Blackhawk quer introduzir novas soluções de modernização no mercado de aeronaves turboélices, em 11.08.25
Em post no dia 06 na plataforma online da AIN, o editor da mídia Matt Thurber repercutiu as perspectivas de mercado e prospectos de produtos do Blackhawk Group.
O CEO do Blackhawk Group, Chad Cundiff, disse à AIN que vê muitas oportunidades no segmento de retrofit de reposição que a marca Blackhawk visa, especialmente para aeronaves de alto desempenho pilotadas pelo proprietário, como os monomotores turboélices Pilatus PC-12 e da série Daher TBM, além Piper Meridian.
“É mais fácil para o proprietário fazer um upgrade se o preço se mantiver”, disse Cundiff para a AIN, durante a última edição anual da feira anual EAA AirVenture, em Oshkosh, no Wisconsin, no final de julho. “Grande parte do nosso foco é ajudar a manter esse valor alto”. Atualizar o motor, a hélice e a aviônica, Cundiff acrescentou, “também tem o efeito de aumentar o valor desses componentes. Para as atualizações que oferecemos, temos dados de que, se você fizer isso, o investimento se paga quando você vende. E você obtém o mesmo benefício de poder usar essa atualização até a venda. Isso repercute em muitas pessoas”.
O outro argumento a favor da atualização, explicou Cundiff, é que os preços das aeronaves novas são tão altos e os pedidos de compra tão longos que muitas vezes levam anos para serem entregues. “Isso cria mais oportunidades para aumentar o valor dessas aeronaves que estão no mercado. Não competimos com as novas vendas, nós as ajudamos. Estamos aumentando o valor residual de outras aeronaves da frota, e isso mantém todos esses valores altos”, falou Cundiff.
De propriedade da New State Capital Partners, o Blackhawk Group consolida três marcas principais:
– Avex, fornecedora de vendas e manutenção de aviões TBM, da Daher;
– Blackhawk, que oferece atualizações de motores, aeronaves e aviônicos para aeronaves com propulsão à turbina; e,
– Finoff, a divisão de atualização do Pilatus PC-12.
No início deste ano, a Blackhawk adquiriu a Glendale Aero Services, fornecedora de MRO no Aeroporto Municipal de Glendale (KGEU), no Arizona, que foi renomeado como Blackhawk Performance Center (BPC). Um centro de serviços autorizado para a Textron Aviation e a Cirrus Aircraft, o Glendale BPC é aprovado para “re-pacotamento” do paraquedas Cirrus (CAPS) e serviços e instalações de aviônicos Garmin.
Na feira de Oshkosh, a Blackhawk assinou um acordo para atualizar um Piper Meridian com remotorização de unidade Pratt & Whitney Canada (PWC) PT6A – de -42 para -135. A atualização acelerará o tempo de subida e permitirá uma redução de 10% a 20% no consumo de combustível.
“Há muito interesse em uma hélice de sete pás”, revelou Cundiff, e a MT Propeller está trabalhando com a Blackhawk para adicionar isso à atualização.
Outra atualização que será oferecida em breve é a compatibilidade entre a atualização do motor King Air 300/350 P&WC PT6A-67A e os aviônicos Collins Aerospace Fusion, que são os aviônicos instalados de fábrica para as versões mais recentes dos bimotores Beechcraft.
Depois que a Blackhawk construiu um novo hangar em seu BPC em Broomfield, no Colorado, a unidade está cheia de aviões Beechcraft King Air recebendo atualizações para suíte aviõnica Garmin G1000.
Em janeiro de 2024, o Columbia BPC, no Missouri, foi a primeira unidade (centro) a instalar os sistemas de aceleração automática (autothrottle) e de pouso de emergência automatizado Autoland, da Garmin, em um King Air 200, após o sistema receber a Certificação Tipo Suplementar (STC) da FAA.
Na EAA AirVenture, a Blackhawk comemorou a entrega do seu 2.000º motor P&WC desde sua fundação em 1999. Os programas de motores XP da especialista em modificações atualizaram diversas aeronaves com novos motores PT6, incluindo os PT6A-52, -61, -67A, -67P, -66D, -135A e -140, economizando dinheiro para os proprietários com a compra de um novo motor que não custa muito mais do que a revisão de um motor existente.
“Este marco é mais do que um número; é um reflexo da confiança que nossos clientes depositam em nós e da força da nossa colaboração com a Pratt & Whitney Canada”, disse Cundiff. “No Blackhawk Group, somos movidos pela crença de que aeronaves tradicionais ainda têm potencial inexplorado. A entrega do 2.000º motor PT6A é a prova de que, quando você combina a tecnologia certa com a equipe certa, o desempenho não tem limites”, emendou Cundiff.
A Blackhawk está buscando outras oportunidades de atualização, incluindo a adição de mais Certificados Tipo Suplementar (STC) e unidades BPC. Embora o King Air seja um dos menores aviões que podem ser equipados com uma antena Starlink, os TBM não têm espaço disponível, de acordo com Cundiff, então a Blackhawk está explorando o uso da antena Starlink Mini. “Esse é o tipo de coisa que gostamos de fazer”, revelou Cundiff. [EL] – c/ fonte
