Daher abrindo escritório em São Paulo, para dar suporte e expandir sua frota dos modelos monomotor turboélice TBM e Kodiak no Brasil, em 07.08.25


Em meio à feira de aviação latinoamericana – LABACE 2025, acontecendo entre os dias 05 e 07 em São Paulo/Brasil, o articulista-colaborador da AIN para a América do Sul Richard Pedicini, em post no dia 06 na plataforma online da mídia, repercutiu a notícia que a Daher Aircraft está abrindo um escritório na cidade de São Paulo, em endereço próximo do Aeroporto de Congonhas, e do escritório da ANAC, para dar suporte e expandir sua frota dos modelos monomotor turboélice TBM e Kodiak no Brasil, “fornecendo foco”, embora as vendas de aeronaves para essa região sigam realizadas a partir do EUA.

Anunciando a mudança no primeiro dia da feira, a Daher divulgou que vê este como um momento oportuno para o Kodiak.

Produtos que atendem ao mesmo mercado de aeronaves, como o Cessna Caravan , têm prazos de entrega longos.

Cerca de 60 aviões TBM são de proprietários brasileiros, embora nem todos estejam registrados no país, e cerca de sete aviões Kodiak estão no Brasil. A frota de TBM é quase inteiramente operada por pilotos profissionais, com apenas um ou dois pilotos proprietários.

Os dois modelos monomotores turboélices são adequados às condições de “campo” (pista) não preparada comuns aos usuários do agronegócio, embora tenham outros usos – uma organização em Santarém, no PA, usa dois aviões Kodiak equipados com flutuadores para operações de evacuação médica.

O vice-presidente da Daher Aircraft, Jeffrey Lenorovitz, disse para a AIN que a rede de serviços da Daher será expandida no Brasil. O principal centro de serviços para a TBM fica em Uberlândia, Minas Gerais. Este local foi originalmente escolhido pela Algar, sediada em MG, quando representava a linha TBM, e foi mantido quando a VOAR assumiu essa representação e continua atendendo clientes após a VOAR ter interrompido a atividade de venda da aeronave.

As negociações para um centro adicional no sudeste do Brasil estão em andamento, revelou Lenorovitz.

O modelo Kodiak conta com o suporte da MTX, em Sorocaba (SP). Uma licença de manutenção fora da base permite que a MTX apoie a organização de Santarém, na Amazônia, com os hidroaviões Kodiak.

A capacidade multimissão e a longa durabilidade do Kodiak o tornam atraente para muitas polícias e outros operadores públicos no EUA. No entanto, o processo de licitação pública brasileiro é notoriamente difícil, de modo que a Daher ainda não conseguiu penetrar nesse segmento de mercado no Brasil.

“Fornecer foco” é como Lenorovitz descreve a estratégia da Daher Aircraft no Brasil e o papel do novo escritório da fabricante, em São Paulo. [EL] – c/ fonte