Rolls-Royce desativa seu avião-plataforma de testes Boeing 747-200, em 17.09.25
A fabricante de motores britânica Rolls-Royce retirou de serviço o seu avião-plataforma de testes Boeing 747-200 (de matrícula americana N787RR) – Flying Test Bed. A aeronave modificada exclusivamente para testes, foi fundamental para o desenvolvimento e avaliação de motores da fabricante de equipamentos originais. Com a retirada de serviço, a Rolls-Royce continuará seus esforços de testes com uma combinação de ativos de vôo, testes em solo e modelagem digital.
Nas últimas duas décadas, o B.742 “Flying Test Bed” provou ser um ativo aerotransportado essencial, com sua capacidade de operar um quinto motor adicional, instalado em um pilone personalizado montado na asa. Suas contribuições incluíram os testes em 2021 de um turbofan de grande porte Trent 1000 alimentado 100% com SAF (antecedendo vôo transatlântico 100% alimentado por SAF da Virgin Atlantic) e do turbofan para aviação executiva Pearl 10X, otimizado para o futuro jato cabine larga Dassault Falcon 10X. Outros programas atendidos incluíram testes e validação das tecnologias Advance e UltraFan.
B.747-200 N787RR – Flying Test Bed – com Pearl 10X em teste como quinto motor

A missão final do B.742, concluída em julho de 2025, suportou o ALECSys – Advanced Low Emissions Combustion System (Sistema Avançado de Combustão de Baixas Emissões), da Rolls-Royce.
No total, a aeronave proporcionou mais de 2.000 horas de testes.
O diretor de testes e engenharia experimental da Rolls-Royce, John Knight, descreveu o B.742 “banco de testes” como um “cavalo de batalha” que ajudou a “ultrapassar os limites do desenvolvimento de motores”. No entanto, em meio ao aumento dos custos de operação de uma fuselagem de 45 anos, o antigo avião, que operou pela Cathay Pacific, chegou ao fim de sua vida útil em testes. Provavelmente, a aeronave será transferida de sua base no Aeroporto Internacional de Tucson, no Arizona (EUA), para o vizinho Aeroparque “Pinal County”, um campo de estoque de aeronaves comerciais.
A Rolls-Royce não anunciou publicamente um avião “sucessor”, e planos anteriores para converter um B.747-400 para plataforma de testes tenham sido arquivados em 2022. [EL] – c/ fonte
