Problema de software em motor GE Passport do um Bombardier Global 7500 resultando mensagens de alerta para falhas de reversor, em viagem do EUA para Sardenha/Itália, força pouso alternado em rota no Canadá, e a publicação de Boletim de Serviço, em 13.09.25

Um jato Bombardier Global 7500, com matrícula americana, em rota do Aeroporto de Teterboro (KTEB), no EUA, para o Aeroporto Costa Smeralda (LIEO), na Sardenha, na Itália, uma viagem de 3.650 MN (em rota loxodrômica direta), desviou para o Aeroporto Internacional de Gander (CYQX), no Canadá, após receber mensagens de advertência de reversor e uma redução de potência não-comandada. O incidente de 24 de agosto foi divulgado pelo Conselho de Segurança dos Transportes do Canadá (TSB).
O reporte informa que o jato voava no FL410 quando a tripulação recebeu duas mensagens de advertência: “L REVERSER FAIL” e “L REVERSER LOCK FAIL”, isto é, falha do reversor do motor esquerdo e falha da trava de reversor do motor esquerdo. As duas mensagens foram acompanhadas por uma redução de potência do motor esquerdo para idle.
De acordo com o reporte do TSB, a tripulação completou a lista de verificação apropriada, que exigia a redução da velocidade para 170 KIAS e o pouso no aeroporto adequado mais próximo.
Após reduzir a velocidade, a tripulação declarou emergência e coordenou com os serviços de tráfego aéreo (ATS) canadenses a descida para 10.000 pés. “Uma rota estendida foi realizada para atingir um peso de pouso abaixo do limite máximo e a tripulação coordenou com o ATS um desvio para [CYQX – a 960 MN de Terteboro, em rota para a Sardenha], onde o pouso foi realizado sem maiores incidentes”, informa o reporte da TSB-Canada.
O relatório do TSB informa que o operador da aeronave coordenou a solução de problemas com a General Electric, fabricante do motor turbofan Passport do Global 7500. Um controlador eletrônico do motor (EEC – Engine Electronic Controller) defeituoso, um elemento crítico do sistema FADEC, foi identificado.
“Entramos em contato com o operador”, disse um porta-voz da GE para a mídia AIN, que divulgou a ocorrência. “Uma correção de software foi introduzida na [nova aeronave de produção] e está sendo implementada em campo [para aeronaves em serviço] por meio de um Boletim de serviço”, acrescentou a GE. [EL]