Gogo Aviation anuncia STC pela EASA de instalação de retrofit de sistema de conectividade por satélite de alta velocidade com a antena Gogo Galileo HDX em aeronaves Bombardier Global, em 23.09.25
Em nota no dia 22, a Gogo Aviation anunciou que a suíça QCM Design recebeu a aprovação da EASA para um Certificado Tipo Suplementar (STC) dando suporte à instalação de retrofit com sistema de conectividade por satélite de alta velocidade com a antena Gogo Galileo HDX em aeronaves Bombardier Global séries 5000 e 6000.
O STC, desenvolvido em colaboração com a ACC Columbia Jet Service, da Alemanha, abrange os modelos Bombardier BD700-1A10 (Global Express, Global XRS, Global 6000 e Global 6500) e BD700-1A11 (Global 5000 e Global 5500).
Como parte do processo do STC, a ACC Columbia concluiu a primeira instalação do sistema em um Bombardier Global 5000 operado pela Skyside, empresa austríaca de fretamento e gestão de aeronaves.
Os clientes agora podem encomendar a instalação para seus jatos executivos Bombardier Global da ACC Columbia Jet Service em suas instalações nos aeroportos de Hanover e Colônia/Bonn, na Alemanha.
O desenvolvimento do STC baseou-se no relacionamento existente da ACC Columbia com a Gogo.
A ACC Columbia foi a primeira organização de MRO européia a instalar o terminal de montagem em cauda de banda Ku simples da Gogo Plane em um Bombardier Global Express na Europa.
“Estamos extremamente orgulhosos de confirmar este STC e ansiosos para trabalhar com os clientes da Gogo que buscam atualizar seus serviços de conectividade existentes ou dar o primeiro passo para otimizar esta nova tecnologia inovadora”, afirmou Christian Schusser, CEO da QCM Design. “A ESA [Electronically Steered Antenna – antena eletronicamente direcionada] compacta e a simplicidade da instalação do hardware contrastam com o poder de sua conectividade. Sabemos que os proprietários de aeronaves da série Global apreciarão serviços de banda larga de alta velocidade confiáveis e consistentes para mantê-los continuamente produtivos e entretidos enquanto viajam”, completou Schusser.
Os passageiros da Skyside agora se beneficiam de conectividade global, ininterrupta, de alta velocidade e consistente por meio da rede de satélites Eutelsat OneWeb LEO. O terminal, desenvolvido especificamente para a aviação executiva, permite navegação na web, videoconferência, streaming, e-mail e muito mais.
A aeronave Bombardier Global 5000 operado pela Skyside foi modificada com a plataforma Gogo AVANCE SCS no verão (europeu) de 2024 e, com a adição da antena Gogo Galileo HDX, os passageiros agora desfrutarão de uma experiência digital semelhante à terrestre no ar.
“O Gogo Galileo, combinado com o Gogo Vision 360 já ativado como parte do pacote AVANCE SCS instalado, fornecerá aos clientes da Skyside conectividade líder de mercado e fornecimento de IFE”, afirmou Dave Falberg, vice-presidente sênior de vendas – EMEA APAC da Gogo. “A adição do sistema HDX garantirá que os passageiros da Skyside possam se manter produtivos, entretidos e relaxados durante o vôo. Os passageiros esperam que a conectividade funcione sempre, e é por isso que o serviço conta com suporte global 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano, monitoramento de segurança cibernética e outros serviços de valor agregado. Isso aprimora o valor do serviço para a Skyside e, consequentemente, a experiência do passageiro”, completou Falberg.
A QCM Design espera a aprovação de outros órgãos reguladores, incluindo a FAA (EUA) e a TCCA – Transport Canada Civil Aviation (autoridade de transporte-aviação civil canadense), após a aprovação inicial da EASA. [EL]
