DeltaHawk anuncia a assinatura de acordo de colaboração com a Bushliner Aircraft, para equipar monomotor utilitário Bushliner 1850 com novo motor ciclo diesel DHK de seis cilindros e 350 HP, em 27.07.25


No dia 19, a DeltaHawk Engines anunciou a assinatura de relacionamento colaborativo da Bushliner Aircraft, fabricante de aeronaves utilitárias para aviação geral para operação rústica em área remota, de Arlington (Washington/EUA), para iniciar a integração do motor ciclo diesel (alimentado por QAv) DHK6A3550, de 350 HP, no modelo monomotor Bushliner 1850.

Uma Carta de Intenções (LOI – Letter of Intent) entre as duas fabricantes foi assinada e o compartilhamento de dados de engenharia e recursos técnicos está em andamento. 

O motor DHK6A350 é uma variante de seis cilindros do motor de quatro cilindros da DeltaHawk – como o DHK4A180 -, certificado pela FAA, e utiliza a mesma tecnologia proprietária e a maioria dos componentes do motor certificado pela FAA. A versão de 350 HP está atualmente em desenvolvimento, com o programa com conclusão prevista para 2026 e certificação pela FAA em 2027. 

O Bushliner 1850 será o modelo de avião de lançamento para o novo motor de seis cilindros DHK6A350 da DeltaHawk. A Bushliner Aircraft incorporará o kit do motor imediatamente às listas de opções para a aeronave experimental e de Missão Especial. A Bushliner Aircraft pretende trabalhar continuamente para obter a certificação do “1850” pelo regulamento de aeronavegabilidade PART-23 (aviões categoria normal, utilidade, acrobática e trans- porte regional).

Kyle Fosso, cofundador e presidente da Bushliner Aircraft, comentou: “O motor DeltaHawk de seis cilindros é a resposta às crescentes demandas de nossos clientes. Estou particularmente entusiasmado com sua capacidade de operar com diversos tipos de combustível, incluindo diesel nº 2. Essa flexibilidade permite que os operadores reabasteçam em locais remotos ou até mesmo em suas próprias fazendas, ranchos ou postos de abastecimento remotos, de forma semelhante à forma como aeronaves menores utilizam o mogas [gasolina de baixa octanagem] hoje em dia. Para nossos clientes militares e internacionais, essa capacidade não é apenas uma preferência, é um requisito”.

Christopher Ruud, CEO da DeltaHawk, acrescentou: “Estamos entusiasmados com nossa colaboração formal com a Bushliner e com sua escolha para servir como cliente de lançamento do nosso motor DHK6A350, de 350 HP. Embora acreditemos que o motor seja uma ótima opção para a aeronave Bushliner 1850 em geral, o fato desta aeronave atender mercados globais onde o AvGas não está disponível ou é muito caro oferece um valor ainda maior”.

Após a certificação do DHK180 pela FAA no ano passado, os vôos do novo motor em aeronaves de fábrica estão em andamento nas instalações de fabricação e testes de vôo da DeltaHawk em Racine, no Wisconsin, juntamente com o trabalho das equipes de controle de qualidade e operações da fabricante em preparação para a produção de ‘pacotes’ (kits) de motores integrados (a partir da parede corta-fogo). Além disso, a DeltaHawk já havia anunciado motores DHK de 200 (DHK200A4) e 235 HP (DHK235A4) – também de 4 cilindros (como DHK180A4).

De acordo com a Bushliner Aircraft, esta colaboração com a DeltaHawk reúne tudo o que vem buscando: modernidade em potência, utilidade para o mundo real e o tipo de aeronave que os operadores têm buscado. O motor DHK6A350 é uma combinação inteligente para o “1850”, especialmente para aqueles que voam em ambientes onde desempenho, flexibilidade de combustível e carga-paga são os mais importantes. A Bushliner Aircraft destaca seu orgulho do progresso feito na construção de uma aeronave que atenda a essas demandas do mundo real, mantendo-se fiel a sua missão de fornecer soluções práticas e de alto desempenho. A fabricante promove que seja em vôos de longa distância, de frota ou em missões especiais, o “1850” estará pronto para servir, e revela seu entusiasmo em avançar com uma parceira – a DeltaHawk – que compartilha essa visão. 

O portfólio da Bushliner Aircraft hoje concentra-se no modelo 1850 nas variantes “Cyclone” (aeronave experimental) e SMC (para missões especiais), um avião de asa alta escorada e trem de pouso fixo na configuração convencional (com roda traseira – triquilha). O avião tem opção para operação na água (hidroplano, com instalação de flutuadores PK 3600) e na neve (com instalação de “esquis” nas rodas).

O experimental 1850 “Cyclone” tem seis assentos, com cabine de largura de 46 polegadas (116,84 cm). A asa tem área de 186 pés² (17,28 m²). A motorização, a pistão, é Lycoming IO-580, de seis cilindros, de 9.55 litros, de 300 a 315 HP (uma Família de motor desenvolvida a pedido da Cessna, para C206 Stationair). A plataforma de vôo é Garmin, com suíte G3X GDU-460, com navegador Garmin GTN-750 e piloto-automático GFC-500 com controle de arfagem, rolagem e guinada, com sistema de monitoramento de motor.
O avião (na variante terrestre) tem peso vazio básico de cerca de 2.000 lb. (910 kg), peso máximo de decolagem de 3.800 lb. (1.725 kg) e peso máximo de pouso de 3.600 lb. (1.634 kg); a carga útil máxima é de 1.800 lb. (819 kg). A capacidade de combustível é de 140 galões (530 litros, cerca de 375 kg ou  830 lb.). A capacidade de carga conta com piso plano de 2,44 m., espaço para 3 tambores de combustível de 205 litros, com vários pontos de amarração de carga, havendo duas portas-carga de 1,22 m. x 0,93 m.

O avião tem velocidade de cruzeiro de 130 a 150 KIAS, estol a 40 KCAS, capacidade de subida à razão de 1.000 a 1.500 pés/min.; corrida de decolagem normal é de 650 pés (198 m.) – demonstrada de 250 pés (76 m.).

Bushliner 1850 “Cyclone”:
https://bushliner.com/pages/1850-cyclone

O Bushliner 1850 SMC é equipado com pontos rígidos robustos em suas asas, permitindo a fixação de acessórios para missões críticas, incluindo painéis à prova de balas, armamento ou cargas úteis externas. Esses pontos rígidos aumentam a versatilidade da aeronave, tornando-a ideal para missões especializadas em ambientes exigentes.
Com uma cabine espaçosa e uma porta de carga extragrande medindo 122 x 91 cm, o Bushliner 1850 SMC oferece uma carga útil notável de 1.700 lb. (até 770 kg). Essa capacidade garante o transporte eficiente de pessoal, equipamentos ou suprimentos, mesmo em condições remotas ou desafiadoras.

O Bushliner 1850 SMC oferece um alcance de 1.000 MN (1.852 km) com uma carga-paga de 454 1.000 lb. (454 kg), garantindo autonomia excepcional para missões de longa distância e em áreas remotas. Seu design eficiente proporciona confiabilidade operacional para diversas necessidades de missão.

A velocidade cruzeiro máxima é de 150 KIAS. Com asa de envergadura de 11,75 m., o Bushliner 1850 SMC oferece maior sustentação e estabilidade, permitindo decolagens e pousos curtos (STOL) em pistas irregulares ou sem melhorias. Extensões de asa também estão disponíveis para melhor desempenho. [EL]

Bushliner 1850 SMC:
https://bushliner.com/pages/1850-smc