Com parceria com a Nextant Aerospace, EMBRAER oferecerá sistema Starlink como solução de conectividade de pós-venda para os jatos Praetor/Legacy, em 10.08.25


Em comunicado no dia 06, a EMBRAER anunciou que oferecerá sistema de conectividade por satélite Starlink como solução de pós-venda para clientes dos jatos médios Praetor 600, e Legacy 500, e Praetor 500, e Legacy 450, por meio de um Certificado de Tipo Suplementar (STC).

Os modelos Praetor 500 e Legacy 450 já foram certificados pela FAA. A certificação dos jatos Praetor 600 e Legacy 500 está prevista para o terceiro trimestre de 2025.

A certificação da ANAC é esperada para o quarto trimestre deste ano, enquanto a da EASA tem previsão para o primeiro trimestre de 2026.

A nova solução está sendo oferecida por meio de uma parceria com a Nextant Aerospace, unidade de negócios de engenharia da Flexjet.

O sistema Starlink fornece internet de alta velocidade e baixa latência por meio de uma constelação de satélites de Baixa Órbita Terrestre (LEO – low earth orbit), garantindo conectividade contínua em qualquer lugar do mundo, mesmo sobre localidades remotas ou oceanos. O sistema oferece velocidades excepcionais para todos os passageiros a bordo e latência abaixo de 99 milissegundos, garantindo maior confiabilidade da conectividade em vôo. Graças a essa baixa latência, a Starlink viabiliza a execução de aplicações exigentes como chamadas de vídeo 4K, jogos online, acesso VPN e outras atividades em tempo real.  O sistema Starlink tem oferecido internet de alta velocidade e baixa latência em dezenas de milhares de voos e contando, mantendo os passageiros conectados desde o momento em que embarcam em suas aeronaves e durante viagens por todo o mundo.

“É uma satisfação poder oferecer aos nossos clientes a internet de alta velocidade e tecnologia avançada da Starlink. Essa iniciativa reforça nosso compromisso contínuo em proporcionar experiências de vôo com conexões estáveis e sem interrupções, em qualquer parte do mundo” afirma Marsha Woelber, vice-presidente de suporte ao cliente e de pós-venda para aviação executiva da EMBRAER Serviços & Suporte.

“Com mais de um ano de experiência operacional e centenas de soluções de conectividade comercializadas para frotas de aviação executiva, a Starlink se estabeleceu de maneira sólida como a principal referência em conectividade em voo”, afirma Jay Heublein, presidente da divisão de serviços técnicos da Flexjet. “O Praetor é um dos jatos executivos mais avançados tecnologicamente em sua categoria, e a integração da Starlink garante que os passageiros terão uma experiência de conectividade fluida”, complementou Heublein.

A maior operadora de Praetor no mundo, a Flexjet planeja integrar o sistema Starlink em toda a sua frota do modelo.

A EMBRAER e a Nextant Aerospace também estão desenvolvendo o Certificado de Tipo Suplementar (STC) Starlink para o jato leve Phenom 300, que deve estar disponível no quarto trimestre de 2025.

A rede de Centros de Serviços Próprios da EMBRAER presente em nove (9) locais globalmente, está pronta para apoiar os clientes que desejam ter a STC instalada. Clientes interessados em agendar instalações devem ser direcionados aos representantes de vendas de pós-venda da EMBRAER globalmente.

Os jatos Praetor 500 e Praetor 600 são as aeronaves mais avançadas tecnologicamente e de maior alcance em suas categorias. O Praetor 500 superou os requisitos de certificação, demonstrando capacidade de alcance intercontinental de 3.340 MN (6.186 km) com quatro passageiros e reservas NBAA IFR. O Praetor 500 é o jato de médio porte mais rápido  e de maior alcance, capaz de voar sem escalas de ponta a ponta na América do Norte, como de Miami a Seattle, ou de Los Angeles a Nova York. Já o Praetor 600 é o jato supermédio de maior alcance do mundo, capaz de vôos diretos de Londres a Nova York, ou de São Paulo a Miami. Com quatro passageiros e reservas NBAA IFR, o Praetor 600 tem um alcance intercontinental de 4.018 MN (7.441 km).

A tecnologia avançada em toda a cabine também é uma característica do EMBRAER DNA Design, começando com o Painel de Tecnologia Superior, exclusivo do setor, que exibe informações de voo e oferece recursos de gerenciamento de cabine.

O EMBRAER DNA Design explora com excelência todas as dimensões do interior, incluindo cabine com piso plano e 1,83 m. de altura, assentos totalmente reclináveis, que se convertem em camas de mais de 2 m. de comprimento, e lavatório a vácuo. A altitude de cabine de 5.800 pés (1.765 m.), complementada por um interior silencioso, estabelece o mais alto padrão na experiência do cliente no segmento. O maior compartimento de bagagem da classe é complementado por um guarda-roupas generoso localizado no toalete.