Seneca III é incendiado em hangar em Vera Cruz (SP), em 27.07.25

Fonte: g1 – 25/07/2025
Um avião bimotor a pistão foi incendiado e destruído dentro de um hangar particular no Aeroporto Municipal de Vera Cruz (SDVE), a cerca de 195 MN a NW de São Paulo, e cerca de 7 MN a leste de Marília, na madrugada desta sexta-feira (dia 25).
Por volta das 04h, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar foram acionados para atender a ocorrência no aeroporto. O operador da aeronave e os bombeiros combateram as chamas.
A Polícia Civil vai apurar o caso. A suspeita é de incêndio criminoso.
Imagem: Corpo de Bombeiros/g1
Imagem “GiroMarília”
De acordo com a PM, a vítima (operador da aeronave) foi alertada sobre o fogo por funcionários da prefeitura, que teriam ouvido sons semelhantes ao de explosão. Vizinhos do aeroporto confirmaram a informação para a polícia.
Ainda de acordo com a vítima, imagens de câmeras internas de segurança mostram um homem pulando o portão do hangar. Conforme o relato, nas imagens é possível observar que o homem se dirige até o avião, joga um líquido e ateia fogo.
A Polícia Civil vai requisitar as imagens para a investigação. O hangar passou por perícia.
Em nota para o portal de notícias g1, a prefeitura de Vera Cruz informou que possui a responsabilidade pela gestão do aeroporto municipal, porém o incidente registrado ocorreu em uma área de hangar pertencente a um operador privado, portanto, fora da responsabilidade direta da administração pública.
Em elevação de 2.100 pés, o aeródromo público de Vera Cruz (SDVE) tem pista (15/33) de 20 x 950 m. de asfalto (com resistência de pavimento para aeronaves com até 5.600 kg); as duas cabeceiras são deslocadas – 110 m. a cabeceira 15 e 70 m. a cabeceira 33. O aeródromo é aprovado para operação VFR diurno.
NOTAM F4313/25N, de 26/06/2025 com validade de 06/07/25 a 04/10/25, informa a proibição de operações de pouso de aeronaves com motorização à reação (turbojatos).
NOTAM F1953/25N, de 08/04/2025, com validade de 20/04/25 a 06/08/25, informa o fechamento da pista para serviços de manutenção.
O avião envolvido seria o EMBRAER/NEIVA EMB-810D Seneca III (PA34) de matrícula PT-VOB, registro de produção sn 810762, ano de fabricação 1991. O avião era de propriedade de Pessoa Física, com data de compra/transferência em janeiro (2025), tendo outra Pessoa Física como operador sob arrendamento operacional. O avião estava registrado na categoria “Privada – Serviço Aéreo privado”. O avião era aprovado com seis assentos, para até cinco passageiros (e um piloto – Tripulação Mínima prevista na Certificação), com MTOW de 2.155 kg. O avião estava em condição regular no RAB, com Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade válido até abril de 2026.