Estação radar de vigilância e controle do espaço aéreo instalada no Aeroporto de Presidente Prudente (SP), batendo marca de 133º radar de controle de tráfego aéreo da Omnisys no Brasil, é inaugurada, em 03.08.25


O portal de notícias g1 divulgou no dia 30 que estação radar de vigilância e controle do espaço aéreo pela da Omnisys foi inaugurada no dia 30 no Aeroporto Estadual Adhemar de Barros, em Presidente Prudente (SBDN) no noroeste do Estado de SP, a 278 MN a NW de São Paulo/SBSP, na FIR Curitiba (SBCW). Os radares LP23SST-NG e RSM970S-NG que integram a estação radar, são certificados pelo Ministério da Defesa como Produtos Estratégicos de Defesa (PED) e foram fabricados em São Bernardo do Campo (SP).
A implantação de um radar primário de longo alcance LP23SST-NG associado a um radar secundário RSM970S-NG, no aeroporto de Presidente Prudente, representa a marca do 133º radar de controle de tráfego aéreo da Omnisys, empresa estratégica de defesa e integrante da Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS), instalado no Brasil, contribuindo para mais de 80% da segurança e vigilância do espaço aéreo do país.

Estes radares fazem parte da mais recente geração de equipamentos de longo alcance da empresa, destacando-se pela capacidade excepcional de detectar tanto aeronaves cooperativas quanto não-cooperativas. Com capacidade de fornecer dados de altimetria e detecção de alvos lentos e rápidos, os sistemas da nova estação garantem a identificação precisa das aeronaves em vôo, aliada às funções de proteção eletrônica que possibilitam uma detecção precisa mesmo sob interferências eletromagnéticas.

Um ponto de destaque é a provisão para a implantação futura do sistema IFF (Identificação Amigo ou Inimigo) em seu radar secundário, operando no modo seguro nacional (Modo 4 NSM). Além disso, suporta o Modo S e o sistema ADS-B (Automatic Dependent Surveillance-Broadcast), que proporcionam maior precisão em situações de tráfego intenso, facilitando o controle em tempo real.

Essas funcionalidades otimizam o uso do espaço aéreo para operações mais eficientes, asseguram a separação de dados entre os ambientes civil e militar e promovem uma gestão rápida e coordenada desse espaço compartilhado, em constante crescimento. A combinação dessas tecnologias permite uma inicialização de pista mais rápida, fornecendo uma imagem aérea de maior qualidade, com a garantia de certificações internacionais de aviação.

A estação de radar ampliará as capacidades de vigilância do tráfego aéreo, melhorando significativamente a segurança, fluidez de navegação e a eficiência operacional no aeroporto de Presidente Prudente, o terceiro mais movimentado do interior do Estado de São Paulo.

“Com 133 radares de controle e gestão de tráfego aéreo produzidos e entregues no Brasil, a Omnisys reafirma seu compromisso de entregar o que há de melhor em tecnologia, contribuindo para a fluidez e segurança do espaço aéreo brasileiro. Este radar de Presidente Prudente destaca nossa dedicação à inovação para atender às necessidades específicas dos nossos clientes. Estamos comprometidos com o desenvolvimento de tecnologias que enfrentam os desafios atuais e futuros, reafirmando nossa dedicação ao Brasil”, disse o presidente da Omnisys, Rodrigo Modugno.

“A CISCEA [Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo] se orgulha dos significativos avanços operacionais e do nível de eficiência alcançado no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro, reconhecido como referência mundial. A Omnisys, como integrante da Base Industrial de Defesa, tem exercido um papel fundamental no desenvolvimento de soluções tecnológicas que atendem às necessidades operacionais do Controle do Espaço Aéreo. Seguiremos fortalecendo essa parceria, com foco no aprimoramento contínuo da infraestrutura crítica que garante a segurança e a fluidez do espaço aéreo”, afirmou o presidente da Comissão major-brigadeiro engenheiro Alexandre Arthur Massena Javoski.

No dia 14 de maio, a Omnisys anunciou a assinatura de contrato com CISCEA para modernização de radares e instalação de nova estação radar no aeroporto de Presidente Prudente, reforçando a segurança do espaço aéreo brasileiro.

A nota de divulgação registra que a Omnisys, Empresa Estratégica de Defesa (EED) e subsidiária brasileira do Grupo Thales, anuncia a assinatura de um contrato de modernização de nove (9) sistemas de radar de controle de tráfego aéreo, concedido pela Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), vinculada ao DECEA, unidade da FAB.

Adicionalmente, a nota divulgou a entrega de mais uma nova estação radar, agora em Presidente Prudente, que representa a marca de 133 radares de Controle de Tráfego Aéreo que operaram no espaço aéreo brasileiro.

A modernização dos 9 radares prevê o aprimoramento de radares com tecnologia avançada que permite a detecção em 3D de alvos de baixa e alta velocidade, além da integração entre o Modo S e o sistema ADS-B, possibilitando maior precisão na identificação de aeronaves cooperativas e não cooperativas. A atualização também contempla recursos de proteção eletrônica para atuação mesmo sob interferências eletromagnéticas, assegurando vigilância contínua e eficaz.

