CGNA realiza simpósio sobre o serviço de informações aeronáuticas, em 22.08.25

Em nota no dia 21, o DECEA divulgou que a sua unidade CGNA – Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) realizou, entre os dias 19 e 21 de agosto, simpósio para tratar da modernização e inovações sobre a atividade de informações aeronáuticas. O evento, que aconteceu no auditório Santos Dumont, no Rio de Janeiro, reuniu profissionais das unidades subordinadas ao DECEA, cias. aéreas, associações de aviação, órgãos governamentais e Marinha do Brasil.
Ao longo dos três dias, foram abordados assuntos fundamentais para modernização e inovação deste serviço, como a influência da atividade na Tomada de Decisão Colaborativa, a evolução do AIM no Brasil, a relação das informações aeronáuticas com o ciclo de Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo (ATFM), a importância do AIS na missão da Junta de Julgamento da Aeronáutica (JJAER).
Os “Regionais” apresentaram também os trabalhos executados em suas unidades, as deficiências encontradas e as sugestões de melhorias.
O trabalho desenvolvido pelo Grupo de Estudos de Planejamento do Espaço Aéreo (GEPEA) foi apresentado no simpósio. Este fórum visa discutir oportunidades de melhorias na organização e no gerenciamento do espaço aéreo brasileiro.
Foram discutidos também [1] os desafios na gestão de informações aeronáuticas, [2] os ganhos para a eficiência e segurança das operações aéreas com a centralização do plano de vôo, [3] a relação entre as cias. aéreas e o serviço prestado pelo AIS e [4] os benefícios do sistema DASA-AIS, que visa maior eficiência no processamento das intenções de vôo.
Na abertura, representando o comandante do CGNA, o chefe da divisão de operações, tenente-coronel aviador Antonio Carlos Marins Pedroso Filho, deu as boas-vindas aos participantes e destacou o objetivo do simpósio. “É uma oportunidade para reunir os especialistas das áreas de informações aeronáuticas, de controle de tráfego aéreo e da aviação civil para promover debates sobre os avanços tecnológicos, desafios operacionais e melhorias nas práticas relacionadas à atividade do AIS”, pontuou Marins Pedroso.
Segundo o chefe da divisão de Plano de Vôo do CGNA, major aviador Felipe Lopes Silva, o evento é fundamental para fortalecer a integração entre os profissionais da comunidade aeronáutica, visando a melhoria da segurança operacional e da gestão do serviço de informações aeronáuticas. “É importante esse encontro para reunir os operadores e gestores que atuam na área de plano de voo para debater o tema, tirar dúvidas e disseminar o conhecimento sobre os sistemas e ferramentas, como o SIGMA”, Lopes Silva destacou.
Para o suboficial Alexander Souza de Oliveira, da Marinha do Brasil, o simpósio foi de suma importância para os operadores AIS. “Podemos compartilhar conhecimento, divulgar inovações, debater temas sensíveis e comuns ao nosso dia a dia, além de estreitar os laços, possibilitando melhor prestação do serviço ao usuário e a troca de experiências com operadores das mais diversas regiões do país”, afirmou.