DECEA inicia projetos de reestruturação do espaço aéreo nas TMA-RJ e TMA-BH, em 10.10.25


Em nota no dia 07, o DECEA divulgou que realizou, nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, as reuniões de kick-off dos Projetos de Concepção de Espaço Aéreo das Áreas de Controle Terminal (TMA) do Rio de Janeiro (SBWJ) e de Belo Horizonte (SBWH).

O evento ocorreu no Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), no Rio de Janeiro, e reuniu representantes do DECEA, ICA, NAV Brasil, ABAG, LATAM Linhas Aéreas, Azul Linhas Aéreas, entre outras organizações do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

Os projetos têm por objetivo modernizar o espaço aéreo, aumentar a eficiência operacional e reduzir o consumo de combustível e as emissões de CO₂, alinhando-se às diretrizes da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI). As entregas estão previstas para novembro de 2026 (TMA-BH) e junho de 2027 (TMA-RJ).

Durante os encontros, foram apresentadas as premissas técnicas, etapas de planejamento e principais desafios, como ruído aeronáutico, complexidade do tráfego e atualização dos procedimentos. Também foram discutidas novas especificações de navegação, como o uso do RNP-2 em aerovias, a aplicação do uso flexível do espaço aéreo (FUA) e alternativas de contingência baseadas na MON – Minimum Operational Network (rede operacional mínima), conforme o PCA (Plano de Concepção Operacional) 100-5 – de “Plano de Implementação da Rede Operacional Mínima (MON) em resposta à falha do GNSS”.

As cias. aéreas sugeriram ajustes para aprimorar os perfis de subida e descida contínua (CCO/CDO), otimizar restrições de velocidade e reduzir distâncias percorridas, buscando maior eficiência e segurança operacional.

Segundo o coordenador dos projetos, tenente-coronel especialista em controle de tráfego aéreo Sergio Kebach Martins, as iniciativas reforçam o compromisso do Brasil com os objetivos da LTAG – Long-Term Aspirational Goal (meta aspiracional de longo prazo) da OACI. “Ao reduzir milhas voadas e otimizar trajetórias, o DECEA contribui para a mitigação das emissões e a eficiência global do sistema”, destacou o tenente-coronel Kebach.

O gerente do projeto da TMA-RJ capitão especialista em controle de tráfego aéreo Marcio dos Santos da Silva, ressaltou que a reestruturação busca atender às expectativas das partes interessadas, manter a segurança operacional e minimizar o impacto do ruído aeronáutico.

A iniciativa integra um conjunto de projetos conduzidos pelo DECEA, como o ECO Norte e o Viracopos, que visam modernizar o espaço aéreo brasileiro e promover operações mais sustentáveis.