DECEA e ANAC divulgam sua participação na LABACE 2025, em 14.08.25

Em nota no dia 07, o DECEA divulgou a sua participação, por meio do Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE), na 20ª edição da feira LABACE – Latin American Business Aviation Conference & Exhibition, feira de aviação executiva da América Latina, que aconteceu entre os dias 05 e 07, no “Campo de Marte” (SBMT), em São Paulo (SP).
A presença do DECEA na feira foi coordenada pelo CRCEA-SE, organização militar responsável pelo controle do espaço aéreo na região sudeste.
No estande do DECEA, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer as principais atividades realizadas pelo Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), com destaque para os serviços de controle de tráfego aéreo, comunicações aeronáuticas e busca e salvamento (SAR), além de soluções tecnológicas voltadas à segurança e à fluidez das operações aéreas. O espaço contou com material gráfico, vídeos institucionais e a presença de militares capacitados para apresentar os projetos e tirar dúvidas do público especializado.
A LABACE 2025 reuniu diversas autoridades civis e militares, entre elas o diretor-geral do DECEA, tenente-brigadeiro do ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, e o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, que participaram da cerimônia de abertura do evento.
Para o comandante do CRCEA-SE, coronel-aviador Fábio Lourenço Carneiro Barbosa, a LABACE representa uma oportunidade estratégica de aproximação com os usuários dos serviços prestados pelo DECEA: “Um dos principais papéis do DECEA na feira é compreender as demandas dos usuários dos serviços de navegação aérea. Estar presente neste evento, realizado em uma das áreas com maior densidade de tráfego aéreo da região Sudeste, sob jurisdição do CRCEA-SE, como o Campo de Marte, reforça a relevância estratégica dessa integração”, destacou o oficial.
O DECEA declarou que a sua participação na LABACE reforça o compromisso da FAB com a excelência na gestão do espaço aéreo e com o desenvolvimento contínuo do setor aeronáutico nacional.
Em nota no dia 11, a ANAC divulgou sua participação na LABACE 2025, encerrada com estreitamento da sua relação com o público regulado e contribuindo para debates sobre inovação, segurança e digitalização no transporte aéreo.
Segundo a agência, nos três dias de feira, o seu time de especialistas atendeu diversas demandas de pilotos, proprietários e operadores de aeronaves, fabricantes de peças e componentes e gestores aeroportuários. O objetivo foi o de tirar dúvidas e orientar sobre a melhor aplicação das normas da aviação civil para cada segmento, como validação de licenças de pilotos estrangeiros, registro e certificação de aeronaves.
Para o diretor-técnico da Associação Brasileira de Aviação Geral (ABAG), Raul Marinho, a parceria da associação (organizadora da LABACE) com a ANAC aprimorou a programação da feira e ajudou a estabelecer um novo padrão de relacionamento com os públicos regulados por meio de atividades como o Encontro Nacional de Segurança de Vôo e o Education Sessions, que levou painéis e debates com temas de interesse para a aviação geral e executiva.
“Muitas vezes o regulado tem uma relação muito fria com a agência e aqui ele olha nos olhos do pessoal da ANAC e consegue resolver as dúvidas com pessoas reais. Isso é fundamental e melhora muito o relacionamento com o regulado, que perde o medo de falar com a ANAC”, avaliou Marinho, que pretende estender a parceria para eventos regionais do segmento de aviação geral.
A participação da ANAC na feira incluiu apresentações no Education Sessions, um espaço da programação voltado para a discussão de temas relevantes da aviação.
No último dia da feira, a ANAC participou de três painéis, cujos temas foram perspectivas do eVTOL no Brasil e o mundo, do programa “Táxi Aéreo Simples” e do Diário de Bordo Eletrônico.
No primeiro, os participantes apresentaram e debateram o planejamento de infraestrutura para o eVTOL, gestão do espaço aéreo com novas tecnologias e as perspectivas de entrada de serviço deste novo e inovador modal aéreo. O gerente técnico de normas e inovação, Marco Aurélio Santin, destacou iniciativas como a criação do sandbox regulatório, ambiente no qual empresas poderão testar inovações no setor de forma controlada e segura, criando um ambiente de regras harmonizadas para o desenvolvimento dos eVTOLs, vertiportos e do tráfego aéreo para esse este novo modal.
Na sequência, a especialista em regulação (da SPO – da Superintendência de Padrões Operacionais) da ANAC, Melina Zaban, apresentou o “Táxi Aéreo Simples”. Zaban fez um histórico do projeto e explicou as melhorias nos regulamentos com o objetivo de agilizar os processos de certificação e abrir, com critérios mínimos de segurança, novos mercados de transporte para este ramo do transporte aéreo.
Ao final, o superintendente de tecnologia e transformação digital, Fernando Mitkiewicz, apresentou o Diário de Bordo Eletrônico (eDB), que estabeleceu as regras para o uso de sistemas informatizados para registro e guarda de informações por pilotos e operadores de aeronaves, trazendo vantagens como redução do risco de perda de dados e informações, recursos de segurança contra falsificações; acesso mais rápido a registros históricos, entre outras facilidades que possibilitam ganhos de eficiência operacional, de controle das operações aéreas.