Monomotor EMBRAER “Corisco” pousa forçado após pane de motor em rota, voando na Paraíba, em 13.10.25

No dia 27 (set.), o monomotor a pistão EMBRAER/NEIVA EMB-711C de matrícula PT-NON, do transporte privado, com 4 ocupantes, sofreu acidente, em pouso forçado na localidade de Alagoa Grande (Paraíba), após pane de motor em rota, voando de Sousa para João Pessoa, na Paraíba.
A ocorrência está listada no Painel SIPAER, do CENIPA, como acidente do tipo “Falha ou mau funcionamento de motor” (SCF), fora de aeródromo (FAER). O acidente foi registrado no horário de 14:00Z (11:00LT) do dia 27 de setembro (sábado).
Conforme a súmula factual preliminar, o avião decolou do aeródromo de Sousa/PB (SNQD), com destino no aeródromo Clube Estância Ouro Verde (SNWE), em Santa Rita, região metropolitana de João Pessoa (PB), em um vôo de realizar um vôo privado, com quatro ocupantes, sendo três passageiros e um piloto a bordo. Durante o vôo, o avião apresentou perda de potência. Após a execução dos procedimentos previstos, foi realizado um pouso em campo não-preparado, na Fazenda São José, no município de Alagoa Grande (PB). O avião teve danos substanciais, os quatro ocupantes saíram ilesos. Não houve danos a terceiros.
A aeronave foi liberada no tocante à investigação aeronáutica (pelo CENIPA). Os trabalhos relativos à ocorrência estão em andamento. Quando concluída a investigação, o Relatório Final será publicado no site do CENIPA.
O avião envolvido na ocorrência é o monomotor EMBRAER/NEIVA EMB-711C “Corisco” aspirado (P28R) de matrícula PT-NON, registro de produção sn 711176 e ano de fabricação 1977.
O avião era registrado na categoria de transporte/serviço aéreo privado (TPP), com proprietário Pessoa Jurídica (holding de instituição não-financeira) e operador Pessoa Física, em arrendamento operacional, com último registro de compra/transferência em setembro de 2024. O avião era aprovado com assentos (4) assentos, para até três (3) passageiros e um piloto (Tripulação Mínima prevista na Certificação), com MTOW de 1.202 kg, para operação IFR diurna/noturna. O avião tinha Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) com validade até julho de 2026. O avião estava em situação normal perante o RAB.
O EMBRAER/NEIVA EMB-711C “Corisco” é o modelo Piper PA-28R-201 Arrow III, com motorização Lycoming IO-360-C1C6, de 4 cilindros e 200 HP, fabricado no Brasil sob licença da Piper Aircraft.
O aeródromo (privado) Clube Estância Ouro Verde (SNWE), em Santa Rita, região metropolitana de João Pessoa/PB, dista 199 MN do aeródromo de Souza/PB (SNQD), em altitude de 745 pés (com pista 15/33 de 30 x 1.203 m., com cabeceira 15 deslocada 128 m.).
A localidade de Alagoa Grande está em rota, com ligeiro desvio deslocado de 5,44 MN na passagem em través no vôo (direto) Souza/PB (SNQD)-Clube Estância Ouro Verde (SNWE). Alagoa Grande dista 156 MN do aeródromo de Souza (SNQD) e a 43 MN do aeródromo Clube Estância Ouro Verde (SNWE), Santa Rita (ainda fora da Terminal Recife); Alagoa Grande dista 21 MN a NE de Campina Grande (SBKG), em altitude de 1.647 pés, livrando a Serra do Paquevira, no “Brejo Paraibano”.
Ao momento do horário registrado do acidente, o tempo nos aeroportos de Campina Grande (21 MN a SW de Alagoa Grande) e de João Pessoa/SBJP (a 41 MN a W-NW de Alagoa Grande) era muito bom, com visibilidade “ilimitada” (10 km ou superior) – com poucas nuvens com base a 2.800 pés (4.450 pés MSL) e temperatura de 27°C em Campina Grande:
METAR SBKG 271300Z 14014KT 9999 SCT026 26/15 Q1020=
METAR SBJP 271300Z 13016KT 110V170 9999 BKN020 28/19 Q1018=
METAR SBKG 271400Z 15013KT 9999 FEW028 27/15 Q1019=
METAR SBJP 271400Z 14017KT 110V170 9999 BKN020 28/18 Q1017=
METAR SBKG 271500Z 14012G22KT 100V170 9999 SCT028 28/16 Q1018=
METAR SBJP 271500Z 14016KT 9999 BKN020 29/17 Q1016=
Ao portal de notícias g1, para matéria no dia 27, a Secretaria de Comunicação (SECOM) de João Pessoa divulgou que estavam a bordo do avião o prefeito Cícero Lucena e os assessores Kauê Braga e Dudu Lins, e o piloto Carlos Duarte, todos passando bem. O prefeito Cícero Lucena cumpria agenda no interior do Estado, como parte das articulações de sua pré-candidatura ao Governo da Paraíba nas eleições de 2026.
Após o pouso de emergência, o grupo seguiu por uma área de mata utilizando um trator para se deslocar com segurança até uma via principal.
De acordo com o secretário de comunicação da prefeitura de João Pessoa, Janildo Silva, o avião apresentou uma pane técnica durante o vôo, que levou à ação rápida do piloto para garantir a segurança de todos a bordo. “Eles estavam retornando para João Pessoa e nesse momento estão em deslocamento pela zona rural, então pegaram um trator, uma carona em um trator, inclusive. A gente imagina que dentro de uma hora e meia, mais ou menos, eles devem pegar os carros que estão aguardando eles e voltar para João Pessoa”, explicou Janildo Silva à Rede Paraíba de Comunicação.
“Acabamos de passar por um grande susto. Estava retornando de Sousa, em um avião, e de repente foi perdendo potência o avião. Não tínhamos alternativa de pouso próximo e nem deu tempo para isso. Na Fazenda São José nós encontramos um espaço que estava sendo cortado o capim para a silagem e deu para que a gente pousasse com todos em paz, com saúde, ninguém ferido, só danos materiais do avião, trem de pouso, quebrou a asa, mas Deus é grande e estamos aqui mais uma vez a agradecer a ele e a todos que estão rezando e orando por a gente”, disse Cícero Lucena, em vídeo gravado após o pouso.
Registro Janildo Silva/SECOM-JP (via g1)
Ao g1, o piloto da aeronave, Carlos Duarte, disse que o avião apresentou perda de potência e ele precisou tomar uma decisão rápida para o pouso. “Eu tive cerca de 3 a 4 minutos para tomar essa decisão e optei por fazer uma aterragem sem potência. Fiz isso conforme todas as orientações do manual da fabricante da aeronave, seguindo os checklists previstos para este tipo de pouso. Encontrei uma área com vegetação rasteira, fiz o pouso com sucesso, sem ferimentos em nenhuma pessoa dentro do avião. Tivemos apenas avarias no trem de pouso e na asa direita da aeronave”.