Butler Avionics anuncia STC de suíte aviônica Garmin G700TXi no Learjet 35/36 Series e de sistema TAWS-A no Learjet 35/36 com navegadores Garmin GTN750/750Xi, em 26.09.25


Em nota no dia 28 de agosto, a Butler National Corporation, controladora da organização de manutenção aeronáutica do Kansas (EUA) Butler Avionics, anunciou o recebimento da aprovação do Certificado Tipo Suplementar (STC) FAA para a instalação de suíte aviônica com sistema de exibição de informação de vôo em digital – do tipo Flight Display SystemGlass Cockpit – Garmin G700TXi nos aviões Learjet modelos 35 e 36 – 35/35A e C-21A/36/36A – com sistemas de piloto-automático FC-530 ou 535.

A Butler Avionics, de New Century, no Kansas (EUA), presta serviços de integração, instalação e reparo de aviônicos. A Butler Avionics trabalha com sua controladora, a Butler National Corporation, e sua afiliada Avcon Industries, Inc. para fornecer soluções aviônicas personalizadas e regulatórias para aeronaves executivas, de transporte aéreo e de aviação geral. A Butler Avionics é uma oficina de reparos credenciada pela FAA.

A aprovação pela FAA do STC n° ST02036WI permite a instalação da suíte aviônica Garmin G700TXi nas aeronaves Learjet modelo 35/35A(C-21A)/36/36A com piloto automático FC-530/FC-535. A substituição do tradicional “pacote” de seis instrumentos de vôo – indicador de velocidade, altímetro, ADI (incluindo VG), HSI (incluindo DG), indicador de velocidade vertical/RA e RMI – pela tela de informação de de vôo da suíte Garmin G700TXi e sensores de atitude, direção e dados de atmosfera associados melhora significativamente a consciência situacional e as operações nas aeronaves Learjet das séries 35 e 36.

Christopher Reedy, presidente e CEO da Butler National Corporation, afirmou: “A equipe nacional da Butler dedicou muito tempo e esforço a esta atualização do painel de telas do Learjet, e o resultado é extremamente positivo. As telas oferecem uma percepção situacional extremamente aprimorada para o piloto. A interface do piloto-automático para operações RNAV é integrada, intuitiva e reduz a carga de trabalho tradicional da aviônica, aprimorando a interface do piloto. Acima de tudo, como piloto, aprecio muito a apresentação clara e bem organizada das informações nas telas  da Garmin G700TXi. Embora o esforço tenha sido significativo, o resultado é extremamente satisfatório, com o painel de instrumentos limpo e fácil de usar”. Reedy acrescentou: “A Butler National, por meio de sua subsidiária Butler Avionics, Inc., planeja disponibilizar o pacote STC para revendedores Garmin em todo o mundo para instalação em campo. Agradecemos imensamente a assistência da Garmin na obtenção do STC. O STC se aplica às séries Learjet modelo 35/36 com os pilotos-automáticos FC-530. A Butler está agora avançando com a aplicação do G700TXi para os modelos Learjet 35/36 com os pilotos automáticos FC-200”.

Carl Wolf, vice-presidente de vendas e marketing de aviação, da Garmin, comentou: “Nosso sistema de informação de vôo TXi [com tecnologia touchscreen] tem sido incrivelmente popular e estamos entusiasmados em ter o G700TXi nas aeronaves das séries Learjet modelo 35/36. As certificações PART-25 não são uma tarefa simples, e os esforços para obter a Certificação Tipo Suplementar e fornecer esta atualização aos nossos clientes em comum são apreciados por toda a equipe Garmin”.

No dia 22 (set.), a Butler Avionics anunciou a aprovação do Certificado Tipo Suplementar (STC) pela EASA (nº 10088109) para o sistema TAWS (Terrain Awareness and Warning System, ou Sistema de Alerta e Conscientização de Terreno) Classe A  para aeronaves Learjet modelos 35/35A/36/36A equipadas com navegadores Garmin GTN750/750Xi.

O STC/EASA nº 10088109 se junta ao STC pela FAA – ST04538CH da FAA.

O sistema TAWS Classe A (TAWS-A) apresenta três funções principais de alerta:
1 – Função de Prevenção de Terreno com Visão Frontal (FLTA – Forward-Looking Terrain-Avoidance), que inclui:
(i) Redução da distância necessária ao solo; e,
(ii) Impacto iminente no terreno;
2 – Função de Alerta de Descida Prematura (PDA – Premature Descent Alert); e,
3 – funções básica de sistema GPWS (Ground Proximity Warning System – Sistema de Alerta de Proximidade do Solo).

“O Garmin TAWS-A funciona perfeitamente com os navegadores GTN, e a atualização do TAWS-A é uma solução econômica e ideal para Learjet”, comentou Patrick Hupp, gerente de aviônicos da Butler Avionics. “Estamos recebendo muitas perguntas sobre o TAWS-A e temos o prazer de oferecer aos operadores de Learjet em todo o mundo uma alternativa de qualidade com aprovação STC da EASA e da FAA. Os operadores podem adquirir a atualização para o TAWS Classe A com aprovação STC diretamente da Butler Avionics ou por meio de sua unidade de aviônica licenciada local. Continuamos focados em soluções globais para atender aos requisitos regulatórios. Também esperamos anunciar a aprovação EASA para extintores de incêndio sem halon em um futuro muito próximo”, acrescentou Hupp. [EL]