Essa tecnologia avançada também está instalada na recém inaugurada estação radar de Presidente Prudente, que conta com o radar Primário LP23SST-NG (em rota) e de vigilância Secundário RSM970S-NG. A inauguração dessa estação radar complementa a estratégia de manter os céus brasileiros cada vez mais seguros. Certificado pelo Ministério da Defesa como Produto Estratégico de Defesa (PED), os radares primário e secundário da nova estação radar foram instalados com capacidade futura de integração com IFF (Identificação Amigo ou Inimigo) Modo 4 NSM.
A estação de radar ampliará as capacidades de vigilância do tráfego aéreo, melhorando significativamente a segurança e a eficiência operacional no aeroporto de Presidente Prudente, o terceiro mais movimentado do interior do Estado de São Paulo, que atualmente atende cerca de 21.000 passageiros por mês, com vôos operados por todas as principais companhias aéreas do Brasil.

Em 2024, por dados do CGNA/DECEA, o aeroporto movimentou 10.142 aeronaves (com alta de 18% sobre 2023), uma média de 845 mov./mês, esta movimentação colocando o aeroporto na 58ª posição do ranking nacional. Desta movimentação, foram 4.390 aeronaves do transporte comercial – média de 366 mov./mês (com alta de 24% sobre 2023), o equivalente 43% do movimento total. Em 2025, no acumulado do 1S25, o aeroporto movimentou 4.216 aeronaves (média de 703 mov./mês), versus 5.201 movimentos (média 867 mov./mês), uma redução de 18,9%.

Na FIR Curitiba (SBCW), jurisdição do CINDACTA-II, o Aeroporto Estadual Adhemar de Barros, em Presidente Prudente (SBDN) dista 278 MN a NW de São Paulo/SBSP, cerca de 70 MN ao norte de Londrina/SBLO, no PR, e 209 MN a SE de Campo Grande/SBCG, no MS. No aeroporto, está instalado o rádio-auxílio VOR/DME Prudente (PRR), operado pela NAV Brasil, que baliza vôos em rota – pelas aerovias (inferiores) W48 e Z14 e (superiores) UM-415 e UM-532, além de procedimentos IFR de saída e aproximação no “Adhemar de Barros” (SBDN).

“Essa iniciativa de modernização representa um passo estratégico na renovação da rede de radares no Brasil, assegurando maior confiabilidade operacional e alinhamento com as demandas atuais de controle do tráfego aéreo”, afirma o tenente-brigadeiro do ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, diretor-geral do DECEA.

“O DECEA se orgulha dos significativos avanços operacionais e do nível de eficiência alcançado no sistema de controle do espaço aéreo brasileiro, reconhecido como referência mundial. A Omnisys, graças às suas soluções de ponta e compromisso com a nacionalização, é uma parceira fundamental da Força Aérea Brasileira. Valorizamos muito essa parceria e esperamos continuar colaborando para aprimorar ainda mais nossas capacidades”, completou o tenente-brigadeiro do ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros.

“Com 133 radares de Controle e Gestão de Tráfego Aéreo produzidos e entregues no Brasil, a Omnisys reafirma seu compromisso de entregar o que há de melhor em tecnologia, contribuindo para a segurança do espaço aéreo brasileiro. A produção local não apenas reforça, mas destaca nossa dedicação à inovação para atender às necessidades específicas dos nossos clientes. O contrato de modernização é essencial para manter a base instalada de radares no mais alto nível tecnológico, além de garantir alta confiabilidade operacional. Estamos comprometidos com o desenvolvimento de tecnologias que enfrentem os desafios atuais e futuros, reafirmando nossa dedicação ao Brasil”, declarou Rodrigo Modugno, presidente da Omnisys.

A Omnisys, uma empresa do Grupo Thales, é uma empresa brasileira de alta tecnologia, 100% nacional, certificada pelo Ministério da Defesa como Empresa Estratégica de Defesa. Tem forte atuação nos segmentos de controle de tráfego aéreo, defesa, eletrônica para mísseis, guerra eletrônica, equipamentos para satélites, cibersegurança, aviônica e entretenimento a bordo.

Subsidiária do Grupo Thales, é referência mundial em radares de controle do espaço aéreo, produzindo equipamentos para os mercados nacional e internacional por meio de seu Centro de Excelência em Radares, e possui mais de 45 produtos estratégicos de defesa. A Omnisys segue investindo em novos produtos e serviços, tendo inaugurado seu Centro de Serviços de Aviônicos em 2021 e, em 2023, a expansão de sua linha de produção de radares holográficos para identificação de VANTs.

A Thales é líder global em tecnologias avançadas para os setores de Defesa, Aeroespacial, Cibersegurança e Digital. Seu portfólio de produtos e serviços inovadores responde a diversos desafios globais: soberania, segurança, sustentabilidade e inclusão. O Grupo investe mais de € 4 bilhões por ano em Pesquisa & Desenvolvimento em áreas-chave, especialmente para ambientes críticos, como Inteligência Artificial, cibersegurança, tecnologias quânticas e em nuvem.

A Thales conta com mais de 83.000 colaboradores em 68 países. Em 2024, o Grupo registrou uma receita de € 20,6 bilhões.