Especialista americana Duncan Aviation adiciona Cessna Citation Jet CJ1 em STC pela FAA para plataforma de vôo com solução de aviônica totalmente integrada Garmin – com ‘pacote’ básico G600 TXi/GTN-750Xi/TXi EIS/GFC-600/GMA-350, em 15.10.25


Em nota no dia 07, a especialista de manutenção e retrofit de aeronaves executivas americana (do Nebraska) Duncan Aviation anunciou que proprietários/operadores de jatos executivos Cessna Citation Jet CJ1 agora podem atualizar plataforma de vôo com solução de aviônica totalmente integrada Garmin. A solução integrada ofertada pela Duncan inclui duas telas de informação de vôo G600 TXi – de 10,6 polegadas (26,92 cm) ou 12 pol. (30,48 cm) -, dois navegadores GTN-750Xi (se ainda não estiverem instalados), uma tela de indicação de parâmetros de motor TXi EIS de 7 polegadas (17,78 cm) com orientação vertical, piloto-automático GFC-600, um painel de áudio GMA-350 e instrumentos (ADI) de reserva (back-up) GI-275.
A variante Citation Jet CJ1 foi adicionada recentemente ao Certificado Tipo Suplementar (STC) – na lista de modelos aprovados – AML/STC, junto do ‘pacote’ de instalação já aprovado para o Cessna Citation CJ2.

As equipes experientes da unidade “satélite” da Duncan Aviation em St. Paul (no Minnesota) instalaram a atualização de modernização completa Garmin em modelo monomotor turboélice Pilatus PC-12, enquanto na unidade satélite de Denver (no Colorado) foram executadas instalações de plataformas de vôo diversas aeronaves, incluindo jatos Cessna CJ2, bimotores King Air 90 e 200 e duas aeronaves da própria Duncan: um Cessna Citation Excel 560XLS e um Pilatus PC-12.

O comandante da Corporate Jet (unidade de jatos executivos da Duncan Aviaton), Michael Kussatz, acredita que plataforma de vôo oferece grandes vantagens. “Uma delas é o piloto-automático digital GFC-600, acoplado ao [navegador] Garmin GTN Xi. Eles oferecem descidas com navegação vertical (VNAV), arremetidas totalmente acopladas e a Proteção Eletrônica de Estabilidade [ESP – Electronic Stability Protection] da Garmin, que atua em segundo plano para colocar a aeronave de volta a uma altitude segura durante o vôo manual”, afirma o comandante Kussatz. “Ele [conjunto PA+navegador] pode realizar uma variedade de aproximações e órbitas, criar órbitas personalizadas e inclui o Modo de Descida de Emergência [EDM – Emergency Descent Mode] para descer automaticamente em caso de despressurização da cabine”, completa o cmte. Kussatz. Outro recurso da plataforma que o cmte. Kussatz acredita que aumenta a segurança de todos na aeronave é o radar meteorológico GWX-8000 StormOptix, da Garmon, com modo automático, que também é incluso no ‘pacote’ de instalação do STC. “O modo automático permite a operação sem as mãos, e a supressão aprimorada de interferência de solo proporciona uma visão mais clara das condições meteorológicas. Você também pode adicionar o sistema de gerenciamento de aeronaves conectado PlaneSync, que automatiza as atualizações do banco de dados, registra dados de vôo/motor e permite verificações remotas de estados [condições] por meio do aplicativo Garmin Pilot”, complela o cmte. Kussatz.

Nate Klenke, gerente de vendas de complementos/modificações da Duncan Aviation, também está impressionado com a excelente percepção situacional que esta atualização da Garmin oferece. “Ela monitora a meteorologia, o tráfego e a posição com precisão. Seu piloto-automático eficiente funciona perfeitamente sob alta carga de trabalho, ao mesmo tempo em que protege a aeronave em vôo manual”, afirma Klenke. “Com nosso relacionamento próximo com a Garmin e a expertise de nossas equipes de satélites e MRO, somos capazes de entregar essas atualizações com eficiência e confiabilidade”, completa Klenke.

A Duncan Aviation prevê que as instalações suíte aviônica de modernização totalmente Garmin levarão cerca de oito semanas. Os serviços poderão ser executados nas unidades primárias de Duncan em Battle Creek, no Michigan, em Lincoln, no Nebraska, e um Provo,  no Utah, ou nas várias das instalações Satélite, incluindo as de Denver, no Colorado, em Atlanta, na Georgia, em St. Paul, no Minnesota. [EL]