Gulfstream introduz o novo supermédio G300, para compor uma família de jatos executivos de nova geração, em 30.09.25

No dia 30, a Gulfstream Aerospace Corp. anunciou o novíssimo Gulfstream G300, de porte supermédio, como a mais recente aeronave a se juntar a sua frota de aeronaves de nova geração. O G300 substituirá o G280.
O G300 contará com as exclusivas janelas ovais panorâmicas Gulfstream, além da novíssima plataforma de vôo Harmony Flight Deck, que inclui aviônicos de última geração para aprimorar a segurança e a eficiência operacional.
A Gulfstream anunciou o G300 em seu evento exclusivo para clientes, Discover the Difference (Descubra a diferença), em Savannah, na Georgia. sede da fabricante.
Durante o evento, o presidente da Gulfstream, Mark Burns, revelou uma maquete em escala real do G300 e mostrou fotos da primeira aeronave em produção.
“Impulsionada por uma década de investimentos e nossa abordagem voltada para o futuro, a frota de nova geração da Gulfstream oferece aos nossos clientes a família de aeronaves mais inovadora”, disse Mark Burns, presidente da Gulfstream. “Sabemos a importância do segmento de cabine supermédia para nossos clientes, por isso, com base no bem-sucedido programa G280, o G300 reenergizará a categoria com sua tecnologia avançada e melhorias de segurança, além do lendário conforto e estilo de um Gulfstream”, completou Burns.Com uma combinação ideal de tamanho, aviônicos avançados e design aerodinâmico, o G300 está preparado para vôos rápidos e eficientes com seus motores Honeywell de alto empuxo – l HTF-7250G, com 7.624 lbf. de empuxo configurado na decolagem -, juntamente com asa limpa e curva, com winglets, da Gulfstream para auxiliar na eficiência de combustível.
Com a cabine mais longa da sua classe e duas áreas de estar, o G300 acomodará até 10 passageiros.
O G300 combina alcance transatlântico com agilidade em pistas curtas, cobrindo 3.600 MN (6.667 km) a MACH 0,80, ou 3.000 MN (5.556 km) a MACH 0,84.
A aeronave apresenta uma altitude máxima de cruzeiro de 45.000 pés (13.716 m.) e a mais baixa altitude de cabine de sua classe de 4.800 pés (1.463 m.), voando a 41.000 pés (12.497 m.).
A plataforma de vôo Harmony Flight Deck (baseada na plataforma Honeywell Epic 2) inclui seis telas sensíveis ao toque, combinadas com inteligência de fase de vôo, trazendo tecnologia intuitiva aos pilotos. Uma tela de informação de vôo primária com visão sintética (Synthetic Vision-Primary Flight Display) exibirá pistas e terreno em imagens 3D para aumentar a consciência situacional do piloto, e o premiado sistema Predictive Landing Performance System (sistema de performance de pouso preditivo), da Gulfstream, exibirá dinamicamente o ponto de parada na pista em tempo real.
O G300 terá cabine com 100% de ar fresco, um sistema de purificação de ar por ionização de plasma e 10 janelas ovais panorâmicas Gulfstream.
“O programa G300 está progredindo muito e a visão para esta aeronave está a caminho de se tornar realidade para nossos clientes, que buscam uma aeronave que supere suas expectativas na classe supermédio”, disse Burns.
A Gulfstream já realizou quase 22.000 horas de testes em seus laboratórios de última geração, que incluem uma Instalação de Testes de Integração (ITF – Integration Test Facility) com capacidade para a plataforma de testes de sistemas integrada Iron Bird. A instalação concluiu seu “primeiro vôo” no mês passado. Também realizou quase 2.000 horas de testes em solo com a primeira aeronave, além de iniciar a fabricação de duas aeronaves de teste adicionais.
As especificações técnicas:
1 – dimensionais:
– comprimento externo = 20,90 m.
– altura – 6,50 m.
– envergadura (de asa) = 19,20 m.
– cabine – comprimento total = 10,36 m. (34 pés)
– cabine – comprimento interior (excluindo bagageiro) = 8,41 m. (27 pés e 7 pol.)
– cabine – largura acabada = 2,11 m.
– cabine – altura acabada = 1,85 m.
– cabine – volume = 28,46 m³
– bagageiro – compartimento = 3,40 m³
2 – pesos:
– BOW (peso básico operacional – com dois pilotos) = 24.380 lb. (11.059 kg)
– MTOW = 39.750 lb. (18.030 kg)
– MLW = 32.700 lb. (14.832 kg)
– MZW = 28.200 lb. (12.791 kg)
– combustível máximo = 14.620 lb.(6.632 kg)
– carga-paga (payload) máx. = 3.820 lb. (1.733 kg)
– carga-paga (payload) com abastecimento completo = 900 lb. (408 kg)
3 – desempenho:
– alcance máximo (com reserva regra NBAA-IFR, com 4 pax. e dois pilotos), a MACH 0,80 (velocidade de cruzeiro de longo alcance) = 3.600 MN (6.667 km)
– alcance máximo (com reserva regra NBAA-IFR, com 4 pax. e dois pilotos), a MACH 0,84 (velocidade de cruzeiro de alta velocidade) = 3.000 MN (5.556 km)
– MMO (Maximum Operating MACH number) = M0.85
– distância de decolagem (MSL, cond. ISA, no MTOW) = 1.457 m. (4.780 pés)
– altitude de cruzeiro inicial = 43.000 pés (13.106 m.)
– altitude de cruzeiro máxima = 45.000 pés (13.716 m.)
Gulfstream G300:
https://www.gulfstream.com/en/aircraft/gulfstream-g300/
Em post no dia 30, Chad Trautvetter, editor da plataforma online da AIN, repercutiu o lançamento do G300, um modelo de jato supermédio sucessor do G280, “há muito tempo esperado”, avaliado em US$ 28,9 milhões.
Trautvetter destacou que, durante o evento, o presidente da Gulfstream, Mark Burns, revelou uma maquete em escala real do G300 e mostrou fotos da primeira aeronave em produção em Tel Aviv (Israel), base da Israel Aerospace Industries (IAI), fabricante sob licença da Gulfstream, que foi responsável pela produção do G280.
Trautvetter observou que a Gulfstream não forneceu uma estimativa para a entrada em serviço, mas fontes do setor apontam para o primeiro semestre de 2028 para o início das entregas.
Trautvetter citou que, além das mudanças estruturais da fuselagem necessárias para acomodar as janelas maiores da cabine, a troca da aviônica – da plataforma Collins Pro Line Fusion do G280 para uma nova plataforma Epic da Honeywell – representa maior trabalho à certificação do G300. [EL]