Dynamic Procedures (Procedimentos Dinâmicos) é o “passo à frente” para exibição de procedimento de aproximação IFR em “mapa” (carta) móvel, complementando os recursos anteriores que incluem painel superposto, alerta de informações procedimentais e procedimento com apresentação aprimorada com rótulos de fixos (posições) exibidos ao longo da rota e mínimos de aproximação dinâmicos selecionáveis, que também são exibidos.
Com uso do Dynamic Procedures (Procedimentos Dinâmicos), após um procedimento de aproximação ter sido selecionado (por ex., uma aproximação ILS) e posicionado (superposto) na carta situacional, os novos recursos são acessados tocando em um botão da barra lateral no canto superior direito da tela do aplicativo ForeFlight. Essa barra lateral mostra todas as informações necessárias para um briefing e a operação da aproximação, além de botões para ocultar ou alterar a carta para outra aproximação, explicou o gerente sênior de produtos Cole Crawford da ForeFlight. Uma seção de rádio-comunicação mostra as frequências aplicáveis e quaisquer notas (observações) para aquele procedimento específico são exibidas em seguida.
O campo – barra lateral (verticalmente) mostra segmentos de rota para a aproximação, que correspondem ao segmento no mapa e mudam de cor conforme a rota é percorrida. Assim como o mapa, a rota da barra lateral inclui restrições de altitude, velocidade e mínimos destacados em magenta.
No Dynamic Procedures (Procedimentos Dinâmicos) a exibição inclui uma vista de perfil (vertical) com a posição georreferenciada da aeronave. Ao abrir a vista de perfil na seção do planejamento de vôo, o usuário verá o novo botão do modo de aproximação, que desenha a trajetória vertical de vôo e exibe a posição da própria aeronave no perfil. Também são mostradas quaisquer restrições de altitude, o ângulo da rampa de aproximação, a altura de cruzamento da cabeceira e os mínimos selecionados. Na representação da vista de perfil durante uma aproximação, alguns detalhes do perfil são desabilitados para simplificar a vista de aproximação, como camadas, detalhes da rota e cálculos de desempenho.
Imagem superposta de procedimento de aproximação (IAP) Jeppesen do Aeroporto Hailey (KSUM), no Idaho (EUA) – IAC RNAV(GPS) Y RWY31
na plataforma Fore Flight – Dynamic Procedures
Plataforma apresenta Campo – barra lateral com todas as informações necessárias para aproximação e vista de perfil (vertical) com a posição georreferenciada da aeronave
Reprodução imagem por AIN/Matt Thurber
“Estamos mostrando apenas as notas que se aplicam ao procedimento e os mínimos que você escolheu, em vez de mostrar tudo o que existe para … filtrar o que você realmente precisa”, explicou Crawford.
A ForeFlight também adicionou o anel de área mínima de segurança (MSA) ao redor do procedimento, incluindo quadrantes e suas altitudes.
No Dynamic Procedures (Procedimentos Dinâmicos) a exibição inclui a representação 3D dos sistemas de luzes de aproximação.
Um novo recurso exclusivo é a capacidade de visualização de como as luzes de aproximação aparecerão, em vez de ter que interpretar um quadro-tabular que mostra vários sistemas de iluminação. “Renderizamos as luzes em um espaço 3D na barra lateral para você, tanto no modo de visualização diurna quanto noturna”, disse Crawford. Tocar no botão de luzes de aproximação na parte inferior da barra lateral exibe as luzes na pista selecionada, e um breve botão final aproxima a vista no final da aproximação.
“Isso dá uma ótima ideia de como fica quando você chega ao final da aproximação e vê as luzes”, observa Crawford. “A tela também pode ser aberta em tela cheia, no modo diurno ou noturno, com luzes animadas, como as luzes piscantes em sequência, e até mesmo cores VASI ou PAPI variadas, dependendo de como o usuário altera o ângulo de visão. Se uma aproximação levar a aeronave em ângulo, desalinhada, com a pista, a visão das luzes de aproximação será desse ângulo, não de frente. É uma representação melhor do que você esperaria ver se voasse nessa aproximação com os mínimos e retirasse um tamponamento [venda] na aproximação perdida”, disse Crawford.
Na parte inferior da barra lateral, há uma descrição simples da manobra de aproximação perdida. Mas saber a distância restante até o final da aproximação seria útil, e a ForeFlight adicionou isso nos “Procedimentos Dinâmicos”.
Na parte superior da visualização de perfil, há uma fita de distância cumulativa, em incrementos de 5 MN, facilitando a visualização da distância remanescente – em milhas (MN) de vôo que ainda faltam.
A ForeFlight está desenvolvendo melhorias no Dynamic Procedures (Procedimentos Dinâmicos) que incluirão a representação das áreas de terminais e dos procedimentos de partida e chegada na barra lateral.
A plataforma Dynamic Procedures (Procedimentos Dinâmicos) utiliza os dados globais de aviação da Jeppesen (tanto a ForeFlight quanto a Jeppesen são empresas coligadas de propriedade da Boeing, que está vendendo os negócios de dados para a empresa de investimentos Thoma Bravo).
“Os Procedimentos Dinâmicos são um marco rumo a uma experiência IFR totalmente interativa e sem gráficos”, disse Travis Root, vice-presidente de produto do ForeFlight. “Em vez de redesenhar um gráfico [carta] tradicional, fornecemos aos pilotos apenas os detalhes dos procedimentos de que precisam, em conjunto com nosso mapa principal baseado em dados — filtrando o procedimento pelo que é relevante, mas mantendo-o em contexto com a meteorologia, o tráfego, o terreno e os obstáculos. É a maneira mais fácil de informar uma aproximação — e consultá-la rapidamente novamente como parte da sua varredura. Este recurso é o resultado de anos de rigoroso trabalho artesanal. Os Dynamic Procedures [Procedimentos Dinâmicos] elevam o padrão da representação ideal de procedimentos no universo em rápida expansão das soluções para pilotos baseadas em dados e refletem o foco incansável da ForeFlight em uma experiência do usuário elegante e que aprimore a segurança. Estamos apenas começando — espere cobertura expandida, novos tipos de procedimentos e melhorias contínuas”, completou Root. [EL] – c/ fonte