Textron celebra 70 anos do Cessna 182 Skylane – de desempenho comprovado, em 22.09.25
No dia 22, a Textron Aviation divulgou a celebração neste mês de 70 anos do Cessna Skylane (C182), monomotor a pistão reconhecido por seu desempenho impressionante e durabilidade robusta, e uma escolha confiável de aviadores em todo o mundo. Oferecendo um equilíbrio entre velocidade, facilidade de manutenção e alcance, a aeronave monomotora de alto desempenho comemora 70 anos de vôo neste mês.
“O Skylane foi projetado para durar”, disse Chris Crow, vice-presidente de vendas de pistões e utilitários. “Com aviônicos modernos e um design comprovado, o 182 combina as mais recentes inovações com um legado de confiabilidade”, completou Crow.
Decolando pela primeira vez em setembro de 1955, o Cessna 182, mais tarde designado como Skylane, continua popular entre entusiastas e profissionais da aviação. Embora tenha havido diversas variantes da aeronave desde que entrou em serviço, o modelo continua sendo usado regularmente por operadores particulares, organizações de cadetes e programas de treinamento em todo o mundo. Com mais de 23.000 unidades entregues, o Skylane conquistou uma reputação de confiabilidade e adaptabilidade.
Originalmente desenvolvido devido à demanda do mercado por uma variante com trem de pouso triciclo do Cessna 180, o Skylane reforça a dedicação de longa data da Textron Aviation ao feedback dos clientes. Esse compromisso continua até hoje nos recursos modernos adicionados à aeronave no ano passado, incluindo conectores elétricos para fones de ouvido, painéis de instrumentos pretos e assentos aprimorados para maior conforto e durabilidade.
A Textron promove que o Cessna Skylane é um avião monomotor de alto desempenho – velocidade de cruzeiro máxima de 145 KTAS (versão aspirada) e de 165 KTAS (versão turbo) -, reconhecido por sua confiabilidade e versatilidade. Equipado com um motor Lycoming, de seis cilindros – IO-540-AB1A5, de 230 HP (versão aspirada) e TIO-540-AK1A, de 235 HP (versão turbo) – com hélice McCauley tripá metálica de velocidade constante, o avião proporciona subidas suaves e velocidades de cruzeiro impressionantes, tornando-se a escolha ideal para viagens cross-country. O Skylane foi projetado para percorrer longas distâncias com um alcance máximo de 915 MN e uma carga útil de 1.110 lb. (503 kg) da versão aspirada e de 971 MN e uma carga-útil de 998 lb. (453 kg) da versão turbo. Desde que voou pela primeira vez, em 1955, o avião tem sido celebrado por sua curta distâncias de decolagem de 461 m. com corrida de pista de 242 m. e de pouso de 411 m., da versão aspirada, de decolagem de 422 m. com corrida de pista de 236 m. e de pouso de 411 m., da versão turbo, e também por robusta carga útil – de 1.110 lb. (503 kg) da versão aspirada e de 998 lb. (453 kg) da versão turbo. O Skylane tem Peso Vazio Básico de 2.000 lb. (907 kg), MTOW de 3.100 lb. (1.406 kg) e MLW de 2.950 lb. (1.338 kg), e carga-paga máxima de 950 lb. (431 kg) e carga-paga com abastecimento completo de 588 lb. (267 kg); Skylane Turbo tem Peso Vazio Básico de 2.114 lb. (959 kg), MTOW de 3.100 lb. (1.406 kg) e MLW de 2.950 lb. (1.338 kg), e carga-paga máxima de 836 lb. (379 kg) e carga-paga com abastecimento completo de 476 lb. (216 kg), ie, – 114 lb. ou 52 kg (do maior peso vazio). A capacidade de abastecimento (comb. utilizável) é de 522 lb. (237 kg), correspondente a 87 galões (329 litros). O teto de serviço é 18.500 pés na versão aspirada e de 20.000 pés na versão turbo.
O Skylane é equipado com o avançado conjunto de aviônicos Garmin G1000NXi, proporcionando uma interface de cockpit aprimorada com gráficos aprimorados, hardware mais rápido e conectividade sem fio. [EL]
Especificações:
https://cessna.txtav.com/en/piston/cessna-skylane#_model-specs
https://cessna.txtav.com/en/piston/cessna-turbo-skylane#_model-specs
