CEO da EMBRAER vê “espaço para 3 ou 4 empresas” onde Boeing e Airbus dominam e afirma que há potencial para novos competidores na produção de aviões de fuselagem larga, em 14.10.25
Fonte: Agência O Globo/InfoMoney – 12/10/2025
O CEO da EMBRAER Francisco Gomes Neto afirmou que o aumento da demanda por aeronaves comerciais pode abrir espaço para outras empresas-fabricantes, desafiando a liderança da francesa Airbus e da americana Boeing no segmento chamado de widebody, aviões de fuselagem larga (e corredor duplo).
“Quando olho as projeções para os próximos 20 anos, vemos uma oportunidade para 40 mil aeronaves nesse segmento. É muita coisa. Acho que há espaço para mais de dois fabricantes, certo? Talvez três ou quatro”, Gomes Neto disse.
As declarações foram realizadas por Gomes Neto em entrevista ao jornal inglês Financial Times, na sede da EMBRAER em São José dos Campos, no Vale do Paraíba.
Gomes Neto afirmou que a EMBRAER estuda opções para a próxima geração de jatos comerciais e executivos, mas afirmou que uma decisão só deve ocorrer na próxima década, já que a prioridade atual é vender os modelos existentes.
Gomes Neto afirmou ainda que alguns clientes da EMBRAER “dizem que gostariam de ter mais opções”, mas ponderou que há uma “grande distância entre dizer algo e comprar”.
Gomes Neto afirmou que busca expandir as vendas externas de produtos militares, como o KC-390, e persegue novas oportunidades para os jatos civis, como a Índia. Gomes Neto disse ainda que a EMBRAER trabalha em planos para montar o modelo militar (KC-390) no EUA, como parte de um projeto de vencer a licitação da USAF (Força Aérea americana), que defende a produção dos aparelhos militares em território americano.
Sobre o EVE, subsidiária da EMBRAER, Gomes Neto disse que espera a operação comercial até o fim de 2027. A fabricante dos chamados eVTOL é uma das principais apostas de crescimento da EMBRAER.
